Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 3 de abril de 2012

Hotéis são criados para se destacarem do entorno

Ao contrário das construções residenciais e comerciais, cujos projetos arquitetônicos prezam pela harmonia com seu entorno, os empreendimentos do setor hoteleiro são pensados para serem destaque na região onde está inserido

1. De todos os ângulos, o Ravena e.Suítes possui vista para as estonteantes paisagens do local, uma característica preservada pela arquitetura, que quis comungar com a natureza; 2. Embora tenha modificado o contexto do local, onde antes havia um sítio familiar, as arquitetas Roziane Faleiro e Patrícia Guerra buscaram soluções arquitetônicas que fizeram o hotel se destacar, sem agredir; 3. O empreendimento executado pela Faleiro Guerra Arquitetura acolheu e foi acolhido pela comunidade local, que conta com um espaço para reuniões, trabalhos de reciclagem, entre outros (Fotos: Divulgação)
Em tempos de aquecimento do setor hoteleiro, nas quais novos empreendimentos são lançados a cada momento, cabe aos arquitetos o desafio de elaborar projetos diferenciados. Ou seja, é necessário pensar em hotéis que se destaquem dos já existentes e, não somente isso, que se destaquem no cenário onde estão inseridos. "É importante que o empreendimento se destaque, de forma que possa se tornar um ícone no local, um incentivo ao uso e convívio", opinam as arquitetas Roziane Faleiro e Patrícia Guerra, da Faleiro Guerra Arquitetura.
As profissionais sabem bem o que dizem, pois coube a elas executar o projeto do Hotel Ravena e.Suítes, que está sendo construído no município de mesmo nome. Só que ali, Roziane e Patrícia tiveram um desafio a mais: projetar um empreendimento que se destacasse, assim como devem ser os hotéis, mas sem destoar em demasia do seu entorno, uma belíssima paisagem natural. "No local havia um sítio de uma família. O terreno era dividido em três níveis, ocupados por construções que atendiam as necessidades dos proprietários e por um lago. Emoldurando o sítio, um belo paisagismo", relembram as arquitetas que tiveram que idealizar o hotel sem que essa característica original, de contato com a natureza, se perdesse. "Por isso, além de utilizar materiais típicos de Minas, propusemos uma integração total com o entorno. A arquitetura procura desfrutar ao máximo da paisagem existente. Em cada construção, desde às acomodações ao restaurante, pode-se contemplar a natureza", explicam.
Outro cuidado que as profissionais tiveram, foi o de fazer com que a comunidade local acolhesse o hotel e se sentisse acolhida por ele. "Existe no hotel um espaço destinado a receber e preparar a mão de obra local, de forma a torná-la parte do empreendimento e, de certa forma, responsável pela longevidade das atividades propostas. Inclusive, o hotel destina uma área denominada 'Espaço da Comunidade', na qual os moradores poderão realizar reuniões, fazer reciclagem de materiais e até vender alguns produtos", enumeram as arquitetas.
O projeto do Ravena e.Suítes é um exemplo de que, embora os hotéis tenham a vocação de se destacar, não existe uma receita. Cada um tem suas prioridades e, nesse caso, a prioridade era se diferenciar sem agredir a natureza local. "Para hotéis, não existe uma fórmula básica de ponto de partida, como num edifício, por exemplo. Ao mesmo tempo em que temos que ter a preocupação de projetar um espaço comercialmente viável, é importante que haja alguma surpresa naquele contexto. Precisamos nos colocar no lugar do outro", encerram.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: