Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sábado, 1 de janeiro de 2011

Cinco anos sem Pedro Roberto

(29.06.1950-01.01.2006)
Uma das últimas fotos de Pedro Roberto, ao lado do quadro "Rapsódia em Setembro", trabalho em tinta acrílica então inacabado
Foto: Arquivo Blog Demais
Neste primeiro dia do ano, a passagem de cinco anos de morte do artista plástico Pedro Roberto.
Pedro Roberto Boaventura de Oliveira nasceu em 29 de junho de 1950, em Angico, distrito de Mairi, na Bahia. Filho da professora Hilda Pereira Boaventura de Oliveira (já falecida) e do comerciante Carlos Simões de Oliveira, sendo o oitavo filho do casal. Aos dois anos de idade veio morar em Feira de Santana e, desde criança mostrou muito interesse por trabalhos manuais, desenhos e um conhecimento especial sobre cinema, na época, o grande divertimento da garotada.
Aos 16 anos, com incentivo de sua mãe, foi trabalhar com o arquiteto Amélio Amorim, então, o mais renomado da cidade, onde aprendeu desenho técnico, tornando-se logo, um dos mais requisitados nessa área. Com a dupla de arquitetos José Monteiro Filho e Juraci Dórea continuou desenhista até o início dos anos 70, quando prestou vestibular em Salvador, cursando Artes Plásticas na Universidade Federal da Bahia (Ufba), até 1976.
Em 1973, realizou sua primeira exposição individual, no Clube de Campo Cajueiro, em Feira de Santana, denominada “Realismo Fantástico”, que obteve repercussão imediata, tanto na parte comercial como na mídia especializada, recebendo citação em matéria da conceituada crítica Matilde Matos, do “Jornal da Bahia”.
Paralelamente, em Salvador, trabalhou com vários arquitetos, entre eles Itamar Batista, Geraldo Gordilho, Luiz Humberto Carvalho e Neilton Dórea.
Até o final dos anos 80, realizou dezenas de exposições individuais, participou de salões e coletivas, criou cartazes (duas vezes para a Micareta de Feira de Santana) e figurinos para teatro, decoração para eventos, murais, além de cenários para desfiles de moda e peças teatrais.
Aos 30 anos de idade foi morar no Rio de Janeiro e, em 1982, mudou-se para São Paulo, onde abriu o atelier “Garagem 957” juntamente com a designer de jóias Jeanette Pires.
Em 1988, foi convidado pelo estilista Ney Galvão para mostrar seusquadros no programa “Veja o Gordo” e indicado pelo mesmo para ser cenógrafo no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Ele trabalhou dezesseis anos na emissora, até 2004, exercendo os cargos de assistente de Cenografia, cenógrafo, chefe de Cenografia, gerente de Contra-Regra, gerente de Cenografia & Contra-regra, gerente de Cenografia & Figurino e como coordenador de Cenografia & Figurino.
Vitimado por um câncer, ele voltou para Feira de Santana em dezembro de 2004, depois de ter se submetido a uma delicada cirurgia. Nesta cidade, fez tratamento de quimioterapia e radioterapia. Realizou a que seria sua última exposição, “Faces”, de desenhos, na Galeria de Arte Carlo Barbosa. Em setembro de 2005, com o recrudescimento da doença, ele voltou para São Paulo, onde faleceu em 1º de janeiro de 2006. Seu corpo veio para Feira de Santana, onde foi sepultado no dia seguinte, 2 de janeiro, no Cemitério Piedade.

2 comentários:

CLEUZA disse...

Sr. Redator
Que saudade imensurável, do amigo que vi crescer,não só como homem,mas como artista renomado.Foi difícil lê todo artigo,baseando-se na sua biografia.Foi difícil, pelo amor que devoto a esta família, feirense de coração, e alguns membros, conterrâneos de raiz.Mairi,cidade que marcou uma leva de estudantes, que hoje são grandes profissionais.Amo-os.Vivo dos momentos imorredouros que povoam meu coração.Pedro Roberto!quantos papos gratificantes!Mas,como diz um certo filósofo: "SAUDADE É O AMOR QUE FICA".Portanto,com certeza vc deixou.Abraços a toda família,em especial a sua irmã MARIA LÚCIA FONSECA,amiga inseparável.Mesmo distante, e às vezes silentes, somos unidas por um liame eterno: MINHA ADORÁVEL COMADRE LÚCIA!As lágrimas sentidas e retidas, servem para alimentar lembraças que jamais se apagarão.Beijos.

Mariana disse...

A saudade é muito grande mesmo...entendo perfeitamente o que a família deve estar sentindo.