Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Marcomede Rangel Nunes (1951-2010)

Na quarta-feira, 28, às 10 horas, no Rio de Janeiro-RJ, a astronomia nacional perdeu uma das suas personagens mais importantes: Marcomede Nunes Rangel, físico, astrônomo, professor.
Ele faleceu vítima de acidente vascular cerebral (AVC). Estava há mais de uma semana em uma UTI. O Blog Demais soube da informação através de comentário do leitor A. Gonçalves.
O nome do Marcomede aparece desde os primeiros boletins de observação astronômica do Observatório Nacional, em 1969. Em 19 de maio desse ano, entre 21 e 22 horas Marcomede relatou um abrilhantamento na cratera Harplus, usando o refrator de 18cm do Observatório Nacional.
Nos anos 80 ele coordenou a Seção Solar da União Brasileira de Astronomia, mesmo estando no Observatório Nacional.
Por várias vezes, ele esteve em Feira de Santana, a convite do astrônomo Augusto César Orrico, então do Observatório Astrônimico Antares, hoje pertencente à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realizando palestras.
Autor dos livros, "Santos Dumont: Um Astrônomo Amador", "Uma Luz Diferente no Céu: O Cometa Halley", "A Pedra do Bendengó, Que Veio do Céu", "Antártica: Uma Viagem ao Topo do Mundo".

Um comentário:

Ronaldo Câmara disse...

Conheci o Marcomede em 1971, no Observatório Nacional, quando fazíamos um curso de Astronomia e Astronáutica, e ficamos amigos. Na época êle era um rapaz magrinho,ágil e gentil, sempre interessado em mostrar as instalações do local, onde já trabalhava. A última vez em que nos encontramos no O.N.,ele já tinha se formado em Física. Acompanhava sempre suas entrevistas pela TV nos eventos astronômicos, bem como suas viagens e publicações. O Brasil perde um grande divulgador da Astronomia. E o céu ganha prematuramente mais uma estrela ...