Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

César Romero comemora 40 anos como artista visual com a exposição BRamante

Considerado pela crítica nacional como um dos principais coloristas brasileiros, César Romero é um artista que consegue traduzir a cultura popular de forma erudita em seus trabalhos. Criador de linguagem própria, autoral, o artista é um pesquisador de formas e símbolos representativos da brasilidade.

Para comemorar quatro décadas como artista visual, César Romero abre sua mostra solo “BRamante - 40 anos - Pinturas”, nesta sexta-feira, 5, no Palacete das Artes Rodin Bahia. A mostra, que fica em cartaz até 5 de dezembro, reúne 40 pinturas inéditas, feitas especialmente para esta exposição comemorativa. BRamante já esteve em cartaz na Europa e em vários estados brasileiros.
Por "BRamante", César Romero recebeu o Prêmio Mario Pedrosa destinado a artista contemporâneo, pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) em 2008, resultado desta exposição no ano anterior no Museu Brasileiro da Escultura (Mube) em São Paulo. O Prêmio Mario Pedrosa é a maior distinção anual dada a um artista brasileiro por especialistas de todo país.
Sobre as obras que compõem "BRamante", César Romero revela: “minhas coisas são pensadas, ruminadas à exaustão. Estas pinturas são ondas de um mesmo oceano. São claramente saídas de um mesmo pintor. Trago novos símbolos, novas cores, novas texturizações, novos ajustes. As cores mereceram um cuidado exaustivo, procurei encontrar novas potencialidades cromáticas, possibilidades de combinações, ajustes, entonações, claro-escuro, texturas e transparências”,
“Eu sempre separei cor e tema, o que faço é buscar integrá-los numa síntese lógica. No fundo sou um colorista, vivo a cor”, afirma o artista. Dono de um humor refinado, ele dispara: “Trabalhei anos para pensar e executar este trabalho. Ganhei uma dor de coluna crônica e um prazer indizível”.
"BRamante"
A expressão "BRamante", que dá nome à mostra, pode ser lida de três maneiras: BRamante, amante do Brasil, tecido onde busca revelar bens culturais de raiz brasileira e BRamante do verbo bramar, ser um bramador da essência do povo brasileiro. A expo busca o encanto da humanidade, mistura de raças, regiões e especialmente pesquisa da cor.
Além das quarenta pinturas inéditas, para esta exposição no Palacete das Artes Rodin Bahia, César Romero acrescentou novos elementos: dez tótens, sessenta pequenos recortes de símbolos de estrutura escultóricas, duas portas de madeira em homenagem a célebre Porta do Inferno de Augusto Rodin encomendada em 1880. As portas são interpretações sutis, quando o artista baiano usa sua iconografia em vazados, contrastando com a robustez do trabalho do escultor francês que extraiu temas da "Divina Comédia", de Dante. As portas de César Romero trazem 32 símbolos vazados com 25 cm cada.
As telas são em grandes dimensões, mudando assim a escala, as pinceladas e os espaços.
Meticuloso, detalhista, seu trabalho tem uma história de coletividade e alma nacional. O tema, o assunto, está resolvido, a cor hoje passa a ser seu maior interesse. A cor já lhe é um elemento autônomo. Cria possibilidades que não são muito usuais. Sua cor faz parte de sua herança tropical, baiana e nordestina. A cor o localiza. César Romero é observador compulsivo da luz e suas consequências. “Minhas pinturas são feitas com alma, têm o mesmo DNA”, conta o artista.
40 anos de arte
Motivos não faltam para celebrar a carreira artística bem estruturada de César Romero. Em seus 40 anos como artista plástico, ele participou de mais de 400 coletivas e 47 individuais no Brasil. No exterior, teve 50 coletivas e 8 individuais. Sua fortuna crítica conta com 105 textos de avaliação de críticos de arte, historiadores e especialistas brasileiros e estrangeiros.
Trabalhos seus foram integrados em projetos de decoração e cenário para 25 novelas e alguns especiais da Rede Globo de Televisão.
Em dezembro do ano passado, recebeu da Câmara Municipal da Cidade do Salvador o Título de Cidadão da Cidade do Salvador, nos termos da Resolução nº 1.879/08 por unanimidade, indicação do Vereador Alfredo Mangueira.
O artista já mostrou seu trabalho em cidades como Barcelona, Berlim, Bilbao, Buenos Aires, Coimbra, Düsseldorf, Lisboa, Los Angeles, Madrid, New York, Paris, Porto, Punta Del Este, San Francisco, Santiago, Washington, Bordeaux, Macau, dentre muitas outras por todos os continentes. Fez parte dos principais Salões Oficiais realizados no Brasil. Conquistou 37 prêmios de pintura, quatro de fotografia, quatro Salas Especiais. Possui trabalhos em 45 museus brasileiros e estrangeiros, inúmeras referências nacionais e internacionais sobre suas obras em livros, dicionários, revistas e jornais. Curadoria em vários estados brasileiros, países lusófonos e Espanha.
César Romero nasceu em Feira de Santana, Bahia, no ano de 1950. Autodidata, iniciou-se em artes plásticas em 1967. É pintor, fotógrafo e crítico de arte. Vive e trabalha em Salvador desde 1966. Formado em Medicina em 1974 pela Universidade Federal da Bahia, optou pela Psiquiatria, especializando-se em Psicoterapia Individual e Grupal, com intensa atividade clínica.
Da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) recebeu, nos anos 2002 e 2008, o Prêmio Mario Pedrosa (Artista de Linguagem Contemporânea); em 2005, o Prêmio Gonzaga Duque (Crítico filiado pela atuação durante o ano - 2004). Os prêmios ABCA são anuais e são considerados os mais importantes do país na área das artes visuais.
Crítico de arte é membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) sendo eleito Vice-Presidente Regional Norte/Nordeste para duas gestões, (2006-2009) e (2009-2012). A ABCA foi criada em 1949 e é ligada à Associação Internacional de Críticos de Arte, ONG reconhecida pela Unesco com sede em Paris. César Romero é também membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (Aica) e Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo, sendo diretor cultural da entidade.
Exposição itinerante comemorativa
As comemorações pelos 40 anos de arte de César Romero começaram em Lisboa (Portugal) e depois de percorrerem salas expositivas internacionais e nacionais, finalmente, aportam em Salvador. BRamante foi vista na Escudeiro Galeria de Arte em Lisboa, Portugal; na Casa do Brasil em Madri, Espanha (2007), e na Arenal Galeria de Arte em Sevilha, Espanha(2007).
No Brasil, já passou pelo Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro (2006); Patrícia Costa Galeria de Arte, Rio de Janeiro (2006); Rarebit Galeria de Arte, São Paulo (2006); Museu Brasileiro da Escultura (Mube), São Paulo (2007); Museu Regional de Arte, Feira de Santana (2007); Galeria Arte Plural, Recife (2008); Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, Natal (2008); Galeria Archidy Picado, João Pessoa (2008); Fundação Pierre Chalita, Maceió(2008); Galeria Jenner Augusto – Sociedade Semear, Aracaju (2009) e agora em 2010 no Palacete das Artes Museu Rodin, de 5 de novembro a 5 de dezembro.
Em 2011, a exposição deve ser vista em Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Paris, Berlim e Santiago do Chile.
Depoimentos de críticos
“As cores como significação encontram na pintura de César Romero instrumento plástico das mais alta expressividade” - Geraldo Edson de Andrade (ABCA e Aica-RJ)
“As cores são um dom que ele já nasceu tendo. Esse dom de combinar cores, de ver as cores, não é todo artista que tem e ele tem a um ponto muito refinado” - Matilde Matos (ABCA e Aica-BA)
“O percurso do pincel mais parece uma dança. A música que dele ecoa tem o ritmo caloroso da brasilidade. Um ritmo que expressa o desenrolar cadenciado de signos e de significados revelados pelo vigor cromático, coerência e organização do espaço pictórico. Revelam, especialmente para os que têm o privilégio de perceber, a natureza generosa e feliz de César Romero” - Ana Cristina Carvalho (ABCA-SP)
“Em sua última série (2007), BRamante – amante do Brasil – o cromatismo refinado passou a ser a tônica de suas obras, ampliando conceitos de brasilidade tais como musicalidade, movimento, luminosidade, enfim, a alegria de viver distante do niilismo que tanto impregnou a contemporaneidade” - Percival Tirapeli (ABCA e Aica-SP) e professor titular de Artes da Unesp
“Saudemos, pois, este feiticeiro das cores que, ao amalgamar signos em seu conteúdo, sujeita-os, por força dos mistérios da expressão artística, a um certo comportamento ao mesmo tempo atávico e telúrico, por onde se espraia o essencial, que é a tradução da alma de seu povo e sua gente” - Pierre Santos (ABCA e Aica-BH)
Serviço:
Evento: Exposição individual “BRamante - 40 Anos - Pinturas”, do artista visual César Romero
Local: Palacete das Artes Rodin Bahia, rua da Graça, 284, Salvador, Bahia
Abertura: 5 de novembro, às 19 horas
Visitação: 6 de novembro a 5 de dezembro (terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas)
(Com informações de Carolina Campos, da Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário: