Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Marcas perigosas

Elas aparentemente apenas incomodam por causa da estética, mas as trincas podem se tornar um problema muito maior. Essas marcas que surgem nas paredes têm o poder de comprometer toda a estrutura da construção
Elas são feias, desagradáveis e podem se tornar uma baita dor de cabeça. As trincas são mais perigosas do que parecem. Essa ruptura nas paredes pode afetar a segurança dos itens que compõem a estrutura da casa ou apartamento. Em alguns casos, esse grande incômodo surge até mesmo em construções novas. Mas, o que fazer para não passar por tamanho transtorno?
Rodrigo Castro, engenheiro da Construtora Carrara, explica que as trincas aparecem em edificações novas por causa da própria pavimentação da estrutura: "Essa ruptura se apresenta por causa do encontro de materiais com diferentes coeficientes de dilatação como, exemplo, encontro de alvenaria de tijolo cerâmico com estrutura de concreto". Ele lembra ainda que o excesso de sol, chuva e tráfego intenso de veículos pesados na rua também podem ocasionar, com o tempo, esse problema.
Para evitar que essa grande dor de cabeça, o engenheiro dá algumas dicas. "No processo da construção já existem algumas medidas preventivas, tais como utilização de ferro cabelo, telas para reforço de determinados locais, execução de juntas de movimentação e dilatação", ensina. No entanto, o profissional alerta: "Ainda assim, é provável o surgimento aparecimento de trincas".
No caso específico da Construtora Carrara, algumas outras ações são tomadas para evitar o defeito. "Contratamos uma consultoria para fazer um projeto de fachada que irá indicar as juntas de dilatação, movimentação e dessolidarização. Desta forma, obtemos maior eficiência do revestimento da fachada do prédio, a fim de evitar o aparecimento dessas aberturas profundas e o descolamento do revestimento externo", explica o engenheiro.
Todavia, o que fazer quando as trincas já são uma realidade? A arquiteta Sandra Diniz tem a resposta. "Entre paredes e tetos rebaixados, recomendo o uso de tabica, uma espécie de sulco entre o gesso e a parede que esconde qualquer problema futuro. Já entre armários e paredes, o uso de alisar ameniza o problema. Se a ruptura estiver por toda a parede, é aconselhável a consulta a um engenheiro especialista, pois elas podem ter causas estruturais e comprometer a solidez da construção", adverte.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: