Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 16 de junho de 2011

I Mostra Cinema Poções dedicada a Tuna Espinheira

Othon Bastos em "Cascalho", que tem exibição garantida na I Mostra Cinema Poções (Foto: Divulgação)

O jornalista Fábio Agra, um dos coordenadores do Cineclube Tela em Transe, de Poções, informando que o projeto vai realizar em agosto, entre sexta-feira, 5, e domingo, 7, a I Mostra Cinema Poções, homenageando Tuna Espinheira - que foi criado nessa cidade -, com a exibição de alguns de seus filmes e contando com a presença do cineasta baiano.
O projeto Cineclube Tela em Transe exibe filmes gratuitos para a comunidade com "o objetivo de despertar nas pessoas o gosto pelo cinema, já que em Poções o último cinema foi fechado há quase 20 anos", como conta Fábio Agra.
O projeto já existe há três anos sempre com exibição de filmes a cada 15 dias, trazendo debates sobre as obras após cada sessão. "Para este ano de 2011 temos o objetivo de irmos além dessas exibições, daí a realização da I Mostra Cinema Poções", diz mais.
"Seria uma grande honra para nós, membros do cineclube, e para toda a comunidade de Poções recebê-lo em nossa mostra. Seria um enorme prazer tê-lo em Poções para a solenidade de abertura da Mostra", tratou no convite.
Nos três dias, programação dedicada à exibição de obras de Tuna. "Pensamos em abrir com 'Cascalho'. Faltando decidir os outros dois filmes. Acho que poderia ser 'Viva o 2 de Julho' e um outro filme", informa o coordenador. Na noite de sexta-feira, a de abertura, "queremos prestar uma homenagem à Tuna, com ele falando sobre sua obra". Após a solenidade de abertura, a exibição de um filme do cineasta homenageado, o qual "ainda vamos escolher". A programação da abertura se encerrará com conquetel e show de Chico Schettini, "momentos em que os convidados poderão falar um pouco sobre cinema", conta Agra.
No sábado pela manhã, a realização de uma mesa redonda sobre cinema independente, na qual Geo Neri, cineasta de Vitória da Conquista e diretor do filme "A Tragádia do Tamanduá", vai conduzir os trabalhos. À tarde, a promoção de duas oficinas: uma de roteiro, com Glauber Lacerda; e outra de produção audiovisual, ainda a definir quem vai ministrar. À noite, mais uma exibição de um filme de Tuna Espinheira.
No domingo, programação somente à noite, encerrando a mostra com mais um filme de Tuna e em seguida a apresentação da Filarmônica 26 de Junho, da cidade de Poções.
Fábio Agra acredita que a I Mostra Cinema Poções "deve mobilizar a população da cidade e também da região. O evento contará com a presença de outros convidados, tanto nas oficinas como durante as exibições de filmes". Ele conta ainda que "esta é a primeira vez, desde quando o cinema em Poções fechou, que se faz algo para trazer a população novamente para discutir e viver cinema".
Tuna Espinheira indicou uma relação de filmes de sua autoria, digitalizados no formato DVD, para escolha da coordenação para completar a mostra: "O Bruxo Bel Borba", de 20 minutos; "Leonel Mattos a 24 Quadros Por Segundo", de 10 minutos; "Comunidade do Maciel...", de 20 minutos; "Cajaiba... O Fazendeiro do Ar", de 12 minutos.

2 comentários:

Tuna Espinheira disse...

Fui criado em Poções, chamando meu pai de você. Este convite de Fábio Agra é uma espécie de alumbramento, sou-me levado a revisitar minha mágica infância, quando brincava nos campos do “Senhor”. Não se avexe!
Conheço o Glauber Lacerda e já ouvi falar no filme, A Tragédia do Tamanduá. Lá em Conquista tem mais gente, Gildasio Leite (ator de Cascalho), Carlos Rizério, fotógrafo, também envolvido com cinema.
Muito Axé para o Poções Tela em Transe!
Tuna

Fábio Agra disse...

Olá,

Estamos firmes na realização da I Mostra. Enviei o projeot a Tuna e que bom que foi aceito. Grande abraço!

Fábio Agra