Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sobre "ficha limpa", polvo e mensalão

Por Sérgio Oliveira

FICHA LIMPA
25.07.2011 : Novos tempos - Dilma avisa que indicados para Transportes terão que apresentar "ficha limpa". Muitos dos que foram defenestrados, levaram um pontapé no traseiro (alguns 'pediram' demissão; me engana, que eu gosto), neste caso do Ministério dos Transportes e Dnit, estavam lá desde o governo de Lula. Se agora ela quer 'ficha limpa', deduzimos que Lula administrava com os 'ficha suja'.
HIDERALDO CARON
Petista do Rio Grande do Sul, embora seja catarinense, era o diretor do Dnit do PT, que, também, foi defenestrado do mesmo. Leiam o que consta na coluna "Conexão Política" do jornalista Adão Oliveira, no "Jornal do Comércio", do RS, de 25.07.2011:
"Desprotegido: Com a demissão de Hideraldo Caron, bateu o horror nos petistas contratados por empreiteiras e consultorias que prestam serviço ao Dnit aqui no Estado. Até há pouco, ninguém era admitido em empresas que trabalham para o Dnit sem passar pelo crivo de Hideraldo Caron. 'Tinha que ser petista. E de carteirinha', queixa-se um técnico ambiental apartidário. Agora, eles migrarão para a proteção do deputado federal Paulo Pimenta (PT). Não é a mesma coisa."
É verdade?
POLVO
Um polvo, em geral, costuma ter oito tentáculos. Mas nem todos são assim. Já foi encontrado um com 96 tentáculos!
De repente não será esse polvo o símbolo da corrupção existente no Brasil desde o mensalão? Em muitas áreas dos governos, nos últimos anos, tem havido corrupção e mais corrupção, como é o caso, agora, do Ministério dos Transportes e Dnit (antes também havia, mas, pelo que se nota, o mensalão deu a partida para o incremento, pois desde 2005, quando ocorreu o mesmo, ninguém foi punido; devem pensar: se com eles não aconteceu nada, vamos meter a mão, também).
Um polvão. Os tentáculos são muitos, atingindo os mais variados setores da administração pública.
MENSALÃO
Antonio Fernando Sousa, procurador-geral da República nomeado por Lula, no seu parecer sobre o mensalão: "O conjunto probatório produzido no âmbito do presente inquérito demonstra a existência de uma sofisticada organização criminosa, dividida em setores de atuação, que se estruturou profissionalmente para a prática de crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta, além das mais diversas formas de fraude. A organização criminosa ora denunciada era estruturada em núcleos específicos, cada um colaborando com o todo criminoso em busca de uma forma individualizada de contraprestação. Pelo que já foi apurado até o momento, o núcleo principal da quadrilha era composto pelo ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores Delúbio Soares, o ex-secretário-geral do Partido dos Trabalhadores Sílvio Pereira, e o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores José Genoíno. Como dirigentes máximos, tanto do ponto de vista formal quanto material, do Partido dos Trabalhadores, os denunciados, em conluio com outros integrantes do partido (um deles é João Paulo Cunha, copiosamente mencionado nas páginas seguintes), estabeleceram um engenhoso esquema de desvio de recursos de órgãos públicos e de empresas estatais e também de concessões de benefícios diretos ou indiretos a particulares em troca de ajuda financeira. O objetivo desse núcleo principal era negociar apoio político, pagar dívidas pretéritas do Partido e também custear gastos de campanha e outras despesas do PT e dos seus aliados".
Recentemente seu substituto, também nomeado pelo Lula, e que está sendo reconduzido ao cargo pela Dilma, pediu, novamente, a condenação da maioria dos 40 citados no inquérito.
Um dos partidos envolvidos no mensalão era o PL, do Valdemar Costa Neto; agora, no escândalo Ministério dos Transportes/Dnit é o PR, novo nome do PL, do Valdemar Costa Neto.
POLÍTICA
Marco Aurélio Garcia diz que "não há caça às bruxas" nos ministérios. "Assessor do Planalto rejeita a existência de 'faxina' nos Transportes e que só aconteceu um processo de afastamento dos envolvidos em irregularidades" ( Tânia Monteiro em "O Estado de S. Paulo").
Ao que consta, se não me equivoco, nenhuma mulher foi defenestrada, levando um pontapé no traseiro, nos escândalos do Ministério dos Transportes/Dnit; a caça não foi às bruxas, mas aos bruxos.
* Sérgio Oliveira é de Charqueadas-RS

Um comentário:

Mariana disse...

Sérgio, enquanto houver um petista na face da terra, estaremos sempre preocupados porque jamais deixarão de corromper. Quanto a só os bruxos serem caçados, já não vale, porque até a ministra da casa civil, Gleisi Hoffman já está na fila dos "a investigar", com outro escândalo.