Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Filmes em Exibição no Orient Cineplace

Roteiro - Período de 1 a 7 de outubro

LANÇAMENTO NACIONAL
COMER, REZAR, AMAR
(Eat, Pray, Love), de Ryan Murphy, 2010. Com Julia Roberts, Javier Bardem, Richard Jenkins, Viola Davis, Billy Crudup e James Franco. Drama. Liz Gilbert tinha tudo o que uma mulher moderna sonha em ter. Marido, casa, carreira bem-sucedida. Mas, ainda assim, ela está confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, ela sa arrisca tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada ao redor do mundo. Em suas andanças, descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália, o poder da oração na Índia, e a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali. Não recomendável para menores de 12 ano. Duração: 140 minutos. Horários: 13 horas (somente neste sábado e no domingo), 15h45, 18h30 e 21h20. Sala 4 (264 lugares).
CONTINUAÇÕES
NOSSO LAR
, de Wagner de Assis, 2010. Com Renato Prieto, Othon Bastos e Rosanne Mulholland. Drama espírita. Ao abrir os olhos, André Luiz sabe que não está mais vivo, embora sinta fome, sede, frio, ele percebe que não pertence mais ao mundo dos encarnados. As dúvidas e as dores intensificam-se. Que destino seria esse? Em quinta semana. Não recomendável para menores de 10 anos. Duração: 112 minutos. Horários: 14 horas, 16h20, 18h40 e 21 horas. Sala 1 (243 lugares).
GENTE GRANDE (Grown Up), de Dennis Dugan, 2010. Com Adam Sandler, Chris Rock, Kevin James, Salma Hayek e Maria Bello. Comédia. Passados trinta anos da formatura no colégio, um grupo de cinco amigos decide se reunir novamente para passar o final de semana durante o feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos (4 de Julho). Em segunda semana. Cópia dublada. Não recomendável para menores de 12 anos. Duração: 103 minutos. Horários: 14h40, 16h50, 19 horas e 21h10. Sala 2 (160 lugares).
RESIDENT EVIL 4: RECOMEÇO (Resident Evil 4: Afterlife), de Paul S. W. Anderson, 2010. Com Milla Jovovich, Ali Larter e Sienna Guilroy. Terror. Num mundo arruinado por uma infecção viral que transformam as pessoas em zumbis, Alice continua sua jornada em busca de sobreviventes. Sua batalha contra a corporação Umbrella alcança seu nível mais mortal, mas ela agora vai contar com a inesperada ajuda de um velho amigo. Juntos eles tentam liderar os não infectados até Los Angeles, mas lá também encontram a cidade tomada por zumbis. Em terceira semana. Não recomendável para menores de 16 anos. Duração: 97 minutos. Horários: 13h20 (somente neste sábado e no domingo), 15h25 e 19h25. Sala 3 (167 lugares).
O ÚLTIMO EXORCISMO (The Last Exorcism), de Daniel Stamm, 2010. Com Patrick Fabian, Ashley Bell e Iris Bahr. Terror. Pai de família pede ajuda ao reverendo Cotton Marcus, certo de que sua filha adolescente está possuída por um demônio que deve ser exorcizado antes que uma tragédia inimaginável aconteça. Em segunda semana. Não recomendável para menores de 14 anos. Duração: 87 minutos. Horários: 17h30 e 21h30. Sala 3.

ENDEREÇO E TELEFONE
Orient Cineplace - Multiplex do Boulevard Shopping, telefax 3225-3185 e telefone 3610-1515 para saber informações sobre programas e horários.
(Com informações do Departamento de Marketing da Orient Cinemas)
Por Thaís Oliveira

"Vai Deixar?"

O segundo turno está aí!
O Blog Demais divulga o novo funk "Vai Deixar?", no link:
http://bit.ly/funkvaideixar
Dá pra colocar embed se você gostar!
Olha o tumblr do "Vai Deixar?" aí:
http://vaideixar.tumblr.com/
Fonte: Rede Mobiliza (redemobiliza@gmail.com)
Por Thomas Oliveira

Última caminhada de Graça Pimenta

A candidata a deputada estadual Graça Pimenta (PR), pela coligação "Mais Ação, Mais Bahia", participa na noite desta quinta-feira, 30, a partir das 19h30, de caminhada no bairro George Américo. Esta será a última caminhada da campanha, "rumo à vitória no dia 3 de outubro".
(Com informações da Assessoria de Graça Pimenta)
Por Thaís Oliveira

Metas do 2º quadrimestre de 2010 debatidas na Câmara

A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou na manhã desta quinta-feira, 30, no plenário da Casa, audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, para avaliar o cumprimento das metas fiscais do Poder Executivo, referente ao 2º quadrimestre de 2010.
O evento foi conduzido pela presidente da referida Comissão, vereadora Cíntia Machado, que compôs a mesa ao lado do secretário da Fazenda, Wagner Walter Gonçalves dos Santos (Foto: Reprodução), e do vereador Justiniano França.
O secretário Wagner Gonçalves apresentou o demonstrativo de avaliação e cumprimento das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2010. Ele tratou de vários assuntos, dentre eles: execução orçamentária das receitas e despesas, comparativo das receitas do 2º quadrimestre entre 2009 e 2010, relatório de gestão fiscal, receita corrente líquida, despesa com pessoal ativo, despesa com pensionistas e inativos, limite de endividamento, resultado primário e resultado nominal.
Conforme os números apresentados na audiência pública, Feira de Santana está cumprindo plenamente os princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
A audiência cumpriu dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina esse procedimento a cada quadrimestre por parte do Legislativo e do Executivo.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)
Por Thomas Oliveira

8º Festival Internacional de Cinema Infantil





1. "Iep!"
Foto: Victor Arnolds
2. "Plumíderos"
Foto: Divulgação

Extensa programação a preços populares e reúne filmes inéditos do Brasil e do exterior, oficinas e debates

Entre os dias 22 e 31 de outubro, o Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici) levará mais de 90 filmes para as salas de cinema da Rede Cinemark em Salvador e Aracaju, entre inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV e mostras especiais além de oficinas de cinema de animação e debates.
O Fici foi aberto no Rio de Janeiro e Niterói, entre 27 de agosto e 5 de setembro, e passou ainda por Brasília (3 a 12 de setembro), São Paulo e Campinas (10 a 19 de setembro), e Belo Horizonte (17 a 26 de setembro). No Recife (de 8 a 17 de outubro). A programação completa do festival está no site http://www.fici.com.br/.
O Programa Internacional traz títulos inéditos de diversos países em versão dublada e faz um pequeno panorama do cinema direcionado às crianças. Os destaques ficam para o longa holandês "Iep!", vencedor de prêmios internacionais, como o de Melhor Filme no Festival de Cinema Infantil de Montreal, e para a animação francesa "O Segredo de Eleonor", dirigida por Dominique Monféry, que recebeu menção honrosa no Annecy International Animated Film Festival. Um longa-metragem sem diálogos mostra para pequenos espectadores a força da narrativa do cinema húngaro: "Perdidos na Galáxia".
Na "Pré-Estreia Brasil", será apresentado "Antes Que o Mundo Acabe", de Ana Luiza Azevedo, direcionado aos novos jovens produzido pela casa de cinema de Porto Alegre, que arrematou seis prêmios no Festival de Paulínia e o prêmio Itamaraty de Melhor Longa de Ficção da 33ª Mostra de Cinema de São Paulo.
Grande sucesso do Fici, a sessão "Dublagem ao Vivo" recebe nesta edição dois filmes inéditos, proporcionando a chance de conhecer melhor o trabalho dos dubladores. Em Salvador serão exibidos o argentino "Plumíferos", com supervisão artística de Juan José Campanella e o alemão "Amigos Para Sempre".
Dentro do festival acontece o Prêmio Brasil de Cinema Infantil que exibe curtas-metragens direcionados ao público infantil em mostras competitivas e não-competitivas. Com objetivo de estimular a produção de filmes, em parceria com o Grupo Labocine/Cinema, o Fici premiará os melhores curtas de ficção e animação. Cada um deles receberá o troféu do Prêmio Brasil de Cinema Infantil e R$ 5 mil em serviços de laboratório.
Pluralidade cultural
A pluralidade cultural continua através de "Histórias Portuguesas" (Viva a Língua Portuguesa!) - uma série de curtas-metragens produzidos em Portugal e em "Histórias Preciosas", série de contos animados que exploram informações e descrições sobre diversas regiões do país. Estas histórias foram produzidas pelo primeiro estúdio de animação privado da Rússia e estão na sessão "Se Você Ainda Não Viu" que também conta com "Barry e a Banda das Minhocas" e "A Turma da Mônica - Uma Aventura no Tempo".
O Fici traz também uma seleção especial de filmes em 3D com o vencedor do Oscar de melhor animação deste ano "Up! Altas Aventuras", "Batalha por T.E.R.A." e "Toy Story 3", que encerra a consagrada franquia da Pixar.
Na "Sessão Clássicos", o Fici dá a chance aos mais jovens de conhecer e aos mais velhos de recordar grandes filmes. Nela estão "Kiriku e a Feiticeira" (1998), vencedor de onze prêmios incluindo o Annecy e o British Animation Awards e o longa brasileiro "Super Colosso - A Gincana da TV Colosso" (1995), de Giba Assis Brasil e Laerte Coutinho, composto pelos cartunistas Angeli, Laerte, Glauco, Luiz Gê, Fernando Gonsales, Newton Foot, Gilmar Rodrigues, e Flávio Luiz, baseado no programa de TV exibido pela Rede Globo durante a década de 90.
Outra pré-estréia especial será do filme "O Segredo de Kells", dirigido por Tomm Moore e exibido na programação do Fici no ano passado. Depois de levar oito prêmios internacionais, foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Longa-metragem de Animação deste ano e ganhou distribuição no Brasil pela Imagem Filmes, voltando, assim, ao evento que o divulgou com exclusividade.
O programa "Novos Jovens" desconstrói em filmes os conflitos naturais da pré-adolescência. Estes filmes mostram que independente do local onde vivem as crianças, elas tem novas motivações e muitas delas em comum. Filmes como "Karla e Jonas" (sequência de "Karla e Katrine", exibido na última edição do Fici), "Antes Que o Mundo Acabe" e "As Pequenas Selvagens" (prêmio de Melhor Comédia Juvenil do Undine Awards, na Áustria) retratam esta fase. As sessões são híbridas e receberão turmas escolares com a mesma faixa etária dos protagonistas, acompanhadas pela pedagoga do Festival, Lilia Levy. Para participar, entre em contato através do e-mail contato@fici.com.br.
O projeto "A Tela na Sala de Aula" traz esse ano a parceria com a Centre National du Cinéma Et De L'Image Animée, que implementou, desde 1989, na França, três dispositivos para proporcionar aos alunos, desde o maternal até o vestibular, uma verdadeira educação artística na área do cinema e do audiovisual. O Fici exibe cinco filmes deste projeto para alunos de escolas públicas e particulares e disponibiliza além de 5 mil mil ingressos gratuitos, extenso material pedagógico para os professores para futuras atividades.
Nas sessões das mostras "O Pequeno Jornalista" e "O Pequeno Cientista", alunos poderão debater com um jornalista e um cientista, respectivamente, após a exibição dos filmes "Iep!" e "Perdidos na Galáxia" e tirar todas as dúvidas surgidas sobre assuntos tratados nos filmes.
Por fim, os pequenos poderão se divertir e aprender nas oficinas de cinema de animação, antes ou após as sessões, sobre as técnicas utilizadas em filmes de animação. As atividades poderão ser vistas posteriormente em nossa página no Youtube.
O Festival Internacional de Cinema Infantil também promoveu em agosto, no Rio de Janeiro, o fórum "Pensar a Infância" pelo segundo ano consecutivo, onde realizadores, espectadores e incentivadores tiveram a oportunidade de discutir o cinema para crianças e jovens, abrindo espaço para ideias e reflexões sobre o mercado cinematográfico brasileiro e internacional. Para o fórum Pensar a Infância, foram convidados profissionais que emprestam suas experiências sobre a criação, produção e distribuição de conteúdo.
Destaque
O grande destaque vai também para a "Sessão Especial - Curta Baianos" que exibe os curtas metragens de produção local. Um desses curtas é "Miúda e o Guarda-Chuva", com direção de Amadeu Alban e Jorge Alencar, que conta a história de Thainie, uma garota que alimenta sua planta carnívora com formigas que, cansadas de serem caçadas, fazem um plano secreto cheio de fenômenos extraordinários, sombrinhas e poesia.
O cineasta Amadeu Alban também apresenta "Camila e o Espelho", falando sobre uma menina que vive insatisfeita, se achando estranha e colecionando defeitos. O que ela não sabe é que, apesar de achar que ninguém a entende e dela própria não se entender, fatos marcantes e inesquecíveis estão prestes a acontecer.
Em "Doido Lelé", de Ceci Alves, Caetano adora cantar no rádio e para isto, enfrenta o terrível gongo no programa de calouros e a ira do pai, que não aceita isso de jeito nenhum. Apesar disso, é o pai que acaba lhe dando uma grande idéia e o caminho para o sucesso. Por fim, "Carreto", com direção de Cláudio Marques e Marília Hughes, narra a história de Tinho, que trabalha com um carrinho de mão transportando mariscos e colhendo cajus. Um dia conhece Stephanie que adora desenhar e tem dificuldade para andar. Eles ficam tão amigos que ele fará tudo o que puder para ajudá-la.
O Festival já apresentou até hoje um total de 246 filmes, que levaram mais de 700 mil crianças às salas de cinema, com grande percentual de participação de alunos de escolas públicas e projetos sociais na programação especial "A Tela na Sala de Aula".
O Festival Internacional de Cinema Infantil é apresentado em Salvador pelo BNDES e é dirigido por Carla Esmeralda e Carla Camurati.
Mais Informações em: http://www.fici.com.br/
(Com informações de Davi Nogueira, da Assessoria de Imprensa Local - Salvador)
Por Thomas Oliveira

Tuna Espinheira filma Anísio Teixeira

Cineasta Tuna Espinheira, historiador Luis Henrique Dias Tavares e Nide Nobre, representante da Secretaria de Educação da Bahia, que assessora as filmagens
Foto: Divulgação

Tuna Espinheira, um dos mais profícuos documentaristas baianos, com uma filmografia que conta quase duas dezenas de títulos - na ficção, ele incursionou em apenas dois filmes, "Cascalho" seu primeiro longa-metragem, e o curta "O Cisne Também Morre" -, está agora realizando um documentário sobre o eminente educador baiano Anísio Teixeira.
Na segunda-feira, 27, Tuna rodou as últimas sequências do documentário. O historiador Luis Henrique Dias Tavares é um dos depoentes e guias deste filme.
Tudo leva a crer, baseado nos fartos materiais colhidos e garimpo em documentação de arquivo, que este trabalho redunde em um filme de longa-metragem, conta o cineasta. "Para chegar lá, o problema é só uma questão de orçamento. O futuro a Deus pertence!", afirma.
Por Thomas Oliveira

"Comer, Rezar, Amar" em lançamento nacional

Julia Roberts em "Comer, Rezar, Amar", em lançamento nacional
Foto: Divulgação
"Comer, Rezar, Amar" (Eat, Pray, Love), de Ryan Murphy, é o lançamento nacional desta primeira semana do antepenúltimo mês do ano, no Orient Cineplace, a partir desta sexta-feira, 1º de outubro.
Baseado em beste-seller autobiográfico de Elizabeth Gilbert, "Comer, Rezar, Amar", o filme como o livro ensina que existe mais de uma maneira de levar a vida.
Liz Gilbert (Julia Roberts) tinha tudo o que uma mulher moderna sonha em ter. Marido, casa, carreira bem-sucedida. Mas, ainda assim, ela está perdida, confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, ela sai da zona de conforto, arriscando tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada ao redor do mundo que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. Em suas andanças, descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália, o poder da oração na Índia, e a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali.
Ainda no elenco: Javier Bardem, Richard Jenkins, Viola Davis, Billy Crudup e James Franco.
Enquanto isso, continuam em cartaz: o filme brasileiro de temática espírita "Nosso Lar", em quinta semana; o filme de terror “Resident Evil: O Hóspede Maldito”, em terceira semana; a comédia “Gente Grande”, e outro filme de terror, "O Último Exorcismo", ambos em segunda semana.
Por Thomas Oliveira

"O segundo turno é a maior probabilidade!"

De César Maia
1. O Datafolha divulgou sua última pesquisa com uma pequena diferença a favor de Dilma para se chegar ao segundo turno. Para este Ex-Blog, a tendência continua a mesma. Em pesquisa de campo, na terça e quarta (Nova Iguaçu, Pavuna, Bangu e Itaguaí), se comprovou que o voto evangélico vai migrando para Marina lentamente, mas de forma clara.
2. A inibição em abrir o voto, especialmente das mulheres evangélicas, explica porque o Datafolha não pôde identificar a progressão da tendência. Mas ela pode ser avaliada qualitativamente nas ruas através de conversas que o entrevistador não pode fazer para manter a distancia do pesquisado.
3. O fato mais evidente é a iniciativa de Dilma em procurar ontem, lideranças religiosas -evangélicas e católicas - e tentar se justificar sobre o aborto. Em política, quem se explica, se fragiliza; quem não "joga com as brancas", perde.
Fonte: "Ex-Blog do César Maia"
Por Thomas Oliveira

ACM Neto cresce na reta final

No próximo domingo, 3 de outubro, hora de votar no 2526 para que ACM Neto (DEM) possa continuar a defender a Bahia na Câmara Federal. A campanha de Neto segue a todo vapor.
No sábado, 25, uma caminhada (Foto: Divulgação) mostrou que Salvador está com Neto, o deputado que mais trouxe verbas federais para a capital nos últimos dois anos.


Clique:
Por Thomas Oliveira

Tributo ao maestro Guinú












Clique na imagem para ampliar

Morre Tony Curtis

Tony Curtis e Jack Lemmon ladeando Marilyn Monroe em "Quanto Mais Quente Melhor"
Foto: Reprodução
Faleceu na quarta-feira, 29, aos 85 anos, o ator americano Tony Curtis. A causa da morte foi uma súbita parada cardíaca, conforme informou sua filha, a atriz Jamie Lee Curtis.
Ao longo de sua carreira, Curtis se notabilizou como galã em Hollywood. Estrelou filmes famosos, como "A Embriaguês do Sucesso", "Quanto Mais Quente Melhor", "Trapézio", "Spartacus". Foi indicado ao Oscar como Melhor Ator, por "Acorrentados", em 1959.
Foi casado seis vezes, sendo que o matrimônio mais celebrado foi o com a atriz Janet Leigh. Com ela teve duas filhas, Jamie Lee e Kelly Curtis.
Filmografia
"Brutalidade" (Criss Cross), 1949
"Winchester '73" (Winchester '73), 1950
"O Filho de Ali Babá" (Son of Ali Baba), 1952
"Houdini - O Homem Miraculoso" (Houdini), 1953
"O Escudo Negro de Fallworth" (The Black Shield of Falworth), 1954
"A Máscara Púrpura" (The Purple Mask), 1955
"Trapézio" (Trapeze), 1956) - filme que inaugurou o Cine Íris com o sistema CinemasScope, em 1958
"A Embriaguês do Sucesso" (Sweet Smell of Success), 1957
"Os Vikings" (The Vikings), 1958
"Acorrentados" (The Defiant Ones) 1958
"De Folga Para Amar" (The Perfect Furlough), 1958
"Quanto Mais Quente Melhor" (Some Like It Hot), 1959
"Quem Era Aquela Pequena?" (Who Was That Lady?), 1960
"Spartacus" (Spartacus), 1960
"Pepe" (Pepe), 1960
"O Grande Impostor" (The Great Impostor), 1961
"Taras Bulba" (Taras Bulba), 1962
"40 Quilos de Confusão" (40 Pounds of Trouble), 1962
"A Lista de Adrian Messenger" (The List of Adrian Messenger), 1963
"Pavilhão Sete" (Captain Newman, MD), 1963
"Quando Paris Alucina" (Paris, When It Sizzles), 1964
"Adeus Charlie" (Goodbye Charlie), 1964
"O Sexo e a Moça Solteira" (Sex and the Single Girl), 1964
"A Grande Corrida" (The Great Race), 1965
"Boeing Boeing" (Boeing Boeing), 1965
"Não Faça Ondas" (Don't Make Waves), 1967
"O Estrangulador de Boston" (The Boston Strangler), 1968
"Lepke" (Lepke), 1975
"O Conde de Monte Cristo" (The Count of Monte Cristo), 1975
"O Último Magnata" (The Last Tycoon), 1976
"Casanova & Cia" (Casanova & Co.), 1977
"Manitou" (The Manitou), 1978
"Tarzan em Manhattan" (Tarzan in Manhattan), 1989
"Nu em Nova York" (Naked in New York), 1993.
Por Thomas Oliveira

Igreja Universal do Reino de Deus prega a favor do aborto

Estou chocada! Não se trata simplesmente de ser contra ou a favor do aborto, mas do papel que esse IMBECIL desempenha na sociedade brasileira, na influência que ele tem sobre uma contigência enorme de pessoas.
Ele não tem qualquer senso de responsabilidade, de cidadania, de humanidade! Como um ser abjeto desse consegue permanecer tendo voz autorizada (pelo Estado) no centro do poder, disseminando aberrações, explorando a inocência das pessoas, interfernindo negativamente na estruturação das classes sociais - pregando o naturalismo das injustiças sociais, o determinismo já falido e o crime mais covarde como solução para a sucessão de crimes que o sistema impõe às relações humanas a todo momento ?!
Não denomino o aborto crime atribuindo automaticamente à mulher que se submete ao ato a condição de criminosa. O crime, neste caso, deve ter uma conotação mais ampla, que envolve uma conjuntura, pois raramente uma mulher arranca de si o seu melhor (ser mãe) por razões que se expressam exclusivamente pela sua vontade. A maioria das mulheres que fazem ou fizeram aborto o fazem movidas pela convicção de que a vida que a sociedade (a família, o companheiro, o próprio Deus ) disponibilizaria àquele filho não seria digna de valer à pena.
Negação da vida, falência do antropocentrismo, apoteose do caos. Eis a essência da apologia à morte, essa concepção de hierarquia parasitária que se alimenta de horror e condensa os discursos absurdos dos tiranos!
Que horror! Que tristeza, perceber que o Brasil está pagando o preço por sua secular negligência com a educação do seu povo! Somente a mais profunda ignorância e a mais profunda desumanização podem justificar os domínios ideológicos que sustentam o nosso famigerado Estado e a nossa decadente sociedade...
Por Vera Márcia Lopes
Assista ao vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=PtDd9OEKyvI&

Vídeo em que Dilma Rousseff defende o aborto

NÃO TENHO A MENOR INTENÇÃO DE ENTRAR NO MÉRITO, MAS A CANDIDATA DIZ AGORA QUE JAMAIS FOI A FAVOR DO ABORTO. NÃO É VERDADE!
ESTÁ AÍ O VÍDEO PARA QUEM QUISER VER E OUVIR O QUE ELA FALA SOBRE O ABORTO.
http://www.youtube.com/watch?v=dxoSm0Fcfl0&feature=related
Enviado por Mario Jorge Tenório Fortes

Dilma defende aborto

Deu no "Blog Reinaldo Azevedo":
Aqui, a verdade sobre Dilma e o aborto. Não é um boato anônimo da Internet. Ela defendeu a legalização

Se a página não for tirada do ar, a entrevista em que a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, defende a legalização do aborto está aqui. Foi concedida a Carla Gullo e Maria Laura Nevesm da revista Marie Claire. O título é “A mulher do presidente”. Eu cometi um engano aqui. Havia escrito que a entrevista era de 2007. Não é, não! É de abril de 2009, há pouco mais de um ano.
Dali a alguns meses, a Casa Civil tornaria publico o decreto com o Programa Nacional dos Direitos Humanos, que trazia a legalização do aborto como um… “direito humano”, o que certamente assombra as áreas da política, da filosofia, da religião, da moral e da lógica. E Dilma estava muito à vontade porque, como se nota, falava com interlocutoras que concordavam com ela.
Quando as tais “pesquisas qualitativas” indicaram que essa opinião poderia não trazer votos e até tirar, então a “mulher do Lula” resolver mudar de idéia e se comportar como “a mulher do pastor” - não dá pra dizer “mulher do padre” porque não fica bem…
Então não venham agora alguns coleguinhas escrever coisas como: “O PT combate o boato de que Dilma defende a legalização do aborto…” Ou: “Há uma corrente na Internet segundo a qual Dilma defenderia a legalização do aborto”…
Calma lá!
Em abril do ano passado, já candidata oficiosa, Dilma defendeu a legalização do aborto. Não é boato! O futuro do pretérito, a depender do caso, pode ser só o tempo verbal da história reescrita.
Trecho da revista:
MC - Uma das bandeiras da Marie Claire é defender a legalização do aborto. Fizemos uma pesquisa com leitoras e 60% delas se posicionaram favoravelmente, mesmo o aborto não sendo uma escolha fácil. O que a senhora pensa sobre isso?
DR - Abortar não é fácil pra mulher alguma. Duvido que alguém se sinta confortável em fazer um aborto. Agora, isso não pode ser justificativa para que não haja a legalização. O aborto é uma questão de saúde pública. Há uma quantidade enorme de mulheres brasileiras que morre porque tenta abortar em condições precárias. Se a gente tratar o assunto de forma séria e respeitosa, evitará toda sorte de preconceitos. Essa é uma questão grave que causa muitos mal-entendidos.
Por Thomas Oliveira

Dilma não possui parentes?

De Jorge Roriz, da rede "Blogs Pela Democracia":
Aceite um desafio: Procure na web, nos jornais, onde você quiser UMA FOTO da Dilma com
1) Seu pai
2) Sua mãe
3) Sua filha
4) Seu irmão ou
5) Quaisquer de seus dois maridos.
Por incrível que pareça, é difícil encontrar a dita cuja... Apenas uma fotinha!
Dá o que pensar, né não? Que mulher é essa com mais de 60 anos que não possui uma foto divulgada com seus mais queridos e/ou mais queridas?
A foto recente com o netinho foi preparada para a campanha. Não vale!
Por Thomas Oliveira

Uma e outra informação

Com o jornalista Dimas Oliveira no "estaleiro" desde a tarde de sexta-feira, 24, o Blog Demais ficou fora do ar durante cinco dias.
Muitas coisas aconteceram nesse período e nem todas serão tratadas neste espaço. Centenas de mensagens foram recebidas com informações, relevantes ou não, e não tem mais sentido serem publicadas.
Dimas agradece a todos que se preocuparam com o estado de saúde dele, aos que o visitaram no leito do hospital, aos que o confortaram com mensagens. Ele está bem, mas precisa de repouso.
Enquanto isso, como já disse, estarei postando uma e outra informação.
Thomas Rabelo, filho

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Faleceu Amadeu Pitanga

Transcrito do "Blog Por Simas":

Faleceu Amadeu Pitanga de Jesus.
Mas do que motorista da Rádio Sociedade de Feira de Santana, um pedaço importante da própria emissora.
Tão importante como o fundador Pedro Matos, os capuchinhos Hermenegildo, Aureliano e Ambrósio os profissionais Edval Souza, Dorival Oliveira, e dona Marinalva todos já no "andar de cima".
O corpo de Amadeu, conforme anunciou há pouco o frei Monteiro, será velado ao lado da Igreja Santo Antônio, dos Frades Capuchinhos.
- Amadeu era também um "capuchinho" - reconheceu o frei ...
Um minuto de silencio, por favor.
Por Thomas Oliveira

Feira de Santana no ar

Feira de Santana foi motivo de reportagem no "JN no Ar", na noite desta quarta-feira, 29, na Rede Globo.
Assista:
Por Thomas Oliveira

Dimas de volta

O jornalista Dimas Oliveira já se encontra em casa. Ele recebeu alta do Hospital Emec, onde estava sob cuidados médicos, no início da noite desta querta-feira, 29.
Em breve estará de volta às postagens a todo vapor. Enquanto isso, estarei postando uma e outra informação.
Thomas Oliveira, filho

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Caros leitores do Blog Demais

O jornalista Dimas Oliveira encontra-se bem. Ainda está internado no Hospital Emec, sob cuidados médicos. Ele tranquiliza-os e breve estará de volta às postagens.
Thaís Oliveira, filha

sábado, 25 de setembro de 2010

FORA DO AR

O Blog Demais vai ficar sem postagens por um período indeterminado. O jornalista Dimas Oliveira está internado para tratamento médico no Hospital Emec.

Postado por Thaís Oliveira

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Postais de Portugal

O Blog Demais recebeu da leitora Mariana Pereira esses postais de Portugal. Vieira de Leiria, Monte Real, Praia da Vieira são os locais sossegados onde ela e familiares passam período de férias.

Agenda de José Ronaldo nesta sexta-feira

O candidato ao Senado José Ronaldo (DEM) participa de carreata nos municípios de Cipó, Ribeira do Pombal e Cícero Dantas, na manhã desta sexta-feira, 24. Na parte da tarde, a carrwata é nos municípios de Antas e Jeremoabo. À noite, ele participa de comício em Paulo Afonso.

Deu em Claudio Humberto


Opção de manchete

Manchete 1 da edição do jornal carioca Extra desta sexta-feira, 24:

"Bonito, hein, Lula... - Essa é a manchete para os que acham que o dever da imprensa é fiscalizar o governo..."
Manchete 2: "Lula é bonito - Essa é a manchete para os que acham que o papel da imprensa é bajular os donos do poder..."


"Escândalos no Planalto mostram a completa ausência de controle interno no Governo Federal"

Por César Maia
1. Em 28 de agosto, em sua coluna na Folha de SP, Cesar Maia mostrava que no Brasil não há sistemas de controle interno -jurídico e financeiro- nos governos de todos os níveis, autônomo e profissional gerido por procuradores e contadores/auditores públicos concursados. Exceção é a prefeitura do Rio, até dezembro de 2008.
2. Os escândalos no coração do Governo Federal, e que salpicam o noticiário todos os dias, manchando a ética pública, são prova disso. Se não fosse assim, ter-se-ia que dizer que os máximos dirigentes seriam cúmplices. Abaixo, um resumo do artigo citado, da coluna de Cesar Maia.
3. "O sistema de controles sobre o Poder Executivo é subdividido em externo - exercido pelos Tribunais de Contas - e interno, exercido pelo próprio Poder Executivo. O controle interno tem duas vertentes: a jurídica e a financeira. Ambas no Brasil são subordinadas aos ministros ou secretários estaduais/municipais de cada pasta. Esse tipo de controle interno tradicional nada garante, pois os assessores jurídicos e inspetores de finanças são cargos de confiança, dos ministros/ secretários e funcionam como ‘legalizadores’ dos seus atos. As procuradorias atuam para fora.
4. Essa ausência, de fato, de controle interno explica grande parte das distorções e desvios que ocorrem no setor publico brasileiro. As reformas do Estado para dentro ainda não foram realizadas. As reformas para fora -a fiscal, a monetária, a patrimonial, as agências reguladoras- atingem as relações dos governos com a sociedade. Não se criou ainda um efetivo controle interno. Esta é uma reforma urgente: o controle interno como função de Estado. Os desvios de origem seriam minimizados, o que evitaria a maior parte dos fatos e atos ilegais e irregulares que aparecem todos os dias na imprensa."
Fonte: "Ex-Blog do César Maia"

Blogueiro que critica a mídia é contratado pelo governo petista

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) contratou há uma semana, sem licitação, os serviços do jornalista Luis Nassif por R$ 180 mil. O contrato terá vigência de seis meses. Foi assinado pela presidente da estatal, Tereza Cruvinel, no dia 16 e publicado na segunda-feira, 20, no "Diário Oficial da União".
Luis Nassif foi contratado, segundo a EBC, para prestar serviços de "entrevistador e comentarista" para o telejornal "Repórter Brasil" e o "Programa 3 a 1".
Desde terça-feira, 21, o jornalista tem destacado em seu blog informações em defesa do protesto contra a imprensa marcado para esta sexta-feira, 24, a partir das 19 horas, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.
Nassif é do conselho consultivo do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, que integra a organização do protesto, intitulado "Contra o Golpismo Midiático e em Defesa da Democracia".
Movimentos sociais de apoio ao governo, como centrais sindicais e a UNE, já manifestaram adesão ao movimento.
A EBC informou que o jornalista foi contratado porque a legislação "prevê a dispensa de licitação para pessoas ou empresas de notória especialização".
Nassif fechou um novo acordo depois de ter expirado, em julho, o contrato de R$ 1,2 milhão que tinha para fazer o programa "Brasilianas".
Nassif disse que sua contratação sem licitação se deve ao fato de o contrato ter como objetivo um "trabalho intelectual", com "pessoas com reputação em sua área e reconhecimento público, que ajudam a reforçar a cara da emissora".
"Em relação à minha área - comentários econômicos -, há muitos e muitos anos fico entre os três jornalistas mais votados (no prêmio Comunique-se) na categoria jornalismo de economia, mídia eletrônica, além dos prêmios que recebi como jornalista de economia da mídia impressa", afirmou.
Fonte: Jornal "O Estado de S. Paulo"

O que vem por aí


No Blog "Comunismo Nunca Mais"

O Brasil não é do PT

O Brasil não é vermelho. O Brasil é verde, amarelo, azul e branco. O Brasil não é do PT. O Brasil é dos brasileiros!
Grite com a gente!

Católicos e evangélicos pedem voto contra o aborto e o PT

O arcebispo de Belém, no Pará, dom Alberto Taveira Corrêa, divulgou manifesto contra o PT. Ele pede a todos os brasileiros que "deem seu voto somente a candidatos e partidos contrários à descriminalização do aborto".
Dom Alberto cita documento da Comissão de Defesa da Vida da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O documento aponta nove vezes em que o PT ou o governo do presidente Lula defenderam a descriminalização do aborto e cita indiretamente a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff.
Em Curitiba, o pastor evangélico Paschoal Piragine Júnior pediu aos fiéis que não votem em candidatos do PT.
O pedido, exibido mais de dois milhões de vezes no Youtube, teve como base o projeto de lei petista pela criminalização da homofobia e o divórcio.
"Há um partido político que fechou questão sobre esses temas, que é o PT. [...] Ou seja: se um deputado, se um senador do PT votar contra, de acordo com sua consciência, qualquer uma dessas leis, ele é expulso do partido", disse Piragine.
O pastor citou o caso de dois deputados federais petistas que se posicionaram contra o aborto e, por causa disso, foram punidos pelo PT Luiz Bassuma (BA) e Henrique Afonso (AC), atualmente filiados ao PV.
Fonte: "Blog 25: Democratas"

Brasil escolhe filme ruim sobre Lula para concorrer a indicação do Oscar

"Lula, O Filho do Brasil" (Foto: Reprodução), de Fabio Barreto, foi escolhido por uma comissão de seleção para concorrer a uma indicação ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira.
A comissão foi formada por membros do Ministério da Cultura, da Secretaria de Audiovisual e da Academia Brasileira de Cinema.
Pela falta de qualidade do filme ele não tem chance de ser selecionado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
As indicações do Oscar serão anunciadas em 25 de janeiro de 2012. O Brasil concorre a uma de cinco vagas com outros 95 países. A premiação acontece em 27 de fevereiro.
Lembrar que o filme foi lançado em 1º de janeiro de 2010, com 354 cópias no país, inclusive em Feira de Santana, no Orient Cineplace. Permaneceu seis semanas em cartaz nos cinemas brasileiros e foi visto por 818.337 espectadores, rendendo R$ 6.927.871,00. Teve orçamento de cerca de R$ 16 milhões, sendo um retumbante fracasso de público e renda.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Filmes em Exibição no Orient Cineplace

Roteiro - Período de 24 a 30 de setembroGENTE GRANDE (Grown Up), de Dennis Dugan, 2010. Com Adam Sandler, Chris Rock, Kevin James, Salma Hayek e Maria Bello. Comédia. Passados trinta anos da formatura no colégio, um grupo de cinco amigos decide se reunir novamente para passar o final de semana durante o feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos (4 de Julho). Não recomendável para menores de 12 anos. Duração: 103 minutos. Horários: 14h40, 16h50, 19 horas e 21h10. Sala 2 (160 lugares).
LANÇAMENTOS NACIONAIS
O ÚLTIMO EXORCISMO (The Last Exorcism), de Daniel Stamm, 2010. Com Patrick Fabian, Ashley Bell e Iris Bahr. Terror. Pai de família pede ajuda ao reverendo Cotton Marcus, certo de que sua filha adolescente está possuída por um demônio que deve ser exorcizado antes que uma tragédia inimaginável aconteça. Não recomendável para menores de 14 anos. Duração: 87 minutos. Horários: 13h50, 15h45, 17h40, 19h35 e 21h30. Sala 4 (264 lugares)
CONTINUAÇÕES
NOSSO LAR, de Wagner de Assis, 2010. Com Renato Prieto, Othon Bastos e Rosanne Mulholland. Drama espírita. Ao abrir os olhos, André Luiz sabe que não está mais vivo, embora sinta fome, sede, frio, ele percebe que não pertence mais ao mundo dos encarnados. As dúvidas e as dores intensificam-se. Que destino seria esse? Em quarta semana. Não recomendável para menores de 10 anos. Duração: 112 minutos. Horários: 14 horas, 16h20, 18h40 e 21 horas. Sala 1 (243 lugares).
KARATÊ KID (Karate Kid), de Harald Zwart, 2010. Com Jared Smith, Jackie Chan e Taraji P. Henson. Ação. Por uma necessidade profissional, mãe solteira é obrigada a ir trabalhar na China, levando seu filho. O garoto é quem mais sofre com a adaptação, tendo de lidar com o preconceito e a dificuldade de comunicação com os jovens de sua idade. É quando conhece um mestre em artes marciais e passa a tomar aulas de karatê, tornando-se um grande lutador. Cópia dublada. Em quinta semana. Não recomendável para menores de 10 anos. Duração: 140 minutos. Horário: 14h30. Sala 3 (167 lugares).
RESIDENT EVIL 4: RECOMEÇO (Resident Evil 4: Afterlife), de Paul S. W. Anderson, 2010. Com Milla Jovovich, Ali Larter e Sienna Guilroy. Terror. Num mundo arruinado por uma infecção viral que transformam as pessoas em zumbis, Alice continua sua jornada em busca de sobreviventes. Sua batalha contra a corporação Umbrella alcança seu nível mais mortal, mas ela agora vai contar com a inesperada ajuda de um velho amigo. Juntos eles tentam liderar os não infectados até Los Angeles, mas lá também encontram a cidade tomada por zumbis. Não recomendável para menores de 16 anos. Duração: 97 minutos. Horários: 17h10, 19h15 e 21h20. Sala 3.

ENDEREÇO E TELEFONE
Orient Cineplace - Multiplex do Boulevard Shopping, telefax 3225-3185 e telefone 3610-1515 para saber informações sobre programas e horários.
(Com informações do Departamento de Marketing de Orient Cinemas)

Comparando, ainda

Por Sergio Oliveira
Na quarta-feira, 22, um certo candidato de São Paulo, da turma lulodilmista, disse que Lula é o melhor presidente da história. Ele não conhece história. Lula só criou para o povão o Bolsa Família, união de três cartões criados no governo FHC e um em seu governo, união esta que foi sugerida, como já citei em vezes anteriores, pelo então governador de Goiás, Marconi Perillo, do PSDB.
Já Getúlio Vargas e João Goulart criaram benefícios para o povo trabalhador, tanto da ativa, quanto aposentados e pensionistas, que perduram até hoje, tendo o trabalho como objetivo, ao contrário do Bolsa Família, cujo recebimento nada tem a ver com trabalho.
Vejamos:
Trabalhadores com carteira profissional (criada por Getúlio Vargas) assinada: Em dezembro de 2009 foram injetados na economia brasileira cerca de R$ 85 bilhões em decorrência do pagamento do 13º salário. Este montante representa aproximadamente 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e engloba os trabalhadores do mercado formal, inclusive os empregados domésticos e beneficiários da Previdência Social, aposentados e beneficiários de pensão da União e dos estados. Cerca de 70 milhões de brasileiros foram beneficiados.
Tendo o valor do 13º salário como parâmetro, podemos concluir que o total recebido por que trabalha com carteira assinada estaria em torno de R$ 1 trilhão no ano, tornando ínfimos os R$ 13,1 bilhões da previsão do Bolsa Família para este ano. Carteira profissional que foi criada por Getúlio Vargas.
Previdência Social, criada por Getúlio Vargas nos moldes hoje existentes, na década de 30: em 2008 foram 26.095.625 beneficiários, cuja maioria recebe de um salário mínimo para cima, que receberam no total R$ 199,562 bilhões (o Bolsa Família de 2008 foi de R$ 10,5 bilhões); em 2009 foram 27.048.356 beneficiários, que receberam no total R$ 228,192 bilhões (o Bolsa Família de 2009 foi de R$ 11,4 bilhões ).
Vamos comparar o Bolsa Família de Feira de Santana e o que, por exemplo, a Previdência Social pagou no município em 2008 e 2009.
Segundo o site do Ministério do Desenvolvimento e Combate a Fome existem 46.477 famílias cadastradas no Bolsa Família em Feira de Santana. O valor mensal é de R$ 4.535.317,00. Até agosto foram pagos R$ 35.076.265,00. Fazendo uma projeção até o final do ano, com mais quatro meses de R$ 4.535.317,00, chegaremos ao total de R$ 53.257.533,00.
Já a Previdência Social pagou em 2008, para 55.084 beneficiários, o total de R$ 340.611.496,00. Por sua vez, em 2009, para 57.011 beneficiários, o total pago foi de R$ 392.715.765,00.
Comparemos os números: grande vantagem para a Previdência Social.
E poderiamos comparar, ainda, com os valores recebidos anualmente por todos aqueles que, trabalhando de forma formal, com carteira assinada (carteira esta criada por Getúlio Vargas ) e que movimentam a economia de Feira de Santana; valores estes que são muito maiores do que o total do Bolsa Família.
Desta forma, na minha opinião, ao comparar Getúlio Vargas e João Goulart com Lula, este perde de goleada, não podendo o mesmo ser considerado o melhor presidente da história.
* Sergio Oliveira, aposentado, é de Charqueadas-RS

Paulo Souto cresce na Datafolha e petista cai

Paulo Souto: Confiança no povo da Bahia
Foto: Divulgação


“Continuamos trabalhando e confiantes na resposta positiva que o povo da Bahia vai nos dar no próximo dia três de outubro”. Assim o candidato ao Governo do Estado da coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto, reagiu ao tomar conhecimento, em Amélia Rodrigues, do resultado da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira, 23.
A pesquisa revelou um crescimento de 37,5% no índice de intenção de voto do democrata, pulando de 16% para 21% em uma semana.
Enquanto isso, o governador Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição, caiu cinco pontos percentuais no período, regredindo de 53% para 48%. A vantagem que Wagner tinha na semana passada sobre a soma de seus adversários diminuiu 11 pontos percentuais. A permanecer essa tendência está garantido o segundo turno das eleições para governador na Bahia. Na última pesquisa do Datafolha, todos os outros candidatos apareceram com variação positiva: Geddel Vieira Lima (PMDB), com 12%, Bassuma (PV), com2%, e Marcos Mendes (PSOL), com 1%.
“Temos visto nas ruas a insatisfação popular com o desempenho deste governo, que permitiu que a violência se alastrasse pela Bahia, a saúde pública se transformasse num caos e, pior, subestimou a inteligência do povo insistindo em tentar enganá-lo o tempo todo só fazendo propaganda”, comentou Paulo Souto.
(Com informações de Geraldo Bittencourt, da Assessoria de Comunicação)

Paulo Souto aguarda que Justiça equilibre disputa eleitoral

“Depois do abuso da propaganda institucional enganosa durante todo o mandato, o governador Jaques Wagner está burlando a legislação eleitoral e causando desequilíbrio no pleito”, afirma o candidato ao Governo do Estado, Paulo Souto, cuja coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), entrou com representações no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra as irregularidades que favorecem a candidatura à reeleição do atual governador.
Segundo Paulo Souto, além da flagrante utilização de terceiros para veicular as propagandas irregulares do Hospital do Subúrbio e da reforma do estádio de Pituaçu, o governo Jaques Wagner continua mantendo em placas de obras, veículos e prédios públicos a marca e o slogan da administração petista. “Esperamos que, pelo bem da igualdade de condições entre os candidatos ao governo, a Justiça puna e proíba totalmente essas e outras ilegalidades que estão sendo praticadas na atual campanha”, diz.
Souto destaca que a propagada irregular é apenas um dos instrumentos usados para favorecer a candidatura petista. “Não podemos esquecer a desproporção de convênios feitos pelo governo para o repasse de verbas a prefeituras no primeiro semestre deste ano com relação aos três primeiros anos de mandato de Jaques Wagner”.
O candidato democrata lembra que, em três anos, o governo petista liberou R$ 180 milhões para as prefeituras, enquanto nos seis primeiros meses deste ano eleitoral o volume de recursos destinados aos municípios foi de R$ 181 milhões.
“Além desse curioso incremento no volume de recursos às prefeituras neste ano eleitoral, o governador candidato à reeleição ainda infringiu a legislação eleitoral, publicando convênios e fazendo repasses fora do prazo legal, que tem como data limite até o dia três de julho. Em plena campanha, no meio de agosto, ainda eram publicados convênios no Diário Oficial”, denuncia o democrata.
Felizmente, diz Paulo Souto, o juiz Ruy Eduardo Almeida Britto concedeu uma liminar determinando a suspensão do pagamento desses repasses irregulares, reconhecendo que o procedimento governamental afeta a igualdade de oportunidades entre os concorrentes ao Governo do Estado. “Estamos agora aguardando o julgamento do mérito da ação, que poderá extinguir o registro se o infrator for eleito, cassar o mandato e declarar a inelegibilidade por oito anos”, diz Souto, que fez carreata em Irará, Coração de Maria e Conceição de Jacuípe e participou de comício em Amélia Rodrigues, nesta quinta-feira, 23, ao lado de Nilo Coelho, candidato a vice-governador, José Ronaldo, candidato ao Senado, entre outras lideranças.
(Com informações de Geraldo Bittencourt, da Assessoria de Comunicação)

FTC Feira cumpre meta de campanha e inicia mais nove turmas

A FTC Feira de Santana foi a primeira unidade da rede a cumprir na íntegra as datas divulgadas em campanha para início das aulas de pós-graduação. O dado, comunicado pela Diretoria de Expansão de Negócios, foi comemorado pela coordenação de pós-graduação. Este mês foram nove turmas nos cursos já existentes e os recém-criados nas áreas de Saúde e Educação.
“Todos esforços valeram a pena”, festejou a professora Marcly Pizzani, coordenadora geral da pós-graduação, lembrando que a campanha ainda continua até o dia 5 de outubro. A faculdade conta atualmente com 20 turmas em sala de aula, mais 10 grupos que estão em fase de trabalho de conclusão de curso. Ao todo são 30 turmas em atividade, totalizando 753 alunos matriculados.
Destacando que o desempenho é resultado do envolvimento de todos que compõem a equipe, Marcly Pizzani disse que a cada campanha a pós-graduação vem apresentando um crescimento vertical, tornando-se líder em número de turmas em sala de aula. “São duas campanhas anuais, o que facilita o planejamento dos alunos”, explicou a coordenadora.
“Hoje, a FTC é líder em pós-graduação, tanto que a formação de turmas acontece muito antes do início da campanha”, afirmou Marcly. Um dos aspectos destacados pela coordenadora para a boa aceitação dos cursos é o fato dos projetos serem voltados para as necessidades de um mercado cada vez mais competitivo, onde a especialização é um diferencial para o profissional.
(Com informações de Socorro Pitombo e Madalena de Jesus, da Assessoria de Comunicação da FTC)

Uefs amplia oferta de refeições subsidiadas

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) ampliou o número de refeições subsidiadas oferecidas no Restaurante Universitário para alunos da graduação e pós-graduação, através do Programa Bolsa Alimentação. A partir desta quinta-feira, 23, a quantidade de cafés da manhã passou de 200 para 250, de almoços de 900 para 1.100 e a de jantares de 200 para 300.
O estudante continua desembolsando valores reduzidos em função do subsídio oferecido pela Uefs. Para o café da manhã, o preço é de 50 centavos, o almoço, R$ 1,00, e o jantar, 70 centavos.
O anúncio da ampliação da quantidade de refeições foi feito pelo reitor José Carlos Barreto de Santana durante reunião com representação do DCE. O encontro foi presenciado também por membros dos sindicatos dos professores e dos servidores e da chefe da Unidade de Organização e Desenvolvimento Comunitário (Undec), Consuelo Penelu.
A ampliação da quantidade de refeições estava prevista para 2011. Mas, diante da possibilidade apresentada no orçamento da instituição, foi decidido pela antecipação. José Carlos Barreto citou o aumento de estudantes que ingressam na Universidade através das ações afirmativas e a consequente necessidade de proporcionar condições de permanência.
Desde 2007, quando o sistema "bandejão" foi implantado, a Uefs viabiliza a oferta de refeições a preços subsidiados. Com isso, a refeição diária do estudante, incluindo café da manhã, almoço e janta, custa R$ 2,20, incluindo.
Também são oferecidas refeições com subsídio integral para estudantes residentes e outros que passam processo de avaliação sócio-econômica que dá direito ao benefício em conformidade com a quantidade de vagas disponíveis.
Para garantir a oferta a manutenção do Programa Bolsa Alimentação, a Uefs adota a identificação digital, através de sistema biométrico.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Uefs)

Mais de 500 Vagas de Emprego para Feira de Santana

Os interessados nas nais de 500 vagas de emprego devem comparecer ao Colégio Augostinho Fróes da Motta, ao lado do Fórum Filinto Bastos, munidos de Carteira de Trabalho, PIS, RG, CPF, currículo e caneta.
Horários de provas: 8, 10, 14 e 16 horas.
Exigências: A partir de 18 anos de idade e segundo grau completo.
A primeira etapa consiste em prova de 30 questões, de português, com uma redação, raciocínio lógico, e informática.
Pode-se também enviar curriculo para: rh.fsantana@gmail.com
(Com informações passadas por Antônio Luiz Sampaio Gomes)

PPS intensifica campanha de Serra

 
Uma caminhada puxada pelos dirigentes estaduais e municipais do Partido Popular Socialista (PPS) levou militantes às ruas de Salvador com faixas, destacando a necessidade da liberdade de imprensa como garantia de cidadania, para ampla distribuição de material de propaganda do partido, no percurso Campo Grande-Piedade, na manhã e inicío da tarde desta quinta-feira, 23.
Durante comícios relâmpagos realizados na praça da Piedade, um ovo atirado de um carro de som de candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) foi jogado sobre o locutor Magno Hélio dos Santos atingindo-o na cabeça - ele atuava do lado de fora do carro de som do candidato a deputado estadual Job Brasileiro, economista, idealizador da Cesta do Povo.
À frente da panfletagem o presidente do PPS, George Gurgel e o dirigente Miguel Kertzman. A agressão sofrida por Magno foi motivo para protesto nos discursos. Presentes ainda à caminhada neste circuito o presidente municipal do PPS Antônio Carlos Mota e o procurador do Estado e candidato a deputado federal Mário Lima, que ressaltou o valor da democracia e a luta contra a corrupção como condição para um real desenvolvimento social no país.
O PPS está levando a campanha dos seus candidatos e de José Serra aos bairros populares de Salvador e Região Metropolitana nesta reta final de campanha.
(Com informações de Angelica Menezes)

Governo do PT usa entidades para fazer propaganda ilegal

A equipe de campanha do candidato Paulo Souto (DEM) protocolou na quarta-feira, 22, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), representações contra duas propagandas veiculadas por entidades privadas e favoráveis ao governo do estado. O partido pede a retirada das publicidades e a aplicação de multa tanto ao candidato Jaques Wagner (PT) quanto às entidades envolvidas.

FTC contempla a Mangabeira com ações de responsabilidade social



A FTC Feira de Santana participa neste sábado, 25, do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que este ano traz o tema “Repensar Para Transformar”. Mais uma vez, a instituição, em parceria com a Associação Comunitária São Braz, se empenha nessa atividade, demonstrando o compromisso com o ensino de qualidade e a formação do cidadão. A programação será desenvolvida das 8 às 14 horas e envolve todos os cursos mantidos pela unidade.
Cerca de 200 pessoas vão atuar no bairro Mangabeira, incluindo professores, alunos e colaboradores. O Dia da Responsabilidade Social é uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. No caso particular da FTC Feira, a proposta é oferecer aos moradores do bairro serviços gratuitos e informações sobre as diversas áreas de atuação da faculdade.
O curso de Engenharia Ambiental, em conjunto com a Secretaria de Saúde, vai realizar oficina de reutilização e reaproveitamento de materiais recicláveis, mutirão de limpeza e diagnóstico de problemas ambientais do bairro, além de palestra sobre a degradação ambiental das lagoas de Feira de Santana.
Alunos e professores de Administração vão montar um esquema de atendimento com orientações para orçamento familiar. Uma apresentação de teatro de fantoches terá como foco as relações interpessoais. A oficina de Informática complementa o programa.
Além de orientação sobre prevenção de acidentes domésticos, alunos e professores do curso de Enfermagem atenderão pessoas da comunidade com aferição de glicemia capilar e pressão arterial, coleta de preventivo ginecológico e orientação sobre planejamento familiar e prevenção a hipertensão e diabetes.
O curso de Fisioterapia dispensará atenção especial a gestantes e idosos, com palestras sobre postura, prevenção às lombalgias, postura para aleitamento materno, e exercícios para preparar a musculatura perineal para o parto. Para os idosos, haverá palestras sobre prevenção de quedas, importância do exercício físico e principais patologias na terceira idade.
Já o curso de Nutrição fará diagnóstico nutricional, orientação sobre dieta e palestras. A ação do curso de Medicina Veterinária será a vacinação de cães e gatos contra a raiva, orientações sobre higiene e profilaxia dos animais domésticos, e oficina de reutilização do óleo de fritura para fabricação de sabão caseiro.
Na área de Psicologia estão definidas, dentre outras ações, oficina sobre relações comunitárias, jogos cognitivos e brinquedoteca. Além disso, as pessoas vão aprender a fazer o currículo, receber orientação vocacional e explanação sobre potenciais da comunidade e mundo do trabalho.
As atividades serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Saúde, programa "De Olho na Cidade" da Rádio Sociedade, com a participação da Associação Feirense de Assistência Social (Afas), clínica odontológica HappyClin, Farmácia Brito, Escola João Paulo I e a assistente social Mirian Caldas, que fará palestra sobre a saúde da mulher e do homem.
(Com informações de Madalena de Jesus e Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação da FTC)

Seminário Distrital da Fundação Rotária em Maceió

Nesta sexta-feira, 24, e no sábado, 25, a realização do XIX Seminário Distrital da Fundação Rotária e I Seminário Distrital de Desenvolvimento do Rotary, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Maceió-AL.
O evento é promovido pelo governador 2010-2011 do Distrito 4390 de Rotary International Hugo da Cruz Dórea, coordenador regional do Rotary ex-governador José Ubiracy Silva, coordenador regional da Fundação Rotária ex-governador Antonio Henrique Barbosa de Vasconcelos. Tem como coordenadores os governadores assistentes José Affonso Araújo de Mello e Clesivaldo de Morais.
Programação
Sexta-feira, 24
19 horas - Inscrições e Entrega de Materiais
20 horas - Abertura e Panorama Geral, pelo governador Hugo Dórea
20h20 - Boas-vindas, pelo coordenador José Affonso Mello
20h30 - "Fundação Rotária", pelo coordenador regional da Fundação Rotária para a Zona 22B, ex-governador 2007-2008 do Distrito 4490 Henrique Vasconcelos
21h20 - Participação do plenário com perguntas ao expositor, com moderação do ex-governador Carlos Augusto Carvalho de Bulhões (1993-1994)
21h40 - Entrega de títulos Companheiro Paul Harris
21h50 - Encerramento pelo governador Hugo Dórea
22 horas - Coquetel de companheirismo
Sábado, 25
8 horas - Inscrições e Entrega de Materiais
8h30 - Abertura e panorama geral, pelo governador Hugo Dórea
8h40 - "Porque Você É Importante", por Cristina Dórea
9 horas - "Como Se Envolver Com o Plano Visão de Futuro da Fundação Rotária", pelo presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária, ex-governador Carlos José Magalhães de Melo (2003-2004)
9h40 - "Elaboração de Projetos em Parceria Com a Fundação Rotária", pelo coordenador regional assistente da Fundação Rotária, ex-governador José Antônio Nascimento Cunha (2005-2006, do Distrito 4550)
10h20 - Participação do plenário, com perguntas aos expositores, com moderação do ex-governador João Alfredo Savastano Ramalho (1996-1997)
10h40 - Intervalo - Coffee Break
11 horas - "Desenvolvimento do Rotary", pelo coordenador regional do Rotary para a Zona 22B, ex-governador José Ubiracy Silva (2000-2001, do Distrito 4500)
11h50 - Participação do plenário com perguntas ao expositor, com moderação do ex-governador Geraldo Pimentel de Lima (2008-2009)
12h10 - "Desenvolvimento e Qualidade do Quadro Associativo", pelo coordenador regional assistente do Rotary e presidente da Comissão Distrital do DQS, ex-governador Eliziário Silveira Sobral (2000-2001)
12h50 - "Programas Estruturados do Rotary e as Novas Gerações - Ideias Práticas: Rotaract", pelo RDR Challon Marinheiro Jurgens; "Intercâmbio de Jovens", pelo CR Marco Antonio Menezes Junqueira
13h10 - Participação do plenário com perguntas aos expositores, com moderação do ex-governador Aldo Casado Costa (1999-2000)
13h30 - Considerações finais pelo coordenador regional do Rotary, ex-governador José Ubiracy Silva
13h50 - Palavra do governador Hugo Dórea
14 horas - Encerramento.

Carreata de João Zito no domingo

Neste domingo, 26, a partir das 9 horas, a carreata do candidato a deputado Estadual João Zito (PSDB).
A concentração para a "carreata da vitória" do candidato 4525 será no comitê de João Zito, atrás do Centro de Abastecimento, ao lado da Capon.

Vaga para técnico em segurança do trabalho industrial

Empresa está avaliando para a função abaixo:
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO INDUSTRIAL
Formação Técnica
22 à 35 anos
Masculino
Experiência mínima de seis meses comprovada.
Os interessados enviar currículo URGENTE, para D. Josi em recrutamento@fsonline.com.br ou, pessoalmente, na rua Cristovão Barreto, 30, centro, em Feira de Santana (após o Colégio Padre Ovídeo e ao lado Hotel Senador)
Contato: (75) 3225-7773 (horário comercial)
(Com informações passadas por Antônio Luiz Sampaio Gomes)

ACM Neto chama de “derrotados” intrigueiros de plantão

O deputado ACM Neto (DEM) chamou de “derrotados com antecedência” os personagens que, de forma anônima, o acusam de prejudicar o Democratas com alianças externas, conforme matéria publicada nesta quinta-feira, 23, no jornal "Tribuna da Bahia".
“Lamento que toda a reportagem tenha sido construída em off e que as fontes ouvidas pela "Tribuna" não tenham tido a coragem de aparecer. Certamente esses conhecidos personagens, derrotados por antecipação, e que só conseguem se esconder para jornal, estão com inveja da minha atuação e querem apenas fazer intriga”, disse Neto, em nota.
O democrata disse que é partidário, e que faz política com alianças e com acordos públicos. Ele salientou que as alianças não foram feitas na calada da noite, ao contrário das “acusações levianas dos personagens apócrifos ouvidos pelo jornal”. Neto frisou que todos os candidatos fizeram acordos externos, ou seja, com nomes de outras legendas. “O que importa é que meus acordos são pautados pela coerência, pela lógica e pelo compromisso com a Bahia”.
ACM Neto destacou que, desde o início da propaganda eleitoral, é um dos maiores incentivadores da candidatura de Paulo Souto (DEM) ao governo. “Aliás, a bem da verdade, fui um dos que mais trabalharam para que Paulo Souto aceitasse o desafio de voltar a governar a Bahia por achar que é a melhor alternativa para o nosso Estado. Só quem é maldoso não reconhece o meu esforço para ajudá-lo”.
Nesta quinta-feira, 23, a assessoria de Paulo Souto saltou uma nota afirmando que o candidato ao Palácio de Ondina não foi ouvido pela reportagem e destacando o papel de ACM Neto em nome da união do partido.
(Com informações da Assessoria de Imprensa de ACM Neto)

Segundo turno

Por César Maia
1. O Datafolha mostrou o que este Ex-Blog vem dizendo desde início de setembro: haverá um afunilamento, e a probabilidade de segundo turno aumentará a cada dia. Como aqui comentado, a mudança de intenção de voto não se dá por impacto no momento da divulgação de um escândalo. Para quem tinha intenção de votar em Dilma e havia informado e até defendido sua candidatura, a mudança se dará quando ele tiver como justificar sem constrangimento. Começou a ocorrer.
2. A cabeça do eleitor aponta para quatro caminhos. a) voltar a escolher o Serra, como uns 4 meses atrás; b) optar pela Marina, como era mais provável, numa espécie de voto higiênico; c) anular o voto, o que tem um efeito de 50% para a ida ao segundo turno em relação a escolher outro candidato; d) e escolher entre os candidatos com pequena intenção de voto, como protesto, 'tiriricando' o voto, o que dá no mesmo que escolher Serra, para a ida ao segundo turno.
3. A pesquisa Datafolha mostrou Marina chegando a 13%. Lembre-se que quando Dilma subiu, Marina ficou com um dígito. Portanto, é um crescimento proporcionalmente importante. Marina cresceu no Sudeste, onde já tem16%. Cresceu entre as mulheres, onde tem 14%. A pesquisa mostrou Serra parando de cair e subindo um ponto. E os demais pontuando, 1 ponto somados. Normalmente, as pesquisas de opinião não conseguem pegar o voto de quem tem 1% ou pouco menos. Portanto, é provável que este conjunto tenha mais que 1%, talvez 2%.
4. No Sudeste, no Sul e no Centro-Oeste, já está dando segundo turno. A diferença de 49% para 42% é aparentemente de 7 pontos. Mas havendo troca entre candidatos é na verdade de 3,5 pontos: o que perdendo Dilma, ganhariam os demais. Portanto, se Serra crescer 1 ponto, Marina 2 pontos e os demais meio ponto, a situação seria de segundo turno.
5. Para este Ex-Blog -repetindo o que já disse aqui- Dilma não passará dos 45%. Vem aí uma estressante apuração de votos no dia 3.
Fonte: "Ex-Blog do César Maia"

Câmara cancela Sessão Especial

A Câmara Municipal de Feira de Santana, atendendo solicitação do vereador Carlos Alberto Costa da Rocha (PMDB), autor do Requerimento nº 190/2010, comunica o cancelamento da Sessão Especial, que seria realizada na quinta-feira, 30, às 9 horas, na Casa, em homenagem póstuma ao geógrafo Milton de Almeida Santos.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)

Formatura do Exercício de Mobilização de Recursos Humanos

Nesta sexta-feira, 24, às 11h30, formatura de encerramento do Exercício de Mobilização de Recursos Humanos realizado pelo 35º Batalhão de Infantaria.
O evento militar contará com a presença do general João Francisco Ferreira, comandante da 6ª Região Militar, além de oficiais integranres desse Comando, bem como do tenente coronel André Eduardo Bélico, comandante do 35º BI.
(Com informações do tenente Francisco, oficial de Comunicação Social do 35º BI)

Beto Pitombo, Maryzélia e Sapiranga são atrações do Quinta Autoral Caiubi

Autor de "Couro de Cobra", uma das 14 finalistas do 8º Festival de Música da Educadora FM, de Salvador, o cantor e compositor feirense Beto Pitombo (Foto: Divulgação) é uma das atrações do Quinta Autoral Caiubi, que acontece na quinta-feira, 30, às 20 horas, no Teatro do Cuca.
A terceira edição do encontro mensal de músicos e artistas de outras manifestações terá ainda a participação da sambista feirense Maryzélia e Sapiranga, criador do conceito da Música da Zona da Mata da Bahia, que serão ciceroneados por Dionorina, idealizador do evento. O premiado poeta Roberval Pereyr é outro convidado especial.
O projeto Quinta Autoral Caiubi reúne músicos e outros artistas cadastrados ou convidados do Clube Caiubi de Compositores (http://www.clubecaiubi.com.br/), a maior rede social de produtores, músicos, intérpretes e, principalmente, compositores, com mais de 6.000 associados em todo o mundo.
Com produção de Geraldo Lima, o evento tem o apoio cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
(Com informações da Assessoria de Comunicação do Cuca/Uefs)

Graça Pimenta participa de carreata



A candidata a deputada estadual Graça Pimenta (PR), pela coligação "Mais Ação, Mais Bahia", Graça Pimenta participou, no início da noite de quarta-feira, 22, de carreata do candidato a deputado federal Fernando Torres pelas ruas de Feira de Santana.
Ao final do percurso, os candidatos pararam na casa de shows Garage, no final da avenida Maria Quitéria, lotada de centenas de pessoas entre amigos e lideranças que participaram de uma reunião.
“Vamos votar em Graça Pimenta 22123. 22 significa dois patinhos na lagoa, harmonia, exemplo de mulher que ela é, e o 123 significa vitória crescente, vertiginosa”, declarou a vereadora Gerusa Sampaio, fazendo uma analogia ao número da candidata.
Graça salientou aos presentes que é preciso votar em candidatos da terra para obter recursos na Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado para Feira de Santana e, assim, melhorar a saúde, educação, segurança pública e social.
“Eu vou buscar recursos na Assembleia Legislativa para melhorar a qualidade de vida de vocês, assim como Fernando vai buscar na Câmara dos Deputados. Serei uma voz feminina para representá-los. Mas a eleição não está ganha; então vamos buscar votos”, declarou.
Os vereadores Alcione Cedraz, Ronny, Sebastião Bastinho, Zé Curuca e Justiniano França, assim como o secretário Magno Felzemburgh, o diretor Kelton Arapiraca e o ex-vereador Luciano Paim participaram do evento.
(Com informações da Assessoria de Graça Pimenta)

Campanha Alto Verão 2011 ilumina Boulevard


Marcada pelas cores da nova estação, a iluminada campanha de moda Alto Verão 2011 Boulevard Shopping Feira traz um editorial repleto das tendências que farão bonito sob o sol. Clicada pelo fotógrafo Almir Jr., os modelos apresentam looks produzidos pela D’Malicuia, empresa de consultoria de moda encabeçada por Mari França, graduada em Design de Moda e pós graduada em Gestão de Negócios. A D’Malicuia está no mercado a quatro anos e vem se destacando como uma das empresas mais inovadoras do ramo.
Mari e suas sócias, Diane Lima e Carol Fernandes, fizeram a diferença no visual da campanha do Boulevard. Mostraram um verão diversificado, ressaltando elementos que fizeram parte do inverno como os boleros, coletes e botas curtas que também estarão presentes na nova estação. As estampas grandes serão substituídas pela tendência Liberty - estampas de flores miúdas. Os Clogs, tamancos em salto de madeira ou cortiça estarão nos pés das mais descoladas, eles caem super bem com as calças flair - de boca mais aberta. Os tons flúor entrarão de forma minimalista no look, aparecendo, sobretudo nos acessórios. O mix de metais prateados e dourados farão a festa em qualquer ocasião. Na dúvida, use os dois! Os vestidos virão em todos os comprimentos, mas os mais pedidos com certeza serão os curtos e curtíssimos, assim como as saias e os shorts. Com muitas pernas à mostra, o verão promete esbanjar sensualidade e muitas cores.
Para completar a produção, o make-up e hair da experiente Andréa Novaes arremataram em grande estilo a composição dos looks do editorial do shopping.
Essas referências estão presentes nos painéis que compõem a Praça da Moda, espaço criado na praça de eventos do Boulevard com dicas essenciais sobre o que usar no alto verão, além da ambientação com revistas especializadas e transmissão de desfiles de renomadas marcas. “O espaço foi criado para proporcionar ao cliente um ambiente que transpire moda, onde ele possa pesquisar sobre o assunto, acompanhar os desfiles das principais grifes nacionais e internacionais, tirar suas dúvidas e quem sabe até achar o modelito ideal para aquela ocasião especial”, declarou Silvana Monteiro, gerente de marketing do Boulevard.
Além disso, a Praça da Moda é ponto de Encontro de Blogueiras de Feira de Santana e Salvador, que na sexta-feira, 17, se reuniram no local para trocar informações sobre o surgimento dos blogs de moda e beleza graças à ascensão da Internet. Além disso, a turma dos blogs debateu sobre parcerias entre blogs e fabricantes de produtos de beleza que disponibilizam suas novidades para preview de consumo; como manter o blog sempre atualizado, com boas estatísticas de visitas e informações que irá ajudar as leitoras na hora da escolha dos produtos; sorteios nos blogs e como manter “intimidade” com os leitores e mediadores de outros blogs.
No encontro, as blogueiras foram recepcionadas no lounge da Praça da Moda pela equipe do Departamento de Marketing do Boulevard, assim como pelo belo display da linha Intense de O Boticário e sua consultora, que tirou dúvidas sobre o tipo de maquiagem para cada pele. As meninas aproveitaram para caprichar no make up e promoveram sorteios como blusas, kits de esmaltes, revistas de moda e bijux. Os encontros continuarão acontecendo até o domingo, 26, e o blog que desejar marcar um encontro na Praça da Moda Boulevard para trazer os seus leitores, basta entrar em contato com o Departamento de Marketing do shopping de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 18 horas, pelo (75) 3225-3000.
Os blogs de moda vêm crescendo em números, assim como o mercado consumidor, e se mostrando muito comprometidos com o tema. Para o Boulevard Shopping, o objetivo com a participação dos blogs é de criar uma teia de informações, fazendo com que todos que circulem pelo shopping sejam contagiados a transpirar moda.
Mas as dicas de moda não se resumem à Praça, todas elas estão presentes na Revista Eletrônica Alto Verão 2011 Boulevard, programete que revela as várias facetas de uma produção de moda, e que promete deixar o verão com muito mais estilo. A Revista Eletrônica é mais uma ferramenta de aproximação do Boulevard com o seu cliente e será veiculada na TV Subaé entre os dias 19 e 24 de setembro.
Blogs que participaram do encontro:
"Charme de Mulher" (Feira): http://www.charmedamulher.blogspot.com/
"Chris Ccorcino" (Salvador): http://www.chrisccorcino.com/
"Mirllene Rocha" (Salvador): http://www.mirllenerocha.blogspot.com/
"In The Closet" (Feira): http://ithecloset.blogspot.com/
(Com informações de Ludimila de Oliveira, do Celeiro das Artes Produções)

IV Mutirão de Comunicação da Arquidiocese

Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Feira de Santana realiza, no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, o IV Mutirão de Comunicação, evento oficial no calendário da Arquidiocese, que acontece a cada biênio.
Com o tema "Comunicação a Serviço da Vida", a quarta edição do mutirão tem o objetivo de provocar uma reflexão onde os meios de comunicação social possam ser utilizados como espaços onde se propague a urgência de atitudes de preservação do meio ambiente, estratégia fundamental de resguardar a vida no planeta, visando despertar a consciência critica do receptor e a sua importância como agente difusor.
A palestra de abertura, prevista para às 19h30 do dia 15, será proferida por Roberto Malvezzi, coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra, e articulista do site "Eco Debate".
Além do enfoque principal, ocorrem no dia 16 cinco oficinas simultâneas com temas distintos, como "Comunicação na Liturgia", pelo padre Genival Oliveira; "Atendimento em Secretarias", pelo professor Luiz Rogério Nogueira; "Pastoral de Comunicação e Jornal Impresso", pelo padre Manoel Filho e jornalista Patricia Matos; "Escutar Para Comunicar", pelo padre Arnaldo Lima e "Meio Ambiente", com assessoria de Roberto Malvezzi.
No domingo, após a celebração da santa missa presidida pelo arcebispo metropolitano dom Itamar Vian, acontece o painel "Fraternidade e a Vida do Planeta", ministrado pelo frei Luciano Bernardi, que aborda o tema da Campanha da Fraternidade 2011, numa interação com o trabalho realizado pelo Movimento Água é Vida em Feira de Santana, exposto pelo sociólogo Ildes Ferreira, com a participação do coordenador do MAV Carlos Souza. A proposta da campanha é contribuir para o debate sobre as possibilidades de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus conflitos sobre as condições da vida no planeta.
O mutirão tem como público alvo agentes das diversas pastorais, serviços e movimentos da igreja, secretárias paroquiais, mas não se descarta a participação de outras pessoas, visto que o enfoque central e algumas oficinas oferecem conteúdos atuais e de interesse comum, a serem aplicados em diversas áreas.
(Com informações de Maria Gislândia Agapito, da Pascom Arquidiocesana)