Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 18 de junho de 2011

Colbert diz desconhecer sobre projeto e maquete do Centro de Convenções

Maquete do Teatro e Centro de Convenções
Foto: Arquivo


Em entrevista ao jornal "Tribuna Feirense", publicada na edição deste sábado, 18, o secretário nacional de Turismo Colbert Filho, ex-deputado federal, que se diz candidato do PMDB a prefeito em 2912, reespondendo sobre o Centro de Convenções, afirma que "na questão também do Centro de Convenções falta acima de tudo projeto. Não se tem uma maquete dessas coisas. É preciso que se ande com certo profissionalismo para que possamos avançar". Colbert está desinformado. Será que ele nunca viu a maquete do equipamento, apresentada até no Shopping, quando era Iguatemi, ou a imagem publicaca em jornais e aqui no Blog Demais? Como autoridade nunca teve acesso ao projeto? Como é que ele antes criticava as dimensões do espaço?

Neste Blog Demais a questão do Centro de Convenções já foi tratada à exaustão, em inúmeras e repetivivas postagens. Lembrar que já foi postado: "as lideranças políticas da base governista pouco estão se preocupando com o caso. Interessante que o deputado federal Colbert Martins (PMDB) e o deputado estadual José Neto (PT), que na época do anúncio das obras, pelo então governador Paulo Souto (DEM), consideraram a capacidade do Teatro como pequena para as necessidades de Feira de Santana. Uma das alegações dadas para a suspensão das obras é a capacidade do espaço, que estão considerando grande para a cidade".

Vale lembrar também que o projeto do complexo foi bancado pela Prefeitura de Feira de Santana no primeiro governo do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, assim como o Município foi quem doou a área para a construção, no bairro São João. A autorização para a construção do Teatro e Centro de Convenções foi assinada em 6 de julho de 2005, pelo então governador Paulo Souto. A estrutura do prédio está erguida no bairro São João e tem 20 mil metros quadrados de área construída.

Pelo projeto original - do arquiteto sergipano Eduardo Carlo Magno, que ganhou licitação - o espaço conta com um Teatro para 720 espectadores, moderno, dotado de salas para ensaio, cenografia, oficina de produção, camarins, além de equipamentos de som e luz de última geração. O Centro de Convenções tem dois andares. No térreo, um pavilhão para eventos com 900 metros quadrados; no primeiro piso, salas de imprensa, administração e mais seis espaços para reuniões, palestras e congressos. A execução do projeto ficou a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, através da Superintendência de Construções Administrativas (Sucab). O investimento do Estado previsto na obra foi de cerca de R$ 13 milhões, que até dezembro de 2006 seguiu projeto arquitetônico. Pela previsão do governo democrata, as obras deveriam ser concluídas em março de 2007. Em 20 de setembro de 2006, o então secretário de Desenvolvimento Urbano, Roberto Moussallem, e o então secretário da Cultura e Turismo, Paulo Gaudenzi, estiveram em Feira de Santana para uma visita de inspeção. Eles constaram na época que as partes mais difíceis e demoradas já haviam sido feitas - a fundação e a estrutura. A partir daí, a conclusão seria rápida e depois viria a montagem de palco, iluminação cênica, som entre outros equipamentos.

O que se continua a questionar é: será que o governo petista que completa cinco anos anos e meio sem colocar um prego na obra vai concluir ou vai ficar embromando com sua incrível lentidão ainda olhando para o retrovisor e culpando o governo anterior do anterior? Como a cultura defendida pelo governo petista é de feirantes, invasores e quilombolas, provavelmente só em outro governo democrata - quem sabe daqui a dois anos meio? -, para se ter a obra concluída.

O certo é que Feira precisa tanto do Teatro como do Centro de Convenções. Todos consideram um equipamento necessário para a cultura e para a economia do município. O empreendimento que o governo petista empacou porque é uma obra de adversário continua sendo de extrema importância para a cidade. Não só para desenvolver o turismo de negócios, mas também para alavancar as atividades artísticas.

12 comentários:

José Cerqueira disse...

Dimas, para petistas, peemedebistas e outros petrlhas, a verdade é muito inconveniente.

Jackson da Saúde disse...

Para o Centro de convenções o esquecimento e desconhecimento são as intenções!

Mariana disse...

Dimas, estou boba! Êsse ex deputado dizer que não há uma maquete do Centro de Convenções?? Se até eu, aqui, à distância, já vi essa maquete faz tempo!! Você já postou foto dela taaaantas vêzes,rs...êle não devia saber que você prestaria a atenção em suas declarações,rs...caiu do cavalo, como todo mentiroso oportunista.
Ah, será mais uma vez, ex perdedor, pelo que pressinto, em 2012!

Danilo Aguiar disse...

É melhor que o Trade Turístico implemente este tipo de projeto.

Os atuais centro de convenções de Porto Seguro, Salvador e Ilhéus estão ociosos e o custo operacional é altíssimo, o Estado não tem expertissse na gestão destes centros, seja na administração do PT ou do DEM nenhum dos centros de convenções baianos obtiveram lucros para a sociedade, significa que é preciso tirar dinheiro da saúde, da educação e de outros setores para manter os equipamentos.

Colbert vem atuando na área do turismo e sabe que os poucos centros de convenções que trazem resultados para a sociedade como o do Rio de Janeiro e o de Brasília por exemplo são administrados pelo trade turístico.

Paulo Tarso disse...

Ô Danilo, então manda teu governo de bosta passar o equipamento para a iniciativa privada!

Mariana disse...

Pois é, Paulo de Tarso, o blá blá blá dos governistas, como de praxe.

Danilo Aguiar disse...

Nosso objetivo era eleger Geddel que tinha um projeto claro pra Feira de Santana e região, eu não tenho responsabilidade com um governo que não ajudei a eleger. Se saímos foi porque pensávamos diferentes, foi porque nossas idéias não foram aceitas.

Anônimo disse...

Alguém sabe do paradeiro desta maquete?

No inico do Governo de Tarcízio ela estava na entrada ao lado de um caixa eletrônico, na Prefeitura da Av. Sampaio.

Dilson Simões disse...

Lamentável que um feirense, ex-parlamentar, atual secretário nacional de Turismo, dê uma declaração em que assume desconhecer maquete e projeto de um equipamento que iniciou construção há tanto tempo. Tá voando?

Edson Filho disse...

Se o governo está atrás de lucro, que abra uma bodega com bebidas e drogas.

Charles Cesar disse...

Será que Colbert, assim como o Zé Neto, vai ter coragem de ser candidato a prefeito de Feira com essa dívida com a cidade de não dar a mínima importância para um equipamento como o Teatro e Centro de Convenções?

Angelo Oliveira disse...

Não deixo de dar razão às críticas quanto a não conclusão da obra do Centro de Convenções de Feira. Não obstante, o texto da matéria, notadamente ao final, é reacionário e desprovido de rigor científico. Falar que feirantes, quilombolas não têm cultura é um absurdo científico e "cultural".