Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Tudo se transforma!

Nos dias de hoje, viver de forma sustentável é algo bastante valorizado pela sociedade. Por isso, a prática do upcycling vem ganhando força, como uma forma de contribuir com a natureza, dando nova vida a objetos antigos, antes inutilizados.
Na arquitetura e decoração, o upcycling pode ser observado na reutilização da madeira. Nesta casa projetada pela arquiteta Flávia Soares toda a madeira utilizado é de demolição (Foto: Flávia Soares)
O nome é complicado: upcycling. Mas o conceito é simples e muito útil: trata-se do ato de transformar resíduos ou produtos descartáveis em novos materiais ou objetos práticos e de qualidade sem a utilização de processos químicos. Diferente da reciclagem, que primeiro destrói o material para depois convertê-lo em algo novo, nesse processo aquilo que foi considerado lixo é usado na sua forma original, e apenas sua utilidade é substituída. Ou seja, a prática do upclycling confere mais valor aos produtos antigos.
O objetivo do upcycling é evitar o desperdício de materiais potencialmente úteis e reduzir o consumo de novas matérias-primas na criação de novos produtos. Por consequência, a adoção desse procedimento contribui para menor emissão de poluição e de gases que aumentam efeito estufa e para a redução do consumo de energia. Para quem é adepto do estilo de vida sustentável, isto é a garantia de melhores condições de vida.
Segundo a arquiteta Flávia Soares, a utilização do upcycling tem crescido e ganhado a aceitação do mercado. Até porque, os custos e a quantidade de materiais utilizados durante este processo são menores. "Essa prática é capaz de transformar o velho em novo sem a utilização de processos químicos. Isto é o que mais chama a atenção das pessoas. Os profissionais das áreas de arquitetura e decoração têm utilizado o conceito do upcycling em seus projetos, pois, além de ser uma forma de contribuir com o meio-ambiente, este é capaz de dar nova roupagem ao velho e criar designs inovadores e com estilo".
Antes, para que embalagens plásticas pudessem ganhar novas utilidades, por exemplo, era preciso que essa conversão fosse feita através de produtos químicos e combustíveis, hoje essa realidade mudou. "Agora, para que embalagens plásticas ganhem nova utilidade basta criatividade. Utilizando-se do que é upcycling os profissionais conseguem transformar as garrafas PET em sacolas ou até mesmo bolsas luxuosas", lembra Flávia. Agora que todo mundo sabe o que é upcycling e suas vantagens, que tal adotar essa prática?
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: