Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 6 de abril de 2011

FCC apresenta na Fimec 2011 conceito FCC de Calçado Verde

Marcelo Garcia, gerente comercial da FCC, diretor Julio Schmitt, e Afonso Felix, da área de pesquisa e desenvolvimento
Foto: Divulgação

A FCC, um dos maiores fabricantes de sistemas de colagens, compostos termoplásticos e solas de couro da América Latina, apresentará na Fimec 2011, um modelo de sapato feito de materiais de fontes renováveis, que representa um avanço importante no sentido da sustentabilidade do setor calçadista.
O sapato que será apresentado pela FCC é diferente pela sua composição inovadora, em que boa parte dos seus componentes - solado TR, palmilha TR, forro de couro e adesivos - são fabricados com materiais obtidos a partir de fontes renováveis. Idealizado a partir do Fortiprene TR Verde, produto que a empresa estará lançando na feira, o Conceito FCC Calçado Verde é uma forma de mostrar à indústrias calçadistas que é possível investir na construção de um sapato feito totalmente de materiais de fontes renováveis.
TR VERDE FCC PARA SOLADOS E PALMILHAS ACABA COM DEPENDÊNCIA

O principal desafio para o desenvolvimento do Conceito FCC Sapato Verde era obter solados e palmilhas originadas de matérias-primas de fontes renováveis, sem perder as características necessárias para estes componentes, que são a flexibilidade, aparência e resistência ao desgaste. Depois de três anos de pesquisa, a FCC conseguiu viabilizar a obtenção de um solado feito em material elastomérico, totalmente reciclável e que contém até 50% de matérias-primas de fonte renovável em sua composição.
A apresentação do novo produto acontece dois anos após a FCC ter lançado e registrado patente do composto Fortipur 4222 Bio, que tem como principal característica a biodegradabilidade.
Denominada de a quarta geração de TRs, a principal vantagem do TR Verde é a possibilidade de redução significativa da utilização de recursos provenientes do petróleo, substituindo-os por materiais de origem vegetal, que contribuem positivamente para a natureza, são totalmente recicláveis e não contêm metais pesados em sua formulação.
O conceito FCC Calçado Verde também é resultado da utilização de matérias-primas recicladas, ou seja, resíduos gerados em outras fontes industriais, como o PET (garrafas de refrigerante descartadas) para fabricação do cadarço, cabedal e algodão com tingimento à base de água.
INOVAÇÃO SUBSTITUI O PETRÓLEO SEM ELEVAR CUSTOS
O Fortiprene TR Verde, que tem origem vegetal, é resultado de uma atitude visionária da FCC, que está projetando o futuro, e oferecendo uma alternativa que auxiliará os calçadistas a enfrentarem elevações dos preços do petróleo, sem que eles tenham que pagar mais por isto.
Um aspecto importante da nova matéria-prima que a FCC está lançando "é o fato de que ela pode ser usada em qualquer injetora de plásticos". O produto foi desenvolvido "para ser uma solução imediata para os fabricantes de solados", afirma o diretor de termoplásticos da FCC, Julio Schmitt.
A FCC projeta que nos próximos dois anos em torno de 50% das vendas de matérias-primas para solados deverão ser deste novo produto, "porque ele atende à questão econômica, na medida em que é um substituto para os derivados de petróleo, sem impactar no preço final do calçado", afirma Julio Schmitt.
TODOS OS COMPONENTES VÊM DE FONTES RENOVÁVEIS OU RECICLADAS

Além do solado feito de TR Verde, o calçado proposto pela FCC tem ainda a palmilha feita do mesmo elastômero termoplástico, material totalmente reciclável.
O forro da palmilha é feito em couro natural, obtido através de processo de curtimento com taninos vegetais oriundos de florestas renováveis que não emprega metais pesados. Os resíduos oriundos deste processo de curtimento são biodegradáveis e totalmente compostados. Os resíduos líquidos são destinados para agricultura - sua aplicação vem recuperando a qualidade nutritiva e o pH do solo de propriedades produtivas da região, com resultados avalizados por análises semestrais e permanente acompanhamento dos órgãos de fiscalização.
O adesivo usado para colar o forro na palmilha é à base de água, produzido pela FCC, sem a utilização de solvente petroquímico em sua composição.
O cabedal (parte de cima do calçado) é feito em lona de algodão 100% natural com tingimento à base de água.
Todas as costuras também são feitas com o uso de linhas do mesmo tipo de algodão.
Os cadarços usados no protótipo da FCC são fabricados com fibras empregando resíduos sólidos reciclados de PET (polietileno tereftalato) oriundo da indústria de garrafas recicladas, colaborando para a redução do impacto ambiental e aumentando a vida útil do PET empregado neste componente.
(Com informações de Raquel Guimarães)

Nenhum comentário: