Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

8º Festival Internacional de Cinema Infantil





1. "Iep!"
Foto: Victor Arnolds
2. "Plumíderos"
Foto: Divulgação

Extensa programação a preços populares e reúne filmes inéditos do Brasil e do exterior, oficinas e debates

Entre os dias 22 e 31 de outubro, o Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici) levará mais de 90 filmes para as salas de cinema da Rede Cinemark em Salvador e Aracaju, entre inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV e mostras especiais além de oficinas de cinema de animação e debates.
O Fici foi aberto no Rio de Janeiro e Niterói, entre 27 de agosto e 5 de setembro, e passou ainda por Brasília (3 a 12 de setembro), São Paulo e Campinas (10 a 19 de setembro), e Belo Horizonte (17 a 26 de setembro). No Recife (de 8 a 17 de outubro). A programação completa do festival está no site http://www.fici.com.br/.
O Programa Internacional traz títulos inéditos de diversos países em versão dublada e faz um pequeno panorama do cinema direcionado às crianças. Os destaques ficam para o longa holandês "Iep!", vencedor de prêmios internacionais, como o de Melhor Filme no Festival de Cinema Infantil de Montreal, e para a animação francesa "O Segredo de Eleonor", dirigida por Dominique Monféry, que recebeu menção honrosa no Annecy International Animated Film Festival. Um longa-metragem sem diálogos mostra para pequenos espectadores a força da narrativa do cinema húngaro: "Perdidos na Galáxia".
Na "Pré-Estreia Brasil", será apresentado "Antes Que o Mundo Acabe", de Ana Luiza Azevedo, direcionado aos novos jovens produzido pela casa de cinema de Porto Alegre, que arrematou seis prêmios no Festival de Paulínia e o prêmio Itamaraty de Melhor Longa de Ficção da 33ª Mostra de Cinema de São Paulo.
Grande sucesso do Fici, a sessão "Dublagem ao Vivo" recebe nesta edição dois filmes inéditos, proporcionando a chance de conhecer melhor o trabalho dos dubladores. Em Salvador serão exibidos o argentino "Plumíferos", com supervisão artística de Juan José Campanella e o alemão "Amigos Para Sempre".
Dentro do festival acontece o Prêmio Brasil de Cinema Infantil que exibe curtas-metragens direcionados ao público infantil em mostras competitivas e não-competitivas. Com objetivo de estimular a produção de filmes, em parceria com o Grupo Labocine/Cinema, o Fici premiará os melhores curtas de ficção e animação. Cada um deles receberá o troféu do Prêmio Brasil de Cinema Infantil e R$ 5 mil em serviços de laboratório.
Pluralidade cultural
A pluralidade cultural continua através de "Histórias Portuguesas" (Viva a Língua Portuguesa!) - uma série de curtas-metragens produzidos em Portugal e em "Histórias Preciosas", série de contos animados que exploram informações e descrições sobre diversas regiões do país. Estas histórias foram produzidas pelo primeiro estúdio de animação privado da Rússia e estão na sessão "Se Você Ainda Não Viu" que também conta com "Barry e a Banda das Minhocas" e "A Turma da Mônica - Uma Aventura no Tempo".
O Fici traz também uma seleção especial de filmes em 3D com o vencedor do Oscar de melhor animação deste ano "Up! Altas Aventuras", "Batalha por T.E.R.A." e "Toy Story 3", que encerra a consagrada franquia da Pixar.
Na "Sessão Clássicos", o Fici dá a chance aos mais jovens de conhecer e aos mais velhos de recordar grandes filmes. Nela estão "Kiriku e a Feiticeira" (1998), vencedor de onze prêmios incluindo o Annecy e o British Animation Awards e o longa brasileiro "Super Colosso - A Gincana da TV Colosso" (1995), de Giba Assis Brasil e Laerte Coutinho, composto pelos cartunistas Angeli, Laerte, Glauco, Luiz Gê, Fernando Gonsales, Newton Foot, Gilmar Rodrigues, e Flávio Luiz, baseado no programa de TV exibido pela Rede Globo durante a década de 90.
Outra pré-estréia especial será do filme "O Segredo de Kells", dirigido por Tomm Moore e exibido na programação do Fici no ano passado. Depois de levar oito prêmios internacionais, foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Longa-metragem de Animação deste ano e ganhou distribuição no Brasil pela Imagem Filmes, voltando, assim, ao evento que o divulgou com exclusividade.
O programa "Novos Jovens" desconstrói em filmes os conflitos naturais da pré-adolescência. Estes filmes mostram que independente do local onde vivem as crianças, elas tem novas motivações e muitas delas em comum. Filmes como "Karla e Jonas" (sequência de "Karla e Katrine", exibido na última edição do Fici), "Antes Que o Mundo Acabe" e "As Pequenas Selvagens" (prêmio de Melhor Comédia Juvenil do Undine Awards, na Áustria) retratam esta fase. As sessões são híbridas e receberão turmas escolares com a mesma faixa etária dos protagonistas, acompanhadas pela pedagoga do Festival, Lilia Levy. Para participar, entre em contato através do e-mail contato@fici.com.br.
O projeto "A Tela na Sala de Aula" traz esse ano a parceria com a Centre National du Cinéma Et De L'Image Animée, que implementou, desde 1989, na França, três dispositivos para proporcionar aos alunos, desde o maternal até o vestibular, uma verdadeira educação artística na área do cinema e do audiovisual. O Fici exibe cinco filmes deste projeto para alunos de escolas públicas e particulares e disponibiliza além de 5 mil mil ingressos gratuitos, extenso material pedagógico para os professores para futuras atividades.
Nas sessões das mostras "O Pequeno Jornalista" e "O Pequeno Cientista", alunos poderão debater com um jornalista e um cientista, respectivamente, após a exibição dos filmes "Iep!" e "Perdidos na Galáxia" e tirar todas as dúvidas surgidas sobre assuntos tratados nos filmes.
Por fim, os pequenos poderão se divertir e aprender nas oficinas de cinema de animação, antes ou após as sessões, sobre as técnicas utilizadas em filmes de animação. As atividades poderão ser vistas posteriormente em nossa página no Youtube.
O Festival Internacional de Cinema Infantil também promoveu em agosto, no Rio de Janeiro, o fórum "Pensar a Infância" pelo segundo ano consecutivo, onde realizadores, espectadores e incentivadores tiveram a oportunidade de discutir o cinema para crianças e jovens, abrindo espaço para ideias e reflexões sobre o mercado cinematográfico brasileiro e internacional. Para o fórum Pensar a Infância, foram convidados profissionais que emprestam suas experiências sobre a criação, produção e distribuição de conteúdo.
Destaque
O grande destaque vai também para a "Sessão Especial - Curta Baianos" que exibe os curtas metragens de produção local. Um desses curtas é "Miúda e o Guarda-Chuva", com direção de Amadeu Alban e Jorge Alencar, que conta a história de Thainie, uma garota que alimenta sua planta carnívora com formigas que, cansadas de serem caçadas, fazem um plano secreto cheio de fenômenos extraordinários, sombrinhas e poesia.
O cineasta Amadeu Alban também apresenta "Camila e o Espelho", falando sobre uma menina que vive insatisfeita, se achando estranha e colecionando defeitos. O que ela não sabe é que, apesar de achar que ninguém a entende e dela própria não se entender, fatos marcantes e inesquecíveis estão prestes a acontecer.
Em "Doido Lelé", de Ceci Alves, Caetano adora cantar no rádio e para isto, enfrenta o terrível gongo no programa de calouros e a ira do pai, que não aceita isso de jeito nenhum. Apesar disso, é o pai que acaba lhe dando uma grande idéia e o caminho para o sucesso. Por fim, "Carreto", com direção de Cláudio Marques e Marília Hughes, narra a história de Tinho, que trabalha com um carrinho de mão transportando mariscos e colhendo cajus. Um dia conhece Stephanie que adora desenhar e tem dificuldade para andar. Eles ficam tão amigos que ele fará tudo o que puder para ajudá-la.
O Festival já apresentou até hoje um total de 246 filmes, que levaram mais de 700 mil crianças às salas de cinema, com grande percentual de participação de alunos de escolas públicas e projetos sociais na programação especial "A Tela na Sala de Aula".
O Festival Internacional de Cinema Infantil é apresentado em Salvador pelo BNDES e é dirigido por Carla Esmeralda e Carla Camurati.
Mais Informações em: http://www.fici.com.br/
(Com informações de Davi Nogueira, da Assessoria de Imprensa Local - Salvador)
Por Thomas Oliveira

Nenhum comentário: