Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

domingo, 10 de abril de 2011

Oposição unida em Camaçari para 2012

DEM, PDT, PMDB, PRP, PSDB, e PTC engrenam com PPS a construção de um modelo de gestão de Camaçari que corrija os rumos do desenvolvimento em bases justas e com planejamento articulado

Iaraci Dias (primeira à esquerda), com a vice-prefeita de Camaçari Tereza Giffoni (de blazer preto) e filiadas do PPS
Foto: Divulgação
A posse da nova presidente do Diretório do PPS em Camaçari Iaraci Dias no sábado, 9, no Espaço Free Agape, transformou-se num ato político das oposições ao governo do PT no município por uma aliança que consolide projeto de alternativa de gestão político-administrativa conjunto. Estiveram presentes ao congresso, que elegeu por aclamação a também coordenadora do Núcleo de Mulheres do Partido Popular Socialista na Bahia, o seu vice Pastor Jailton e toda a diretoria do partido local, vice-prefeita de Camaçari Tereza Giffoni (PSDB), ex-prefeito do município Helder Almeida (DEM), pré-candidato do PMDB Oswaldo Marcolino (Oswaldinho), radialista Marco Antonio (PRP), Ivo José dos Santos (PTC), de Camaçari, e João Alves Rocha (PTC), de São Francisco do Conde, além de representantes do PDT e dos diretórios do PPS de diversos municípios da Região Metropolitana de Salvador, como Candeias (Leonardo Dias), Dias d'Ávila (Lourival Companheiro), Lauro de Freitas (Nadja Neri) e da comissão provisória de São Sebastião do Passé.
Muitas foram as críticas dos representantes dos partidos à forma como é conduzida a política do prefeito Luiz Caetano. A vice-prefeita Tereza Giffoni, seguida do ex-prefeito Helder Almeida, de Oswaldinho e de pré-candidatos presentes, reclamou do autoritarismo exacerbado exercido pelo prefeito do município que não respeitou compromissos assumidos com os partidos aliados que o elegeram e por isso ela se afastou das reuniões deliberativas e do projeto político petista. Giffoni apontou a contradição existente entre o pouco avanço no campo das conquistas sociais em Camaçari, o abandono da educação e da saúde, sem ampliação das suas redes e das condições de prestação dos serviços públicos essenciais e a expressiva receita do município, uma das maiores do país que daria para aumentar a renda do cidadão de Camaçari e dar-lhe uma qualidade melhor de vida. O crescimento da criminalidade e do tráfico de drogas no município, sobretudo do crack, foi execrado pelos políticos da oposição.
PPS quer aumentar número de vereadores em Camaçari
A nova presidente do PPS em Camaçari deverá de inicio juntamente com Joceval Rodrigues, presidente do PPS em Salvador e ainda da União dos Vereadores da Bahia (UVB), pleitear a definição do número de 21 vereadores para atuação na Câmara do município tendo em vista hoje a população de Camaçari, segundo o IBGE, ser em torno de 225 mil habitantes e de forma a respeitar-se a proporcionalidade de representação prevista em lei.
"O prefeito Luiz Caetano pretende que este número seja fixado em 17 vereadores favorecendo os seus intentos de manipulação em torno dos eleitos, que, naturalmente, terão mais chances de elegerem-se por estarem ligados à máquina de Governo", criticou Iaraci Dias.
O vereador Joceval Rodrigues anunciou que a UVB reunir-se-a com sua assessoria jurídica para exigir através da entidade a proporcionalidade na fixação do número de vereadores de Camaçari.
Projeto de atuação comum
Representantes da Igreja Católica e Igreja Evangélica, Clubes de Mulheres e da rede de mulheres de Camaçari, lideranças do Pólo Petroquímico, Sindiquímica, dos distritos de Monte Gordo e Barra do Pojuca (pastor Waldomiro) e do município de Senhor do Bonfim (pastor Paulo) participaram do Congresso do PPS em Camaçari com a perspectiva de engajamento em trabalho articulado que se estenda no Estado com diretrizes e reivindicações similares e conjuntas.
Para o presidente estadual do PPS, o economista Ederval Araújo (Poly), hoje Camaçari assume até maior importância no cenário político do que a capital baiana em virtude de ultrapassar-lhe em receita. Daí que ele prega a união das oposições para colocar o município no caminho de um justo desenvolvimento. O secretário-geral do PPS-BA Antônio Almeida destacou a importância do crescimento da representação feminina nos partidos por se constituir em segmento monoparental ou seja 100 por cento responsável pelos cuidados com a família.
"Em cada 10 famílias, quatro são de responsabilidade absoluta de mulheres, que em 60% dos casos percebem uma renda média de um salário mínimo, disse o secretário do PPS condenando a situação social a que é relegada a maioria das mulheres brasileiras".
A figura da agora presidente do PPS foi enaltecida pelos presentes dada a sua inserção de longas datas nos movimentos sociais e a sua marcante participação nas lutas por emancipação das mulheres de Camaçari.
(Com informações de Angelica Menezes, da Assessoria do PPS)

Nenhum comentário: