Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sustentabilidade na arquitetura veio para ficar

Vista com bons olhos por todos que se preocupam com o meio ambiente, essa palavra é bastante empregada ultimamente e se tornou imprescindível nas construções e nos projetos de arquitetura

1. Neste salão, projetado pela dupla João Carlos Moreira e Maria Thereza Terence, janelas grandes reduz o consumo de energia elétrica, algo que é bastante consumido neste tipo de empreendimento; 2. Paredes, tetos e pisos brancos refletem a luz e potencializa o seu efeito (Fotos: Divulgação)
Nos últimos dez anos, nenhum assunto esteve mais em voga do que a sustentabilidade. Esse debate constante revela a preocupação das pessoas e das corporações de preservar o meio ambiente e manter o equilíbrio da natureza, mesmo com o crescimento econômico. E, claro, a arquitetura não ficaria de fora dessa. Projetos sustentáveis são tendências que despontam como uma solução para essa geração que nasce com a necessidade de cuidar do espaço em que vive.
João Carlos Moreira Filho, arquiteto, aponta a sustentabilidade para os clientes como uma possibilidade. "ão são muitos clientes que pedem um projeto sustentável, na verdade, é uma procura muito recente. Muitas vezes, somos nós mesmos, arquitetos, que indicamos algumas atitudes sustentáveis" explica.
Pequenos detalhes no projeto são decisivos para seguir esse padrão, como orienta a decoradora Maria Thereza Terence: "Algumas atitudes simples podem gerar resultados muito bons, como usar energia solar, projetar janelas maiores, que conferem boa iluminação e diminuem o consumo de energia e, se possível, viradas para a fachada sul, para não aquecer o ambiente" sugere.
Projetos nesse modelo podem evitar problemas comuns no cotidiano de muitas cidades. O destino do lixo é um exemplo de outra dificuldade encontrada por muitas metrópoles. Os profissionais, então, apontam ações que geram economia para o bolso e o ambiente: " importante usar materiais de fácil manutenção e que diminuem o gasto com novos produtos. Dessa forma, é reduzida a quantidade de lixo e poluição. Outro ponto importante é o reaproveitamento da água da chuva ou dos ralos para regar o jardim. Também deve se manter o máximo de área permeável ou, se for possível, fazer caixas de contenção que retardem o despejo da água para as tubulações da cidade evitando enchentes" enumera Maria Tereza.
O século XXI caminha para a tendência das construções que visam frear a degradação ambiental e preservar o equilíbrio do planeta. "e ao construir, todos se preocupassem com estas pequenas atitudes, conseguiríamos contribuir bastante com o meio ambiente" conclui João Carlos.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: