Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

"Jobs e o conhecimento"

Por Cristovam Buarque
É possível que muitos jamais tenham escutado o nome de Steve Jobs, que morreu na semana passada aos 56 anos. Foi ele quem fez possível o uso de computador para fazer jornais. Foi ele quem tornou o computador um produto acessível para milhões de pessoas ao criar o microcomputador MAC, o iPod. o iPhone e o iPad. Antes dele, o computador era um objeto gigante, só de grandes empresas, e para usá-lo era preciso ser um especialista treinado ao longo de anos em cursos especializados.
Faz apenas 30 anos que ele inventou os microcomputadores, logo depois inventou a maneira fácil de usá-los, provocando uma mudança radical na forma de ler o jornal, o contracheque, as cartas para quem usa Internet e até jogar na loteria.
Além de mudar o mundo em poucos anos, ele se transformou também em um dos homens mais ricos da terra. Mas ele não nasceu filho de rico. Steve Jobs foi adotado por uma família de metalúrgico, estudou e teve uma boa educação de base, até o final do ensino médio, e entrou em uma boa universidade. Era tão brilhante que deixou a universidade e passou a estudar por conta própria. Ele inventou um novo conhecimento, não quis ser professor, mas o estudo fez Jobs mudar o mundo e permitiu que ele se tornasse um homem rico. Sem o estudo na escola, na universidade e o esforço pessoal, Jobs teria sido como os milhões de outros de sua geração, alguns com sucesso, outros sem, mas nenhum conseguiu mudar o mundo como ele mudou, sem armas e sem votos porque Steve Jobs não mudou o mundo por meio de guerras nem pela política, mas pelo conhecimento.
Provavelmente seu filho já ouviu falar de Steve Jobs. Mesmo assim, converse com ele sobre as notícias desse grande homem, lembre o que ele fez, graças aos estudos e dedicação. Além disso, fale sobre o que ouviu no rádio e na televisão, chame a atenção de cada um de seus filhos para o significado da dedicação ao estudo. Steve Jobs mudou o mundo e ficou muito rico, você pode mudar a vida do seu filho, da sua filha, com insistência para que eles estudem, pesquisem, aprendam e tenham capacidade de inovação.
Vá à escola de seus filhos, converse com os professores, pergunte aos seus filhos o que estão estudando e aprendendo, se for preciso vá à diretoria da escola, reclame até para o governador e a presidenta da República. Não deixe seus filhos sem estudar. Cite o exemplo de Steve Jobs que, por meio do conhecimento, mudou o mundo e ficou rico.
* Cristovam Buarque é professor da UnB e senador do PDT-DF
Enviado por Sérgio Oliveira, de Charqueadas-RS

Um comentário:

Mariana disse...

Êsse foi um exemplo, mesmo. Não se deixou desanimar de seu trabalho, nem da própria vida, por isso durou ainda mais, acho.