Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Charles Chpalin: o maior artista cinematográfico de todos os tempos

Charles Chpalin como "O Vagabundo" (Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira, 16, 123º aniversário de nascimento de Sir Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charles Chaplin. Inglês de Londres, nasceu em 16 de abril de 1889. Faleceu em Corsier-sur-Vevey, na Suíça, em 25 de dezembro de 1977. Ele foi um ator, diretor, escritor, músico, produtor e roteirista. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. É bastante conhecido pelos seus filmes "O Garoto" (1921), "Em Busca do Ouro" (1925) - considerado por ele seu melhor filme, "O Circo" (1928), "Luzes da Cidade" (1931), "Tempos Modernos" (1936), "O Grande Ditador" (1940), "Monsieur Verdoux" (1947), "Luzes da Ribalta" (1952), "Um Rei em Nova York" (e "A Condessa de Hong Kong".
Charles Chaplin foi influenciado pelo trabalho dos antecessores - o comediante francês Max Linder, Georges Méliès, D. W. Griffith, Luís e Auguste Lumière - e compartilhando o trabalho com Douglas Fairbanks e Mary Pickford foi influenciado pela mímica, pantomima e o gênero pastelão e influenciou uma enorme equipe de comediantes e cineastas. É considerado por críticos como o maior artista cinematográfico de todos os tempos, e um dos pais do cinema, junto com os Irmãos Lumière, Georges Méliès e D.W. Griffith.
Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem dedicou um de seus filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade. Sua vida pública e privada abrangia adulação e controvérsia. Juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith, Chaplin fundou a United Artists em 1919.
Seu principal e mais famoso personagem foi "The Tramp", conhecido como Charlot na Europa como Carlitos ou "O Vagabundo" no Brasil. Trata-se de um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigode-de-broxa.
Em 2008, em uma resenha do livro "Chaplin: A Life", Martin Sieff escreveu que "Chaplin não foi apenas 'grande', ele foi gigantesco. Em 1915, ele estourou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comédia, risos e alívio enquanto ele próprio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial. Durante os próximos 25 anos, através da Grande Depressão e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego. Ele foi maior do que qualquer um. É duvidoso que algum outro indivíduo tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam".
Por sua contribuição inigualável ao desenvolvimento da sétima arte, Charles Chaplin é o cineasta mais homenageado de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972).

Nenhum comentário: