Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

domingo, 16 de maio de 2010

Saudação de Hugo Dórea na Conferência do Distrito 4390

Hugo Dórea: Clubes maiores, melhores, mais atuantes


Palavras do governador eleito 2010-2011 do Distrito 4390 de Rotary International, proferidas na tarde de sexta-feira, 14:

Com muita honra recebi a incumbência do casal presidente desta Conferência Distrital, governador Elder Silveira Sobral e Celinha, para que aqui trouxesse neste momento uma palavra alusiva ao tempo que se aproxima o Ano Rotário 2010-2011.
Aqui estamos celebrando a maior festa do nosso Distrito, a Conferência “Construindo o Futuro do Rotary”. E guiados por este tema e pelo lema do presidente Jonh Kenny: “O Futuro do Rotary Está em Suas Mãos”, vemos que hoje é também tempo apropriado para lançarmos o nosso olhar para o amanhã que se aproxima.
A demanda pelos valiosos serviços prestados pelas mãos dos rotarianos não pode sofrer descontinuidade. Especialmente levando em conta a realidade dessa expressiva parcela do Nordeste brasileiro, os estados de Sergipe, Alagoas e o norte da Bahia.
Também, o dinamismo do Rotary nos orienta e nos impele para o futuro e para a construção de dias melhores para as nossas comunidades e para a grande aldeia global. E o veículo que nos conduzirá a esse desiderato é a continuidade e constância de propósitos, profundamente alicerça nos fundamento da amizade e do serviço ao próximo.
E para darmos continuidade ao sonho de Paulo Harris e dos três primeiros, precisamos cada vez mais conhecer o valor do Rotary, amar o Rotary e viver o Rotary e levar esse sentimento a muitos outros. E para isso, conclamo a todos os rotarianos e rotarianas do Distrito 4390, especialmente em 2010-2011, a nos UNIRMOS num grande empenho para FORTALECER os clubes e por conseqüência o Distrito. E para que isso aconteça precisamos trabalhar com afinco para tornar os nossos clubes MAIORES, MELHORES e MAIS ATUANTES.
Cá estamos no segundo dia desta Conferência que se realiza nesta belíssima Aracaju.
Nestes dias fantásticos, compartilhados pelos rotarianos(as) de Alagoas, Sergipe e norte da Bahia, reina um clima de amizade, deixando em cada um de nos um gosto novo e diferente que ficará presente em nossas mentes e corações para sempre.
Temos uma boa razão para celebrar: daqui sairemos revigorados, cheios de energia e redobrado entusiasmo, prontos para retornarmos às nossas comunidades, aos nossos clubes, prontos para construir um tempo novo na história do Rotary.
Nestes dias reúnem-se, em Aracaju, homens e mulheres de boa vontade para celebrar a gratificante experiência da vivência do Rotary.
O Rotary é uma associação de líderes empresariais, profissionais e comunitários, unidos no mundo inteiro, em mais de 210 países, onde o ideal de servir motiva, estimula e põe em ação mais de 1,2 milhão de cidadãos prestantes, preocupados com a humanidade e com a preservação do futuro.
Por que será que nestes dias da Conferência, somos incitados a uma reflexão que favoreça ao desenvolvimento das pessoas e a busca por um mundo melhor?
Certamente, o Rotary quer nos conclamar a olharmos para a humanidade, olharmos para nossa comunidade e para o mundo e redescobrirmos a nossa missão.
Refletir qual é a humanidade que estamos construindo.
Qual o futuro que queremos para a humanidade.
Qual a contribuição que cada um pode e deve dar para a melhoria da comunidade e das relações entre as pessoas e os povos.
O Rotary é uma dádiva que tivemos a sorte de receber; uma oportunidade de servir ao próximo, que todo rotariano deve assumir.
É uma organização que reúne pessoas de bem, líderes em seus setores, para que, juntos, possam melhor promover a solidariedade humana, a defesa dos direitos de cidadania, a convivência harmônica e pacífica. Trabalhando juntos, na construção do homem e do mundo.
O Rotary deve ser sinônimo de bem-estar, de felicidade, de saúde, de segurança, de relações sociais equilibradas, de harmonia com o meio ambiente, harmonia com o próximo, harmonia consigo mesmo e com Deus.
Felizes são aqueles que colaboram na construção de um mundo melhor.
Certa vez, vendo uma entrevista na televisão num programa comandado por Ziraldo, ainda no fim dos anos 70, sendo dom Helder Câmara o entrevistado. Após comentar sobre o quadro de desigualdade, de injustiça social, de miséria, de violência que permeia a nossa sociedade, Ziraldo perguntou:
- Padre Helder, que conselho o senhor daria a cada um de nossos telespectadores, o que cada um de nós deve fazer para mudar por pouco que seja, esse quadro de violência, de fome, de miséria, de exclusão social, em nossas cidades?
Dom Helder respondeu apenas com três palavras:
- Não fique só.
Essas três palavras reúnem toda a filosofia do Rotary.
Sozinhos, pouco ou quase nada podemos fazer. Juntos, unidos, podemos operar milagres, parodiando o musical “O Homem de La Mancha” (*):
Juntos, podemos
sonhar o sonho impossível
vencer o inimigo invencível
afastar a tristeza infinita
Ir aonde nem os mais corajosos
Ousaram chegar.
Juntos, podemos fazer a diferença
num mundo tão sofrido.
Juntos, podemos aliviar o sofrimento

num mundo tão conturbado
por guerras, conflitos, cataclismas
e desastres naturais...
desastres sociais...
desastres econômicos...
Juntos, podemos mudar
o futuro de muita gente.
Mais do que nunca, constatamos como se faz necessário o homem e a mulher do nosso tempo sair de si mesmo, do individualismo, da indiferença, da intolerância.
Cada homem e cada mulher de boa vontade, individualmente, é uma grande esperança; estes reunidos em grupos, uma grande força transformadora da esperança em realidade, a dar uma nova cor vibrante no horizonte cinzento e sombrio da humanidade.
E o Rotary é um grande instrumento a aglutinar líderes em suas profissões, homens e mulheres, que entenderam o seu papel de protagonistas da grande cena em que vivemos: a vida!
“Não há como prever o que o Rotary será amanhã, mas uma coisa é inevitável: o que o Rotary será amanhã depende do que nós rotarianos fizermos hoje”, de Arch Klumph, sexto presidente do Rotary International, em 1917.
Jesus Cristo afirmando sobre as nossas atitudes disse: “Aquele que perseverar será salvo” (Mateus 10: 22), não disse aquele que começar, mas aquele que perseverar.
E Paul Harris disse, certa vez: “O Rotary está de pé. Por quê? Porque ele não cresceu no medo, na rivalidade e suspeição, mas nos indestrutíveis fundamentos da amizade, tolerância e serviço”.
E nós, e você rotariano de hoje, temos o compromisso de deixar a nossa marca, a sua contribuição, a sua parcela no grande alicerce que servirá como base para o futuro.
E, o presidente de Rotary International 2010-2011, Ray Klingismith, quer inspirar e nos conduzir, a um grande impulso (um grande salto) rumo ao futuro, ao futuro do Rotary, ao futuro da humanidade.
E, já nos ajudando neste propósito, nos ensina o presidente Ray, quando nos diz: “Que para alcançarmos o sucesso no ano que vem, tudo o que precisamos fazer é concentrar nossos esforços para incentivar os clubes e o Distrito a fazer o que os rotarianos fazem de melhor: FORTALECER COMUNIDADES - UNIR CONTINENTES!
* Hugo Dórea é sócio do Rotary Club de Feira de Santana e governador eleito do Distrito 4390 2010-2011.
* No original, "Man of La Mancha", musical escrito por Dale Wasserman, com música de Mitch Leigh e letras de Joe Darion, baseado em "Dom Quixote", de Cervantes. Em 1972, dirigido por Arthur Hiller, virou filme com com Peter O'Toole como Don Quixote de La Mancha e Miguel de Cervantes, Sophia Loren como Aldonza e Dulcinéia, e James Coco como Sancho Pança.

Um comentário:

Mariana disse...

Muito boas e animadoras as palavras do governador Hugo Dórea!