Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Conheça os artistas participantes do primeiro dia da Semana do Quadrinho Nacional na Bahia

Um time de quadrinhistas participará da primeira mesa da Semana do Quadrinho Nacional na Bahia. O bate-papo se iniciará às 18 horas de quinta-feira, 27, e será seguido de lançamento de HQs dos autores presentes.
Autores presentes à mesa de debate

1. Luis Augusto
Luis Augusto C. Gouveia nasceu em Salvador, no dia 3 de fevereiro de 1971. Antes de sua formatura em Arquitetura e Urbanismo, em 1994, já trabalhava com arte-educação em escolas da Bahia. Como quadrinista, trabalhou com Ziraldo, fazendo histórias para a revista "O Menino Maluquinho", da Editora Abril, e publicou, em 1989, a tira "Liu e o Mágico do Sobaco", no jornal "A Tarde", de Salvador. Em 1995, recebeu Menção Honrosa no 1º Concurso Nacional de Histórias em Quadrinhos da Academia Brasileira de Artes, em São Paulo. Fez, também, ilustrações em Nova York e desenho animado em São Paulo. A partir de sua experiência em salas de aula, nasceu o "Fala Menino!". Da percepção lógica de que a infância é um momento de fantasia, alegria, aventuras e brinquedos, mas, também, de descobertas, perigos, questio-namentos, medos, dor. Hoje, seus quadrinhos são lidos em todo o país. O "Fala Menino!" é parceiro do Unicef, premiado com menção honrosa no Primeiro Prêmio Ibero Americano de Comunicação pelos Direitos das Crianças, em 1999.
2. André Leal
Trabalha com quadrinhos há nove anos, e publicou HQs em coleções como a "Front" da editora Via Lettera, desenhando os mais diversos gêneros, e ficando inclusive em terceiro lugar no Salão do Piauí de 2009, na categoria desenho para quadrinhos.
3. Valmar
Quadrinista, músico e educador, começou a fazer quadrinhos nos anos 80, em fanzines sobre super-herois. Participou da Associação de Quadrinistas da Bahia (AQB), grupo de fanzineiros que se reuniam para troca de idéias e experiências. Participou de fanzines, publicou quadrinhos na revista "Crau", da extinta "Impression", quadrinhos eróticos pela 2M ("Brazil" e "HQ Brazil"), e no núcleo de pesquisa da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde se formou como bacharel em Artes Plásticas, participou de vários salões de humor nacionais e internacionais (como a 4th Cartoons Undercover na Bélgica e o XXX Salão de Piracicaba), trabalhou como free lancer para algumas agências publicitárias em Salvador como ilustrador. Publicou HQs pela Editora Júpiter II (antiga SM) nas revistas "Boca do Inferno" e "Raio Negro". Atualmente faz parte do Coletivo HQ Inpendente Bahia/ Área 71, tendo publicado a revista "Área 71".
4. Sidney Carvalho
É bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), ilustrador, arte-finalista e quadrinhista. Foi cartunista do jornal "Correio da Bahia", de Salvador, e participou de vários salões de humor do Brasil e do exterior. Durante dez anos, trabalhou como desenhista da equipe do Estúdio Cedraz, do cartunista baiano Antônio Cedraz, onde ilustrou histórias em quadrinhos da premiada "Turma do Xaxado". Em 2010, lançou a coleção "Miudins - 30 Anos de Periferia", o seu primeiro projeto pessoal e autoral. A coleção consiste numa seleção de tirinhas em quadrinhos dos "Miudins".
5. Leandro Pessoa
É jornalista, músico e professor, responsável pelos roteiros da tira "Metous". A tirinha, que pode ser lida no "Blog do Metous", é uma HQ de situações cotidianas. A tira também é publicada no site "Hempadão", no portal da Eletrocooperativa, no zine "O Fino da Massa".
6. André Betonnasi
Professor da Universidade do Estado da Bahia no curso de Desenho Industrial. Possui graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Especialização em Metodologia de Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2003). Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2006). Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2010). Pesquisador na área de Comunicação e Cultura, com ênfase nos aspectos narrativos das histórias em quadrinhos. Atua como pesquisador nos seguintes temas: Histórias em Quadrinhos, Narrativas Visuais (Fotografia e Quadrinhos), Texto/Imagem, Sintaxe Visual, Mangá, Tipicidade do Herói e Mito. Coordenador do Laboratório de História em Quadrinhos do DCET-Uneb. Criador da revista em quadrinhos "Tudo Com Farinha".
7. Hector Salas
Publicitário formado pela Universidade Católica de Salvador. Acumula prêmios importantes em Publicidade, Design gráfico e ilustração, a exemplo das marcas do carnaval de Salvador em 2001 e 2007, e possui trabalhos expostos em vários países. Tem passagem por diversas agências de publicidade e assessorias de imprensa. Foi colaborador dos jornais "Pasquim 21" e "Brazilian Press". Recentemente foi vencedor do primeiro concurso GAG de Tiras, promovido pela Editora Marca de Fantasia, tendo seu trabalho impresso como forma de premiação.
Fonte: Equipe da Semana do Quadrinho Nacional
www.semanahqba.wordpress.com

Nenhum comentário: