Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Estudantes de Enfermagem da FTC Feira promovem ações de saúde em praça pública




A casa de dona Carmelita Cerqueira Lima, 76 anos, na praça da Paquera, virou um consultório médico, na manhã desta quarta-feira, 17, como parte da ação de saúde promovida no local por um grupo de estudantes de Enfermagem da FTC Feira. Ela e dezenas de pessoas foram atendidas pelo generalista e cirurgião Victor Leite e confessou: nunca fez mamografia e a última consulta médica foi há mais de três anos.
É para evitar casos como o de Carmelita, uma dona de casa que se preocupa mais com a creche que mantém no bairro Coronel José Pinto (Caminho do Progresso) do que com a própria saúde, que as estudantes se mobilizaram no evento que atraiu para a praça um grande número de pessoas. A proposta foi exatamente estimular a prevenção de doenças como a hipertensão e a diabetes, mediante orientação de hábitos saudáveis.
José Cortes de Oliveira, 62 anos antecipou a consulta médica que faria nos próximos dias. Ele aferiu a pressão, fez o teste de glicemia capilar e levou os exames para o médico. Depois da conversa, saiu feliz. “Está tudo ótimo”, disse, sorridente. As demais ações foram realizadas em um toldo montado na praça da Paquera, que fica na rua Senador Quintino. A aposentada Júlia Soares, 67 anos, aplaudiu a iniciativa. “Temos que nos cuidar não para viver mais; para viver melhor”, ensinou.
A atividade desenvolvida pelas estudantes Gilmara Almeida, Hortênsia Amorim, Marinalva Roque e Thayana Shara, sob a supervisão da professora Vanessa Cajuí, faz parte da disciplina Estágio Supervisionado I. Elas atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Dispensário Santana e contaram com o apoio dos agentes comunitários do município e da equipe da UBS.
Na avaliação da professora Vanessa Cajuí, ações do gênero servem “para inserir o aluno no trabalho com a comunidade”. Ela considerou que as práticas educativas da saúde evitam a ida do paciente ao hospital, que é a proposta da política de prevenção. Além das ações de saúde, os participantes do evento foram contemplados com brindes e um lanche a base de frutas.
Todos os pacientes cadastrados foram avaliados pelas enfermeirandas e os casos considerados mais sérios - como taxa de glicemia elevada e pressão alta - foram encaminhados para análise mais acurada do médico. Durante a ação na Praça da Paquera foi realizado um bazar de roupas, calçados, acessórios, utilidades domésticas e brinquedos, cuja renda será destinada à creche Fruto da Terra.
(Com informações de Madalena de Jesus e Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação da FTC/FSA)

Nenhum comentário: