Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Espaço para o ineditismo

Profissionais da Casa Cor Minas Gerais produzem móveis exclusivos para a mostra e resgatam o conceito de design
1. Living do Enólogo; 2. Suíte Presidencial (Fotos: Divulgação)
Originalmente, a palavra design se refere à concepção ou à elaboração de um artefato que pode ser reproduzido em série. Pode-se afirmar que design é um projeto. Alguns profissionais da Casa Cor Minas Gerais trabalham com esse conceito e produzem os próprios móveis para seus ambientes. A arquiteta e designer Angélica Araújo é um exemplo. Ela explica que o processo de criação é um momento que envolve o passado, o presente e todas as percepções sobre o mundo para produzir o novo. "Todos temos a mente povoada por informação, experiência e estímulos. O cotidiano traz referências que traduzo nos móveis. O papel do designer é perceber e levar essas sensações para os móveis", afirma.
O principal objetivo da designer é criar o simples. Segundo ela, esse é o novo luxo, que não é mais a ostentação. "O novo luxo se refere à qualidade de vida e ao aconchego", pontua. E com esse conceito, Angélica estuda seus projetos para criar novos produtos. "Não crio um móvel por criar. O meu produto tem um conteúdo agregado, que é o desejo do homem contemporâneo", afirma. A principal questão é a busca da qualidade aliada à beleza, à flexibilidade e que o produto seja atual, mesmo com o passar dos anos. "Os móveis devem ser funcionais e compactos e ter um conteúdo técnico e estético reconhecido com o tempo. Pensado para durar", enfatiza.
Segundo Angélica, a ideia é criar produtos que seduzam não só o olhar ou que só atendam a uma função, mas que estimulem todos os sentidos. "Aconchegante e sustentável são as palavras de ordem. Foco nos desejos e nas necessidades do homem atual. Aspiro à originalidade. A ideia é criar o novo, sem abrir mão das referências passadas. O ser humano tem essa ânsia pela novidade. Além disso, busco alcançar a síntese e a leveza em cada projeto", detalha.
Como exemplo desse processo de criação, a designer indica seu ambiente na Casa Cor. Para ela, a mostra é uma grande oportunidade de experimentação e de apresentar novos produtos. O projeto, denominado Living do Enólogo, se baseou na personalidade de uma mulher. "Fui imaginando como seria o trabalho dela e o que seria necessário criar. Pensei também nos momentos de relaxamento, por isso, criei uma cadeira de balanço para leitura; a lareira no centro representa o resgate de se reunir em volta do fogão à lenha ou mesmo do fogo", explica.
Já para a arquiteta Juliana Vasconcellos, que também é designer, o processo de criação inicia-se com muita pesquisa sobre formas, cores, texturas, artes, peças de mobiliário contemporâneo e de décadas passadas. "Depois estudamos as proporções das formas e combinações de cores e texturas de acordo com as necessidades do projeto", indica.
No trabalho de Juliana, a característica marcante é o uso de geometria, a combinação de texturas e materiais como metal, pedra e madeira. Para ela, o mais importante é conseguir imprimir personalidade no produto. "E que ele combine com o contexto no qual será inserido", diz.
Juntamente com o arquiteto Carlos Maia, Juliana trabalhou o ambiente Suíte Presidencial para a Casa Cor Minas Gerais. Para o projeto, produziram móveis que combinassem com a proposta do espaço.
CASA COR MINAS GERAIS
Período: até esta terça-feira, 4 de outubro
Local: Av. Princesa Diana, 665 - Alphaville - Nova Lima-MG
Horário: Das 16 às 22 horas
(Com informações de Rossana Assunção, da Link Comunicação Empresarial)

Nenhum comentário: