Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O Evangelho segundo um comunista

Enrique Irazoqui como Jesus em "O Evangelho Segundo São Mateus"
Foto: Divulgação
Em "O Evangelho Segundo São Matheus" (Il Vangelo Secondo Matteo), 1964, de Pier Paolo Pasolini (5 de março de 1922 a 2 de novembro de 1975), o polêmico diretor italiano, que era homossexual assumido, encena a vida de Jesus Cristo tendo como base os Evangelhos de Mateus. Pasolini segue fiel a história de Cristo, do nascimento à ressurreição, sob a perspectiva dos textos bíblicos.

Porém, ele muda a personalidade divina conhecida, deixando Jesus mais humano, revolucionário e menos tolerante com os defeitos do homem, reagindo com raiva à falsidade e à hipocrisia. Assim, um Jesus pouco santo e muito marxista, com visão politizada de esquerda, comunista.
O elenco do filme é todo de não-atores, a partir de Enrique Irazoqui. Quem faz Maria é a mãe do diretor, Susanna Pasolini.
"O Evangelho Segundo São Mateus" foi escolhido pelo Vaticano - lembrar que Pier Paolo Pasolini foi preso em 1962, por desrespeito à Igreja - como um dos melhores filmes sobre a religião de todos os tempos. A obra de Pasolini também recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza e foi indicad a três prêmios Oscar: Direção de Arte, Figurinos e Trilha Sonora.
Originalmente em preto & branco, revi o filme na tarde desta quinta-feira, 21, em DVD com versão digitalmente colorizada.

Nenhum comentário: