Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jornalista Renata Pitombo lança livro nesta quarta-feira

"A Sagração da Aparência: o Jornalismo de Moda na Bahia", livro de Renata Pitombo Cidreira (Foto: Divulgação) será lançado nesta quarta-feira, 19, a partir das 19h30, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). A noite de lançamento contará com a apresentação do grupo Mínima Música, composto por Monclar Valverde (voz, sax, violão, piano e composições), Tiago Medeiros (baixo, violão, piano e composições) e Gum Bastos (bateria).
A publicação é fruto de uma pesquisa que reflete vários aspectos relacionados à moda. Segundo a autora, a roupa assume uma função distintiva. Marca naquilo que há de mais aparente, a diferença entre camadas da sociedade. "Descoberta a magia do vestuário como emblema distintivo, classes sociais usam e abusam desse mecanismo para afirmar sua identidade", revela Renata Pitombo. Além disso, o livro faz uma análise do jornalismo de moda baiano, através de pesquisa nos jornais "A Tarde" e "Tribuna da Bahia", entre as décadas de 1970 e 1990. A publicação é da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba).
Renata Pitombo é jornalista e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Ufba). Cursou pós-doutorado em Sociologia no Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano, da Université René Descartes (Paris V- Sorbonne), em 2011. Coordenou o curso de Graduação em Comunicação e Produção de Moda da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) Salvador, entre 2003 e 2006. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e autora de "Os Sentidos da Moda" (Annablume, 2005).
(Com informações da jornalista Socorro Pitombo)

Nenhum comentário: