*

*
Clique na logo para ouvir

*

*

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Exposição Fotográfica "Feira de Santana - E o Tempo Levou!"

O Clube de Fotografia Gerson Bullos realiza até o dia 9 de outubro, no Boulevard Shopping, a Exposição Fotográfica "Feira de Santana - E o Tempo Levou!". Esta exposição tem como objetivo mostrar à comunidade a importância da fotografia como ferramenta de registro da memória e da história de um povo, além de despertar uma reflexão sobre o descaso para com a preservação dos nossos bens históricos materiais ao longo de décadas. A comparação das fotografias de uma mesma perspectiva, feitas ontem e hoje, dos locais, construções e monumentos que fizeram parte da história de Feira de Santana, demonstram de forma positiva ou negativa esta impactante mudança.
A exposição apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa dos fotógrafos José Angelo Pinto, Claudia Freire Pinto, Maurício Acioli, Tomaz Coelho, Lula Mascarenhas, Marcio Medrado, Salete Bitencourt, Anderson Alves, Dilson Morais e Francisco Carlos e comprova a inegável importância da fotografia como instrumento de memória e conservação de dados e fatos históricos. Embora seja carregada de uma série de elementos que tiram dela o caráter de total veracidade, ela traz informações do passado, recente ou remoto, que de outra maneira poderiam não ser documentados. A conservação das fotografias torna-se, muitas vezes, a única forma de preservar fragmentos do passado. Assim, este projeto de fotodocumentarismo de denúncia cultural e social como instrumento de transformação na sociedade, é uma iniciativa dos fotógrafos associados ao Clube de Fotografia Gerson Bullos, visando conscientizar a população para uma maior reflexão do problema.
"Um povo sem memória, sem cultura e sem história é um povo que não existe." - Getúlio Dorneles Vargas, em 1928.
(Com informações do Clube de Fotografia Gerson Bullos)

Um comentário:

A verdade disse...

Esta não é a ponte do Rio Branco? Aquela que o Governo Pimenta atrapalha com a passagem molhada e que em 30 dias (estaria pronta?). 30 anos seria o prazo...