Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 28 de março de 2012

Atualização do verbete "Petralha" no Grande Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa

Por Reinaldo Azevedo
Como vocês sabem, o "Grande Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa" (Editora Nova Geração), do professor e lexicógrafo Luiz Antônio Sacconi, passou a registrar a palavra "petralha".
Pois bem. Na mais recente edição do dicionário, houve uma atualização do conteúdo. O verbete ficou assim:Como viram, o professor teve a gentileza de dar a autoria do vocábulo. A obra é excelente. Um dicionário não pode registrar todos os neologismos e gírias que surgem por aí. Mas o dicionarista competente tem de ter a sensibilidade de identificar as palavras que vão ficar, que serão incorporadas à língua.
Alguém tem, por exemplo, alguma dúvida de que o "mensalão" veio para ficar? Será uma referência para os historiadores no futuro - e, infelizmente, a prática nefasta continuará entranhada na vida púbica por muito tempo. No vocábulo "mensal", Sacconi registrou a derivação "mensalão", assim definido: "mesada paga a parlamentares, por membros do governo, em troca de votos a favor do governo". Exato!
Sacconi é autor de mais de 70 livros na área de língua e gramática, incluindo o best seller "Não Erre Mais".
Um dicionário atento à história e que, também por isso, cuida muito bem da língua.
Fonte: "Blog Reinaldo Azevedo"

2 comentários:

Mariana disse...

Por todas as características de um "petralha", já vimos que não se trata sòmente dos petistas, mas de outros partidos aliados dêles, também. Outra característica dessa gente é não punir nem deixar punir os seus, ainda que comprovadamente culpados.

Anônimo disse...

Isso aí... Petralhas são prejudiciais à nossa segurança, saúde, educação e nosso lazer.