Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Decoração pronta para o Natal

A sala de jantar e o estar são os ambientes mais requisitados no Natal. Tudo acontece nesses espaços: a ceia, o amigo oculto, as conversas. Por isso, a decoração precisa ser acolhedora. É possível transformar esses ambientes sem obras e causar boa impressão! 1. A arquiteta Marina Dubal salienta que na decoração atual, a mesa da sala de jantar segue o estilo minimalista. As protagonistas do espaço agora são as cadeiras que se apresentam de cores e formatos diferentes; 2. S0egundo Marina Dubal, sofás de linhas retas combinam perfeitamente com móveis antigos ou de design; e 3. A circulação do espaço é destacada pela arquiteta Marina Dubal como um elemento decisivo para garantir o aconchego do ambiente tornado o local propício para as festas de final de ano (Fotos: Henrique Queiroga)

O Natal está chegando. É hora de as pessoas receberem amigos e familiares em suas casas para confraternizar uma das datas mais importantes do ano. Esse período é repleto de festas, muitas comemorações e principalmente comilança. Por isso, o estar e a sala de jantar são muito badalados. As famílias organizam amigos ocultos, grandes ceias e todos se reúnem nesses espaços. Sendo assim, eles precisam estar com a decoração em dia. As arquitetas Sandra Diniz e Marina Dubal dão dicas preciosas para deixar o estar e a sala de jantar mais atraentes e aconchegantes, sem que não seja necessária a realização de obras.
Segundo Marina, o primeiro passo para ambos os ambientes é o estudo do layout: "Ele vai dizer se o espaço está organizado. Isso é determinante para transmitir a sensação de aconchego. Móveis fora do lugar, atrapalhando a circulação ou mal dimensionados, podem afetar o equilíbrio", defende. Depois dessa etapa, é hora de abusar da criatividade. Os tapetes são essenciais para delimitar ambientes e deixa-los mais aconchegante, inclusive acusticamente. "Os lisos ou listrados são ideais para espaços pequenos. Nos ambientes maiores, pode-se usar os estampados, com mais cores", recomenda a profissional.
Além do tapete, o papel de parede é outra opção com bom custo x benefício. "Papéis de parede e texturas também são bem-vindos. Abusar de cores marcantes combinando com o sofá ou cadeiras também é uma boa alternativa", ensina Sandra. Já Marina, lembra que "os papéis de parede vinílicos são indicados para áreas de maior circulação, e para quem tem criança ou animais de estimação em casa. As texturas são mais aconselhadas, sobretudo quando a parede for muito grande. As estampas podem cansar com o tempo".
No caso específico da sala de jantar, a protagonista das comemorações de Natal, a mesa pode ganhar combinações inusitadas. "Se esta for quadrada ou retangular fica legal mesclar as cadeiras com um banco ou até mesmo utilizar dois tipos diferentes de cadeiras. Outra ideia é usar o espelho forrando toda a parede em um dos cantos da sala. Assim, a sensação é de que o espaço é maior", explica Sandra. Marina destaca a moda do momento: “A tendência é lançar mão de peças de madeira com detalhes em textura natural, como palhas nas cadeiras. As mesas têm cada vez menos detalhes, priorizando o design minimalista e valorizando a madeira".
O estar também é importante nas festas e deve ser mais que charmoso. Por isso, a dica é abusar das combinações. "Um sofá na cor neutra ganhará destaque quando inserido próximo a uma poltrona colorida, até estampada. Aqui, almofadas e cortinas podem fazer toda a diferença. Caso a TV esteja no estar, pode-se criar um painel de madeira, laca ou lâmina, e pintar a parede de forma que a nuance escolhida combine de forma harmônica com o a painel", ressalta Sandra. Já Marina, observa que "estofados de linhas retas, e soltos do piso, podem ser conjugados com poltronas e cadeiras antigas ou de design".
Assim como no vestuário, na sala de jantar e no estar os acessórios podem fazer toda a diferença. "Os adornos devem contar a história dos moradores e expressar sua identidade. Dê preferência para quadros de arte. Algumas peças como vasos são boas pedidas, sobretudo quando acompanhados de um belo arranjo de flores naturais", sugere Marina. Sandra finaliza com mais opções: "No estar, as almofadas dão vida. Na sala de jantar, mantas e adornos coloridos sobre a mesa é boa escolha. As fotografias também diferenciam o espaço".
(Com informações Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: