Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 5 de abril de 2011

Circuito Belgo Bekaert Nordeste promove "Parangolé"

Grupo Armatrux traz humor para as crianças com espetáculo inédito em Feira de Santana

O projeto Circuito Belgo Bekaert Nordeste continua a movimentar Feira de Santana com uma programação de espetáculos inéditos e gratuitos para toda a família. No sábado, 9, o Centro de Cultura Maestro Miro recebe o espetáculo circense "Parangolé", do Grupo de Teatro Armatrux, com apresentações às 10 e às 17 horas. Os convites poderão ser retirados na bilheteria do Centro de Cultura com até uma hora de antecedência. Desta quarta-feira, 6, a sexta-feira, 8, as apresentações do espetáculo serão fechadas para a participação de escolas públicas. "Parangolé" conta a história de duas palhaças, a apresentadora Brisa e sua assistente Maricota, que percorrem o país de bicicleta vendendo um produto de limpeza e vivenciam problemas com o uso incorreto da energia. Em meio às gargalhadas, o espetáculo transmite a mensagem da preservação do meio ambiente. Os atores surpreenderão a plateia com uma apresentação divertida e, ao mesmo tempo, informativa. Na sequência do Armatrux, a próxima atração do Circuito Belgo Bekaert Nordeste será o Cine Tela Brasil nos dias 4, 5 e 6 de maio, com a exibição do longa de animação "Desenrola" e de filmes infantis, em uma sala de cinema montada na praça João Havelange, na Cidade Nova. Em uma maratona cultural, o projeto contará, de março a dezembro, com mais de 100 apresentações gratuitas em praças, teatros e escolas públicas do município. A iniciativa é uma parceria com a Prefeitura de Feira de Santana e tem apoio da Fundação ArcelorMittal Brasil e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Ficha Técnica: Direção: Grupo Armatrux, Elenco: Janína Morse e Milena Pitombo, Texto e trilha sonora: Anderson Guerra, Cenários e figurinos: Eduardo Félix, Técnico de som: André Dulci, Técnico de montagem: Bruno Moreira, Produção: Grupo Armatrux

ARMATRUX 20 ANOS - O Armatrux, a exemplo de outros grupos mineiros, vem correndo o Brasil consolidando a importância das artes cênicas mineiras no país e encantando públicos de todas as idades. Fundado em 1991 a partir de um trabalho conjunto iniciado na antiga Escola Tangran - o Armatrux estreou nesse mesmo ano seu primeiro espetáculo "Acorda Aderbal". Já nessa montagem o grupo percorreu praças e ruas do país, revelando a mistura de linguagens que até hoje é referência no seu trabalho.

Foi logo no ano seguinte que surgiu a idéia de montar uma banda de bonecos e, junto com ela, o convite de uma banda de amigos para que o Grupo participasse da gravação de seu primeiro videoclipe. Parceria acertada, nasceram dois frutos: o repertório do espetáculo "Os Românticos", composto pelo então jovem desconhecido Samuel Rosa, e o hit "Let Me Try Again”, que ajudou a colocar o Skank nas paradas de sucesso. A notícia dessa trupe diferente e moderna chegou ao Rio de Janeiro em 1993, em uma temporada de dois meses no Circo Voador com os dois primeiros espetáculos do Grupo. O Armatrux, nessa mesma época, deu seu primeiro salto, abrindo o show acústico de Gilberto Gil sob aplausos de mais de 3.000 pessoas.

Teatro, música, bonecos, palhaços, circo. Rua. Palco. Galpões, palafitas e hospitais. A investigação artística em diferentes linguagens e espaços, e o espírito de compartilhamento e democratização de seu trabalho, sempre fizeram parte do DNA do Armatrux. Foi essa busca que levou o grupo, a partir da saída de seu primeiro diretor, a buscar novas e variadas parcerias com outros artistas e grupos. O primeiro deles foi Gabriel Guimard, recém chegado da França, que trazia em sua bagagem a experiência com a Cia. Philippe Genty. Ele dirigiu, a convite, o espetáculo "O Cortejo", numa parceria que rendeu também, no ano seguinte, a primeira versão de "Andarilhos do Repente". Foi mais ou menos nessa época que o Armatrux adquiriu seu caminhão furgão azul, batizado de Transportrux. Durante quatro anos, ele levou o grupo, e toda a sua parafernalha, para a Argentina, Uruguai, Paraguai, e de norte a sul do Brasil.

Em 2003, a história se repete: uma nova banda de bonecos é criada a partir da parceria com uma banda de sucesso. Dessa vez, o Pato Fu de John Ulhoa e Fernanda Takai, com a colaboração do músico Bob Faria e direção artística de Conrado Almada, dando vida ao espetáculo "Armatrux, a Banda". O show alcançou de imediato um enorme sucesso e popularidade, viajando por mais de 40 cidades de todo o Brasil.Em 2007, o Grupo realiza o desejo antigo de parceria com o diretor Eid Ribeiro, e volta aos palcos com a montagem "De Banda pra Lua", vencedora do Prêmio Cena Minas - Formação de Público, em 2007 e 2008. Hoje, 20 anos e muitos quilômetros de estrada depois, o Grupo já contabiliza mais de 1000 apresentações, 17 espetáculos, 3 curtas metragens, uma exposição e diversas premiações. Formado pelos atores Paula Manata, Eduardo Machado, Tina Dias, Cristiano Araújo e Raquel Pedras, o Armatrux mantém também uma oficina de bonecos, cenários e objetos de cena, além de uma equipe de produção e administração.

Em 2009, duas grandes novidades. A primeira delas é a abertura ao público do C.A.S.A - Centro de Arte Suspensa Armatrux, um espaço projetado em parceria com a Cia. Suspensa para ser a sede dos dois grupos, e que também vai abrigar um centro cultural aberto à comunidade. Apesar de ainda estar em obras, o C.A.S.A. já iniciou suas atividades com apresentações de espetáculos, cenas curtas, performances. A outra novidade foi a estréia de mais uma parceria com o diretor Eid Ribeiro: o espetáculo "No Pirex", voltado para o público adulto, e ganhador em 2010 dos Prêmios Simparc de Melhor Direção e Melhor Iluminação. "No Pirex" é mais uma daquelas deliciosas oportunidades de ver o Armatrux apresentar o que eles fazem de melhor: encantar, surpreender e se transformar mais uma vez.

(Com informações de Tamylla Rosa, pela Belgo, e Adilson Marcelino, Ellen Dias, Adriano Macedo, e Rodrigo Dutra pela Armatrux)

Nenhum comentário: