Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Núcleo de Cultura Popular apresenta chorinho no Cuca

O Núcleo de Cultura Popular do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) apresenta na quinta-feira, 23, às 20 horas, "Chorinho no Cuca", com entrada franca. O evento, que faz parte do Projeto Lua Cheia, reúne as bandas “Chorinho Entre Amigos” e “Amigos do Arauá”, numa noite de muita música instrumental.
Atualmente esses dois grupos vêm desenvolvendo um papel importante na cidade, no que se refere à preservação do gênero chorinho, cuja qualidade musical requer muito conhecimento técnico do instrumento. Daí a dificuldade de se achar músico para compor essa formação.
O Núcleo de Cultura Popular do Cuca tem se preocupado em valorizar os artistas da cidade, dando a eles todo o apoio na realização de eventos. “Então, trazer para o Cuca um projeto como esse é oferecer um gênero musicai de qualidade para satisfação da platéia”, afirma Suzani Caribé, coordenadora do Núcleo de Cultura.
Gênero criado a partir da mistura de elementos das danças de salão européias (como o schottisch, a valsa, o minueto e, especialmente, a polca) e da música popular portuguesa, com influências da música africana, o chorinho, de início, era apenas uma maneira mais emotiva, chorosa, de interpretar uma melodia, cujos praticantes eram chamados de chorões.
Como gênero musical, o choro só tomou forma na primeira década do século XX, mas sua história começa em meados do século XIX, época em que as danças de salão passaram a ser importadas da Europa. A abolição do tráfico de escravos provocou o surgimento de uma classe média urbana (composta por pequenos comerciantes e funcionários públicos, geralmente de origem negra), segmento de público que mais se interessou por esse gênero de música.
(Com informações de Socorro Pitombo, da Assessoria do Cuca/Uefs)

Nenhum comentário: