Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Três anos e dez meses sem solução para Teatro de Centro de Convenções

Maquete do Teatro e Centro de Convenções
Foto: Arquivo
Mais um ano está perto de se acabar e o governo petista mantém inalterado o quadro do Teatro e do Centro de Convenções. As obras do complexo cultural estão paralisadas desde o início da gestão, em 2007. Várias alegações já foram dadas para a suspensão das obras - até uma incrível justificativa de “falhas no projeto” -, que estavam bem adiantadas.
Já tratamos da questão várias vezes neste Blog Demais. As lideranças políticas da base governista pouco estão se preocupando com o caso. Interessante que o deputado federal Colbert Martins (PMDB) e o deputado estadual José Neto (PT), que na época do anúncio das obras, pelo então governador Paulo Souto (DEM), consideraram a capacidade do Teatro como pequena para as necessidades de Feira de Santana. Uma das alegações dadas para a suspensão das obras é a capacidade do espaço, que estão considerando grande para a cidade.
Os dois deputados nunca mais se posicionaram sobre a atitude do governador Jaques Wagner. Posição que se configura como um retrocesso, um contrasenso.
Vale lembrar que o projeto do complexo foi bancado pela Prefeitura, assim como o Município quem doou a área para a construção. A autorização para a construção do Teatro e Centro de Convenções foi assinada em 6 de julho de 2005, pelo então governador Paulo Souto. A estrutura do prédio está erguida no bairro São João e tem 20 mil metros quadrados de área construída.
O certo é que Feira precisa tanto do Teatro como do Centro de Convenções. Todos consideram um equipamento importante para a cultura e para a economia do município. Pelo projeto original - do arquiteto sergipano Eduardo Carlo Magno, que ganhou licitação - o espaço conta com um Teatro para 720 espectadores, moderno, dotado de salas para ensaio, cenografia, oficina de produção, camarins, além de equipamentos de som e luz de última geração. O Centro de Convenções tem dois andares. No térreo, um pavilhão para eventos com 900 metros quadrados; no primeiro piso, salas de imprensa, administração e mais seis espaços para reuniões, palestras e congressos.
O empreendimento é de extrema importância para a cidade. Não só para desenvolver o turismo de negócios, mas também para alavancar as atividades artísticas. A execução do projeto ficou a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, através da Superintendência de Construções Administrativas (Sucab).
O investimento do Estado previsto na obra foi de cerca de R$ 13 milhões, que até dezembro de 2006 seguiu projeto arquitetônico. Pela previsão do governo democrata, as obras deveriam ser concluídas em março de 2007. Em 20 de setembro de 2006, o então secretário de Desenvolvimento Urbano, Roberto Moussallem, e o então secretário da Cultura e Turismo, Paulo Gaudenzi, estiveram em Feira de Santana para uma visita de inspeção. Eles constaram na época que as partes mais difíceis e demoradas já haviam sido feitas - a fundação e a estrutura. A partir daí, a conclusão seria rápida e depois viria a montagem de palco, iluminação cênica, som entre outros equipamentos.
O que se questiona é: será que o governo petista que passou três anos e dez meses sem intervir na obra vai concluir ou vai ficar embromando com sua incrível lentidão ainda olhando para o retrovisor e culpando o governo anterior? Como a cultura pretendida pelo governo petista é de feirantes e quilombolas, provavelmente só em outro governo democrata - quem sabe daqui a quatro anos? -, para se ter a obra concluída.

4 comentários:

Mariana disse...

Não tenha dúvidas, Dimas! Petistas são muito bons prá prometer e só.

Dilson Simões disse...

Esse governo petista na Bahia é de lascar! Ele não faz nada, só faz embromar e ainda consegue reeleição. Triste Bahia!

Alberto Silva disse...

Esse blog é uma pedra no sapato do governo Wagner. Está sempre lembrando essa questão, que as ditas lideranças políticas de Feira de Santana insiste em esquecer. Bola dentro, Demais!

Anônimo disse...

Прикольненькая новость, как скоро ожидается публикацию свежего материала и вообще стоит ждать ?