Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Falta espaço, mas sobram soluções!

Os apartamentos estão com ambientes cada vez mais estreitos. Para amenizar esse problema, profissionais de arquitetura e decoração sugerem soluções simples, mas com resultados que chamam a atenção e trazem conforto
Normalmente, cozinhas e banheiros ocupam espaços estreitos. A dica da VS Design é lançar mão de armários suspensos, para melhor aproveitamento de espaço, e com portas espelhadas, que criam a sensação de amplitude (Foto: Alexandre Lima)
A falta de terreno para construção é algo comum, principalmente nos grandes centros urbanos. A consequência é o aumento considerável de prédios. E quem mora em apartamento sabe que espaço é privilégio de poucos. Muitos, inclusive, possuem layouts bem estreitos, característica forte especialmente na cozinha e que pode causar certo desconforto e até mesmo pânico.
As profissionais da VS Design, Fabiana Visacro e Laura Santos, comentam as dificuldades em projetar a decoração nesse tipo de ambiente: "Em espaços compactos, o primeiro desafio é conjugar desejos e necessidades do cliente à realidade arquitetônica, com suas limitações. Alguns pontos são considerados primordiais para a elaboração de um projeto como a circulação de ar". Segundo a arquiteta Marina Dubal, "ambientes estreitos devem ser projetados para receber móveis sob medida". Além disso, pode-se aproveitar a espessura de paredes para criar armários interessantes como cristaleiras.
As profissionais lembram que o banheiro e a cozinha geralmente ganham atenção redobrada, pois além de geralmente estreitos nem sempre recebem iluminação natural adequada. "Como solução para esse problema, pode-se criar ambientes monocromáticos para eliminar a sensação de divisão. Já a valorização da iluminação natural, pode ser obtida com o uso de persianas mais finas ou de materiais refletores, como o vidro e espelhos em portas de armários ou revestimentos de paredes. A abertura de vãos também é um bom artifício para clarear o ambiente", ensinam Fabiana e Laura.
Para aumentar a sensação de profundidade, Marina sugere boas opções: "Os espelhos ajudam e podem variar no tom bronze ou grafite, além do prata. Na cozinha, o revestimento da parede com vidro cria reflexo e uma sensação de maior profundidade bem interessante". Mas se o assunto é a iluminação artificial, quem tem as dicas são as profissionais da VS Design. "As luminárias faceadas no gesso são ideiais, pois cumprem bem sua função sem intereferir no teto. Além disso, os efeitos de luz e sombra devem ser evitados".
Outras boas soluções são armários aéreos com portas de correr espelhadas. "Eles possuem profundidade de 20 cm e permite que suas prateleiras internas sejam dispostas de acordo com a necessidade do proprietário. As listras também caem bem em espaços estreitos. Quando aplicadas nas paredes favorecem a dimensão do ambiente. As listras verticais alongam o pé-direito", recomendam Laura e Fabiana.
Para que ambientes estreitos se tornem mais aconchegantes, as cores quentes e fortes são excelentes opções. "Elas são ideais para aquecer ambientes. O tapete também é um ótimo recurso para tornar o local mais acolhedor. A melhor forma de uso é cobrindo praticamente todo o piso para não gerar a idéia de divisão", ressaltam as profissionais da VS Design.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: