Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sábado, 29 de maio de 2010

Senai abre inscrição para cursos de Aprendizagem Industrial Básica

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através do Departamento Regional da Bahia, faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2010.2 para os cursos de Aprendizagem Industrial Básica.
O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 1.628 vagas, que são gratuitas, do total de 1.800 vagas dos cursos. Será realizado sob a supervisão da Comissão de Seleção do Senai Bahia e
executado pela Unibrasil.
Em Feira de Santana são oferecidos cinco cursos, dois deles em dois turnos, todos com carga de 600 horas e com início em 19 de julho. O período de inscrição vai deste sábado, 20, até sexta-feira, 4 de junho. As provas serão aplicadas no dia 13 de junho.
Cursos em Feira de Santana
- Auxiliar de Obras de Edificações, matutino, 40 vagas, carga de 600 horas
- Auxiliar de Obras de Edificações, vespertino, 40 vagas, carga de 600 horas
- Logística, matutino, 31 vagas, carga de 600 horas
- Operador de Usinagem, matutino, 37 vagas, carga de 600 horas
- Panificação, matutino, 40 vagas, carga de 600 horas
- Suporte a Hardware e Rede de Computadores, vespertino, 37 vagas, carga de 600 horas
- Suporte a Hardware e Rede de Computadores, matutino, 40 vagas, carga de 600 horas
Além de Feira de Santana, realização dos cursos em Salvador, Barreiras, Camaçari, Dias d'Ávila, Eunápolis, Ilhéus, Itabatã, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Pojuca, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.
Aulas
Os cursos terão aulas ofertadas, nos locais estabelecidos, de segunda-feira à sexta-feira, podendo ter aulas também aos sábados, nos turnos matutino e vespertino. Os candidatos serão convocados em ordem de classificação, obedecendo ao curso, turno e cidade escolhidos.
Inscrição
A inscrição no processo seletivo e matrícula dos candidatos aprovados serão condicionadas ao preenchimento, por estes, dos seguintes requisitos de acesso:
Escolaridade: Escolaridade mínima de Ensino Fundamental II completo ou equivalente no ato da matrícula; Idade: Idade entre 14 anos completos e 22 anos e seis meses, no ato da matrícula.
A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas no edital. Nas inscrições, que ocorrerão exclusivamente via Internet, o candidato deverá: acessar o site http://www.fieb.org.br/senai ou http://www.unibrasilvestibulares.com.br/ e imprimir o manual do candidato; seguir as orientações contidas na tela; digitar corretamente os dados cadastrais, a opção de curso, município, mês de início e turno escolhidos. Será obrigatória a indicação do número do RG para todos os candidatos. Para os candidatos com idade igual ou superior a 18 anos, o fornecimento do CPF próprio será obrigatório. Para os candidatos menores de 18 anos que não possuírem CPF próprio, será obrigatório o fornecimento do CPF e nome completo do responsável legal (pai; mãe; tutor ou curador). Deve preencher o questionário socioeconômico; imprimir comprovante de inscrição que deverá ser apresentado no dia da prova, sendo de inteira responsabilidade do candidato a veracidade dos dados informados para a efetivação da inscrição. A lista das inscrições homologadas e a divulgação dos locais e horário de prova dos candidatos estarão disponíveis nos endereços eletrônicos do Senai e da Unibrasil a partir do dia 10 de junho. É de inteira responsabilidade do candidato consultá-los e imprimir seu comprovante definitivo de inscrição no qual constará seu local de prova.
Caso o candidato não identifique seu nome deverá comunicar imediatamente a UniBrasil através do email diretoria@unibrasilvestibulares.com.br para que sejam tomadas as providências necessárias para homologação de sua inscrição, se for o caso.
O candidato que necessitar de condições especiais para a realização das provas, deverá protocolar solicitação específica neste sentido junto à coordenação de seleção no site da Unibrasil com antecedência mínima de três dias úteis da data de aplicação da prova, devendo inclusive, em caso de doença ou acidente, encaminhar o laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID). A decisão acerca da solicitação será comunicada ao candidato até dois dias antes da realização da prova.
As inscrições serão realizadas no período de 29 de junho a 4 de junho, ou até ser atingida a quantidade máxima de dez inscrições (candidatos) por vaga. Cada candidato só poderá se inscrever para um único curso. Se por algum motivo houver duas ou mais inscrições de um mesmo candidato, será válida somente a última inscrição, com o cancelamento das demais.
Todos os cursos serão gratuitos e não haverá cobrança de taxa de inscrição para participação no processo seletivo.
A inscrição será cancelada se for realizada de forma irregular, contendo informações equivocadas ou incompletas do candidato. A UniBrasil e o Senai não se responsabilizam por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados e impressão do comprovante de inscrição. As informações prestadas no ato da inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se a comissão de seleção do Senai, o direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher o formulário corretamente ou fornecer dados comprovadamente inverídicos ou incorretos.
Será disponibilizado, a partir de quinta-feira, 10 de junho, ao candidato nos sites do Senai e da Unibrasil, o comprovante de inscrição indicando a opção de curso, turno e município, data e horário da prova e o número de inscrição, que deverá ser impresso para apresentação no dia da realização das provas. É de inteira responsabilidade do candidato consultá-los e imprimir seu comprovante definitivo de inscrição no qual constará seu local de prova. Caso o candidato não consiga ter acesso ao seu comprovante de inscrição, disponibilizado no site da Unibrasil, o candidato deverá entrar em contato através do diretoria@unibrasilvestibulares.com.br.
Não serão fornecidas informações por telefone quanto a datas, locais e horários de prova. As informações relativas ao local das provas estarão disponíveis nos mesmos sites no dia 10 de junho. Não será enviada nenhuma correspondência ao candidato, sendo de sua inteira responsabilidade o comparecimento no dia, hora e local da realização da prova, indicados no site.
Realização da prova
A prova será realizada no domingo, 13 de junho e terá duração de quatro horas, com horário de início previsto para às 8 horas. Não haverá prorrogação do tempo de duração das provas. Os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50. Não será permitido o ingresso de candidatos no local da prova após o fechamento dos portões.
O candidato deverá realizar as provas no município para o qual está concorrendo à vaga. O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início da sua aplicação, portando documento de identificação e comprovante de inscrição. Serão considerados documentos de identificação, aqueles expedidos por Secretaria de Segurança Pública ou por outro órgão público, desde que com foto. Não serão aceitos documentos de identificação em cópias, ainda que autenticadas, sem foto, ilegíveis ou danificados, que não possibilitem de forma clara e precisa a identificação do candidato. Somente será permitido o ingresso à sala de aplicação das provas, do candidato que estiver inscrito e munido do original de documento de identificação, bem como do comprovante de inscrição. O candidato deverá assinar a lista de presença em conformidade com o seu documento de identificação.
Caso julgue necessário, a UniBrasil ou a comissão de seleção do Senai poderão encaminhar o candidato ao posto do Instituto de Identificação Pedro Melo (IIPM), instalado nas dependências do local da prova, para coleta de impressões digitais, como forma de identificação do candidato presente à prova. Depois de identificado e instalado em sala de aplicação das provas, o candidato não poderá consultar ou manusear nenhum material de estudo ou de leitura enquanto aguarda o aviso de início das provas. Durante as provas não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, notas, códigos, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras (também em relógios), agendas eletrônicas ou qualquer outro equipamento eletrônico, telefone celular, transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo, BIP, MP3, gravador ou similares.
Os pertences pessoais dos candidatos, inclusive telefone celular, deverão ser colocados em locais indicados pelos fiscais na própria sala de aplicação das provas e ficarão retidos durante todo o período de permanência dos candidatos em sala, não se responsabilizando a UniBrasil e o Senai por perdas ou extravios ocorridos durante a realização das provas, nem por eventuais danos causados. É vedado o ingresso de candidato portando qualquer tipo de arma, no local de prova, mesmo que possua o respectivo porte.
A inviolabilidade das provas será comprovada na sala de aplicação das provas, no momento do rompimento do lacre dos envelopes, mediante protocolo de abertura, e na presença de, no mínimo, dois candidatos, que deverão assinar esse protocolo. Havendo recusa do candidato em fazêlo, o fiscal de sala deverá constar este fato no relatório de ocorrências.
Somente serão permitidas marcações nas folhas de respostas feitas pelo próprio candidato, com caneta esferográfica (tinta preta ou azul), vedada qualquer colaboração ou participação de terceiros. Em nenhuma hipótese haverá substituição da folha de respostas por erro do candidato, sendo de sua inteira responsabilidade efetuar o seu preenchimento em conformidade com as instruções respectivas. Por motivo de segurança, não será permitida a saída de candidatos antes de transcorrida uma hora do início da prova, sob pena, de exclusão no processo seletivo daquele que assim o fizer. Os candidatos somente poderão levar o caderno de questões caso entreguem a folha de respostas durante a última hora restante para o término das provas. Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, a sua folha de respostas. O último candidato a entregar a prova deverá assinar o protocolo de encerramento, sendo que, caso haja recusa do candidato em fazê-lo, o fiscal de sala deverá registrar no relatório de ocorrências.
O gabarito oficial das provas será publicado após a realização do processo seletivo, na segunda-feira, 14 de junho, nos endereços eletrônicos do Senai e da Unibrasil.
Prova
As provas escritas serão objetivas, de múltipla escolha, e terão caráter classificatório e eliminatório. As provas abordarão conhecimentos das áreas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Matemática. Será elaborada um tipo de prova de cada área de conhecimento abrangendo conteúdos do Ensino Fundamental II.
As provas serão constituídas de 30 questões objetivas, dez de cada área de conhecimento, de múltipla escolha, de resposta única, com cinco alternativas, que versarão sobre conteúdos relacionados às áreas do conhecimento, privilegiando o estabelecimento de relações entre elas exigindo diferentes graus decomplexidade. Para tanto, deverão ser utilizados textos informativos, gráficos, ilustrações, situações-problema e interpretação de fenômenos de natureza científica, sempre de modo desafiante para o candidato, privilegiando-se a cobrança de habilidades de compreensão, aplicação, análise e síntese.
Apuração do resultado
A pontuação do candidato será obtida a partir do total de acertos multiplicados pelo peso estabelecido para cada questão/disciplina. O candidato será classificado no processo seletivo considerando-se a ordem decrescente de pontos obtidos. Na correção da folha de respostas será atribuída nota zero à questão marcada com a alternativa incorreta, com mais de uma alternativa assinalada, sem alternativa assinalada, com emendas ou rasuras.
Não será concedida revisão de prova, nem aceito recurso de qualquer natureza.
Eliminação
Será eliminado do processo seletivo o candidato que: não realizar a prova; apresentar-se após o horário estabelecido; obtiver nota zero em qualquer uma das provas; não devolver a folha de respostas, devidamente preenchida, ao final da prova; ausentar-se da sala de aplicação das provas sem autorização prévia e acompanhamento de fiscal ou antes de decorrida uma hora do início das provas; comunicar-se com outro candidato durante a prova; estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação; deixar de apresentar quaisquer documentos que comprovem o atendimento a todas as condições e requisitos estabelecidos; não atender as orientações dos fiscais e coordenadores de aplicação das provas; utilizar meios ilícitos para a realização das provas; praticar atos contra as normas ou a disciplina do processo seletivo; desobedecer qualquer outra previsão do edital; não preencher quaisquer dos requisitos contidos no edital.
Aprovação
Serão convocados os candidatos que obtiverem a maior pontuação, obedecendo a ordem de classificação e o limite de vagas para cada curso, turno e mês de início. Havendo empate na última colocação, será classificado o candidato que contemplar os aspectos listados a seguir, na seguinte ordem: apresentar maior quantidade de acertos em questões peso 3 na primeira parte da prova; apresentar maior quantidade de acertos em questões peso 2 na primeira parte da prova; apresentar maior quantidade de acertos em questões peso 1 na primeira parte da prova; ser oriundo de escola pública; for mais velho.
Divulgação do resultado
A lista dos candidatos aprovados será divulgada, em ordem alfabética, separada por município, curso, turno e mês de início, no site www.fieb.org.br/senai ou http://www.unibrasilvestibulares.com.br/ na sexta-feira, 18 de junho. Na ocasião, serão divulgados os endereços dos locais para realização das matrículas.
Para o preenchimento de vagas remanescentes decorrentes da desistência de candidatos, serão divulgadas listas subsequentes de candidatos classificados, por ordem de classificação, nos sites do Senai e da Unibrasil.
Matrícula dos aprovados
O candidato aprovado constante da primeira lista divulgada deverá comparecer nos endereços que serão divulgados nos sites do Senai e da Unibrasil, para realizar sua matrícula, no período de 21 a 22 de junho, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Deverão ser apresentados, no ato da matricula, os documentos: histórico escolar, com certificado de conclusão do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio, ou equivalente (original e cópia), conforme o requisito do curso; CPF próprio do candidato, independente da idade (original e cópia); Carteira de Identidade (RG); duas fotos 3x4, recentes e iguais; comprovante de residência.
Não haverá matrícula condicionada à apresentação posterior de documentos, com exceção do CPF para menores de 18 anos. O candidato que não comparecer no prazo estipulado ou que não apresentar a documentação obrigatória, será considerado desistente, perdendo o direito à matrícula, e ficando nula para todos os efeitos sua classificação no processo seletivo. O candidato assinará no ato da matrícula o termo de compromisso e responsabilidade para oferta de cursos gratuitos, conforme o curso de sua opção. O candidato classificado no processo seletivo que tiver impossibilitado de comparecer à unidade do Senai para efetivar a sua matrícula poderá constituir procurador para efetivar a matrícula, mediante procuração, com firma reconhecida. No ato da matrícula, o procurador deverá apresentar: procuração e seus documentos de identificação (RG, CPF); todos os documentos exigidos do candidato.
Início das aulas
Os cursos terão as aulas iniciadas no dia 19 de julho deste ano. O Senai se reserva o direito de não abrir turmas de qualquer curso cujo número de candidatos matriculados em primeira lista seja inferior a 70% do total de vagas diponibilizadas no processo seletivo. Nesta hipótese, o candidato aprovado em primeira lista será convidado a fazer outra opção entre as vagas remanescentes não preenchidas em primeira lista de outro curso, dentro do limite de vagas estabelecido. Não haverá segunda chamada para as provas, seja qual for o motivo alegado para justificar a ausência do candidato. O seu não comparecimento importará em automática exclusão do processo seletivo.
Os alunos poderão ser selecionados ou não pelas empresas para serem contratados como jovens aprendizes. O Senai não tem nenhuma obrigatoriedade de providenciar contratos de aprendizagem para os alunos. Cabe às empresas interessadas selecionar e contratar os alunos aprovados nos cursos. Os alunos com contratos de aprendizagem terão uma carga horária de 600 horas a mais no curso, referentes à fase prática na empresa.
Fonte: "Portal do Senai" (http://www.senai.fieb.org.br/)

3 comentários:

Anônimo disse...

a prova do senai vai cair oque

Unknown disse...

onde havera a prova do senai em eunapolis neste domingo 13 de junho

Anônimo disse...

onde vai a ser a prova em feira de santana.