Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O sonho de uma cidade do futuro


O ano era 1970. O tempo era cinza, mais um ano de chumbo. Vigorava o regime militar. O período era de autoritarismo. No Colégio Estadual de Feira de Santana foi programada uma Feira de Ciências. Uma equipe foi formada por sete alunos do 3º ano colegial (Científico), turno vespertino. A proposta era apresentar um projeto futurista. Os jovens eram sonhadores, imaginavam um mundo sem conflitos, sem desigualdades. Ouviam Os Mutantes, Gilberto Gil, Caetano Veloso, The Beatles, Rolling Stones, por aí.
Wesley, Naldinho, Lino, Roberto, Dimas, Gracinha e Lomanto (Foto) eram eles. A equipe levou o nome de 2001 - e estava a 30 anos do terceiro milênio. "Cidade do Futuro", o nome do trabalho, uma maquete onde era apresentada a cidade idealizada pelos sete, feita com materiais como até casca de ovo, foi montado na residência de Gracinha, Maria das Graças Azevedo, na Kalilândia. O grupo se reunia inclusive na parte da noite para discutir e executar o projeto. Lecaram dias. Roberto, Pedro Roberto Oliveira, que na época trabalhava em escritório de arquitetura com desenho, liderava a equipe. Além da maquete, cartazes explicavam como funcionava a "Cidade do Futuro", os serviços de transporte, a alimentação. O trabalho foi montado em local nobre. Enquanto os demais foram instalados nas salas de aula em todos os pavilhões, a "Cidade do Futuro" foi destacada na sala dos professores.
Na cidade futurista dos jovens - a idéia era uma cidade universal - não havia quartéis, não tinha sistema de defesa, de segurança. Eles acreditavam que isso não seria problema no futuro. Esse detalhe incomodou e causou reboliço no Colégio Estadual e nas forças que estavam do lado da ditadura e trouxe sérias conseqüências para o professor de Biologia, José Coutinho Estrela (já falecido). Por ter incentivado o projeto dos jovens sonhadores, ele prestou depoimento e foi preso. As explicações simples e sinceras sobre a intenção do projeto não tinham vez. A turma ficou atônita em ver sua criação ser considerada como subversiva. O medo tomou conta de todos, apreensivos com o quadro que se criou, tendo o trabalho sido impedido de ser mostrado em Salvador, como programado anteriormente. A diretora do colégio, professora Laura Folly, constrangida, teve que atender "ordens superiores".
Onde estão os projetistas da "Cidade do Futuro"? Não se tem notícias de onde Wesley esteja. Nem de Gracinha Azevedo. Naldinho é Ednaldo Alves de Souza, ex-gerente da Caixa Econômica Federal. Lino é o empresário José Lino Carneiro, da Linu's Moda, que tem loja no Boulevard Shopping. Manoel Lomanto é representante comercial. Pedro Roberto, artista plástico, que chegou a gerente de Cenografia do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), faleceu em 1º de janeiro de 2006. E Dimas Oliveira é jornalista, que escreveu esta matéria baseado em suas lembranças e na de outros integrantes da Equipe 2001, que tinha até camisa, criada por Pedro Roberto, vestida no dia do lançamento da Feira de Ciências.
Esta matéria foi publicada originalmente em edição especial do jornal "Folha do Estado", em 16 de dezembro de 2000. Foi revista e ampliada e postada no Blog Demais em 10 de abril de 2009.
Detalhe: ninguém da equipe se considerou perseguido político e é beneficiário de indenização deferida pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Nenhum comentário: