Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Embasa executa melhorias em Feira de Santana

Uso de tecnologia para equilibrar a pressão da água em diversos bairros


Válvula de pressão é colocada

Foto: Divulgação

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está instalando Válvulas Redutoras de Pressão (VRP) em diversos bairros de Feira de Santana. Esses equipamentos utilizam uma tecnologia que permite regular e controlar a pressão nas redes de abastecimento. Dessa forma, a VRP confere maior confiabilidade ao sistema de abastecimento, reduzindo as ocorrências de vazamentos nas redes de distribuição e as perdas físicas de água. Nove VRPs já estão em funcionamento e outras quatro devem entrar em operação nos próximos dias.
Os equipamentos foram instalados nos bairros Chácara São Cosme, Jardim Acácia e no setor de distribuição denominado Centro de Abastecimento, que abrange áreas do Tanque da Nação, Rua Nova, Feira IV e Calumbi. Segundo o gerente do Escritório Local da Embasa, José Neydson Eloy, os equipamentos vão permitir uma melhor distribuição da água nestes bairros. "Os pontos onde as válvulas estão sendo instaladas são os que apresentavam níveis de pressão na rede muito altos e isso agora vai se equilibrar", explica. Outro benefício é que haverá uma redução nas interrupções no abastecimento por motivo de manutenção corretiva.
Mudanças Os locais de instalação foram escolhidos após um estudo das pressões nas redes de abastecimento da cidade. Nos setores de abastecimento onde foram instaladas as válvulas, a pressão da água está se equilibrando gradativamente.
A Embasa está garantindo, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina, 10 mca (metro de coluna de água) de pressão na entrada do hidrômetro dos imóveis. Isso significa que a água chega às casas com pressão suficiente para subir até 10 metros, desprezadas as perdas de carga das tubulações internas. "Quem possui imóveis com reservatório acima dessa medida precisa ter reservatório inferior, com equipamento de bombeamento para o reservatório superior como preconiza o Decreto nº 3.060/94", explicou a engenheira civil da Embasa, Márcia Borges.
Macromedição Além da instalação de válvulas, a Embasa está implantando cinco macromedidores em redes de distribuição. Esses equipamentos fazem a medição do volume, vazão e pressão da água que passa pela rede, possibilitando um melhor controle operacional do sistema, uma vez que os dados são transmitidos através da Internet. A medida visa reduzir as perdas e agilizar ações corretivas quando necessárias.
(Com informações de Cássia Dias, da Assessoria de Comunicação da Embasa - Unidade Regional de Feira de Santana)

Nenhum comentário: