Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Sérgio Carneiro apresenta projeto que possibilita ação extrajudicial para cobrança de pensão alimentícia

O deputado federal Sérgio Carneiro (PT-BA) protocolou na terça-feira, 9, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Nº 7.841/2010, que trata sobre protesto de dívidas alimentares. O objetivo do parlamentar com o projeto é ampliar a efetividade de medidas que possibilitem que o devedor de pensão alimentícia seja acionado extrajudicialmente, estimulando o cumprimento voluntário da obrigação, antes de uma decisão judicial.
Hoje, tanto a prisão civil como a demorada penhora judicial acabam criando constrangimentos ao devedor de alimentos e nem sempre são suficientes para exigir o cumprimento da obrigação da pensão alimentícia, retardando seu pagamento. O que acontece, na prática, é que a falta de pagamento de pensão alimentícia acarreta em decisão judicial imediata e prisão. Assim, o devedor, muitas vezes, fica sem crédito extra e com maiores dificuldades para efetivar o pagamento das pensões em atraso.
Em função da promulgação, em julho último, da Emenda Constitucional 64, que incluiu a alimentação como um dos direitos sociais na Constituição, o deputado baiano acredita que o uso da ação extrajudicial poderá facilitar a efetivação do pagamento de pensões alimentícias em atraso. “Este seria um mecanismo a mais para permitir que o credor possa receber a pensão alimentícia”, disse Sérgio Carneiro.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado federal Sérgio Carneiro)

Nenhum comentário: