Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Rotarianos são vítimas de golpe ao telefone e e-mail

Márcio Medeiros, governador do Distrito 4510 de RI, faz alerta sobre possíveis golpes ao telefone e pela Internet (Foto: Divulgação)
Os rotarianos do Brasil e dos 212 países em que o Rotary International está presente estão sendo vítimas de fraudes ao telefone e por e-mail. A informação é da secretaria da sede mundial, nos Estados Unidos, que está fazendo alerta neste sentido para que o golpe não atinja a comunidade rotária. "Hoje em dia está cada vez mais envolvente este tipo de golpe", disse o governador do Distrito 4510 do Rotary International, o jornalista Márcio Medeiros, associado do Rotary Club de Marília Pioneiro, ao receber comunicação de alerta neste sentido. "Os golpistas aproveitam o trabalho voluntário dos rotarianos e a boa vontade em querer ajudar a humanidade em geral", disse o dirigente brasileiro.
Alguns rotarianos receberam telefonemas de alguém se fazendo passar pelo presidente do RI, Kalyan Banerjee, ou por seu assistente, dizendo estar no aeroporto sem recursos e pedindo o envio de dinheiro para ajudar. Este golpe já foi comunicado às autoridades competentes da Austrália e das Filipinas, onde as ligações aconteceram. O golpe já chegou no Havaí e pode continuar se alastrando para outras partes do mundo. "Isto é grave, pois, nem todos os rotarianos estão devidamente alertados", disse preocupado Márcio Medeiros ao avisar os rotarianos do Distrito 4510 que compreende 39 cidades e 66 clubes rotários.
Para Márcio Medeiros é preciso que o rotariano fique atento também quanto a outros golpes fraudulentos como: Um e-mail, voltado a rotarianos e rotaractianos, dizendo que o rotariano ganhou milhares de euros através de um programa da "Euro-Millones Lottery". Anexa ao e-mail há uma carta em PDF assinada por "Luis Alberto, Vice President", com uma foto do ex-presidente do RI, Carl-Wilhelm Stenhammar. Outra tentativa de golpe: Um e-mail com o assunto "Dear Award Beneficiary!!!", dizendo que o rotariano ganhou 500.000 dólares e dois laptops do RI. O e-mail pede informações de contato e é assinado por "Mrs. Sarah Olic, Programme Co-ordinator, Rotary International".
De acordo com o governador do Distrito 4510 de Rotary International a orientação é para que não se tome nenhuma providência e qualquer dúvida entrar em contato com a secretaria da governadoria para mais informações. "Qualquer valor depositado não é devolvido", alertou. "Qualquer anexo duvidoso pode conter vírus e prejudicar o computador", acrescentou. "Ao receber algo duvidoso não faça nada, antes de constatar as informações com as autoridades rotárias do distrito", falou. "O ideal é deletar o e-mail que vem sem qualquer caracterização do Rotary International", frisou o dirigente rotário.
Esta não é a primeira vez, e diante dos fatos, nem será a última tentativa de enganar os rotarianos. "E-mail duvidoso deve ser apagado", orienta Márcio Medeiros. "Sendo algo suspeito, informe-se antes de qualquer iniciativa", sugere ao lembrar que normalmente os rotarianos são vítimas neste sentido por serem conectados regularmente na Internet e por terem contatos internacionais. "É redobrar a atenção e estar sempre em alerta para qualquer comportamento fora dos padrões rotários", avisou Márcio Medeiros.
Fonte: Eficaz Comunicação Empresarial

Nenhum comentário: