Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Natureza dentro de casa

Samambaias em vários ambientes internos (Fotos: Divulgação)



Cada vez mais os moradores de grandes centros urbanos buscam o contato com a natureza como forma de relaxamento das tensões do dia a dia e para recarregar as energias. Um dos elementos que possibilita essa integração é a água. Esse privilégio, que antes era exclusivo de quem mora no litoral ou próximo a lagos e rios, passou a ser acessível a todas as pessoas por meio das fontes artificiais, que podem ser instaladas em casas e apartamentos de uma forma acessível com a ajuda de profissionais especializados.
Podendo ficar em ambientes internos e externos, as fontes proporcionam beleza, bem-estar e qualidade de vida, podendo ser econômica no consumo de água graças às tecnologias avançadas. Além disso, como destaca o paisagista Roberto Lima, a água corrente garante tranqüilidade a quem estiver por perto. "As fontes criam um microclima no espaço, refrescando e umedecendo o ambiente. Por isso, são ideais para serem adotadas em Goiás, onde o clima é quente e seco na maior parte do ano", destaca.
Além da vegetação, há uma infinidade de materiais que podem ser usados na composição das fontes, que podem ser feitas de pedras de variadas rochas, vidro, plástico, madeira, cerâmica, aço inoxidável, acrílico, ardósia, mármore, fibra de vidro, cobre, bronze e alumínio. Algumas dessas opções podem ser conferidas na Casa Cor Goiás 2011, onde as fontes ocupam lugar de destaque nos ambientes Loft 7, praça Casa Cor, Confraria dos Vinhos e Alameda do Restaurante.
Para implantar uma fonte em casa ou no apartamento é necessário avaliar as condições existentes no local, como pontos hidráulicos, impermeabilização e demais aspectos técnicos. Para quem deseja fazer uma fonte, o ideal é contratar profissionais especializados, que elaboram o projeto e acompanham a execução, dando mais segurança ao cliente. Os cuidados não ficam restritos ao momento de sua implantação. "Assim como qualquer elemento dentro do paisagismo, as fontes demandam uma manutenção, o que é recompensado pelo prazer de se ter um elemento natural no ambiente", ressalta Roberto Lima.
Samambaias na decoração
Quem não se lembra das samambaias penduradas no canto da varanda da casa da mãe ou da avó? Difícil encontrar alguém que não tenha essa cena na memória. E, por incrível que pareça, a imagem, que parece coisa do passado, pode ser vista nos dias atuais. Com a onda vintage, termo que designa peças que marcaram época, está muito em voga o uso de elementos que fizeram parte do universo dos anos 70. O que era considerado "de época", agora soa moderno e elegante.
Assim como na moda, a decoração reflete momentos, trazendo tendências que vêm e que vão. A samambaia é um exemplo de planta considerada ícone de tempos atrás, remetendo à memória coletiva das varandas, onde ficavam presas em seus suportes de ferro no teto, descendo pendentes quase até o chão. Engana-se quem pensa que o uso planta ficou no passado. As samambaias voltaram com força total para dentro das casas e apartamentos, e sua utilização virou elemento de destaque em projetos decorativos e paisagísticos.
A volta das samambaias pode ser explicada a partir da estética das plantas, como, por exemplo, o chifre de veado, que tem aspecto altamente ornamental. Além disso, a característica pendente atrai a atenção. As diferentes espécies apresentam hábitos e características diferentes entre si, podendo ser usadas em ambientes internos e externos. Para o paisagista Roberto Lima, a samambaia pode ser utilizada tanto como peça centro de um ambiente quanto em uma composição, fazendo parte de um jardim, por exemplo.
Entre as espécies de samambaias que estão em voga atualmente estão a chorona, o chifre de veado, o asplênio, a americana, a renda francesa, a cavalinha e a renda portuguesa. Na Casa Cor Goiás 2011, as samambaias americanas, renda francesa e renda portuguesa estão em evidência, podendo ser encontradas em ambientes internos e externos, como no Loft 1 , no Lounge Merzian, na Alameda do Restaurante e no Jardim da Varanda. Elas também são destaque no Escritório e na Praça Casa Cor na forma de um jardim vertical, um novo uso que dá às plantas uma roupagem atual. As samambaias são ideais para esse tipo de projeto por se tratarem de plantas pendentes, volumosas e de fácil manutenção.
COMO CUIDAR DAS SAMAMBAIAS:
- As plantas se acostumam com a luminosidade, a temperatura e a umidade local. Por isso, evite trocá-las constantemente de lugar;
- A maioria das espécies prefere locais sombreados;
- Uma vez por mês, aplique fertilizante específico para samambaias;
- É recomendado manter a terra sempre úmida, mas não em excesso. O ideal é regar diariamente;
- Vento em excesso prejudica as folhas mais jovens e faz com que a planta perca água por evaporação.
(Com informações deDoris Costa e Taysa Lara, da Assessoria de Imprensa da Casa Cor 2011)

Nenhum comentário: