Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 24 de maio de 2010

"Um Caso da Língua" em Feira de Santana

A peça "Um Caso de Língua", Prêmio Braskem de Melhor Ator de 2008, promete muito humor para falar do português usado no Brasil, onde a população fala cerca de 10 mil palavras de origem indígena, diariamente, sem se dar conta. São três apresentações marcadas para Feira de Santana, de sexta-feira, 2, a domingo, 4 de julho, às 20 horas, no Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim.
"Um Caso de Língua" é um espetáculo que, sem didatismos, alia divertimento e informação, mostrando um desenho dos diversos aspectos que forjaram o idioma nacional. É através da criação de tipos pitorescos e seus falares que o ator Urias Lima (Foto: Divulgação) se colocou sob a direção de Carmem Paternostro para trazer ao público este seu segundo trabalho solo.
Sem perder o tom observador-mordaz sobre a diversidade da língua nacional, o ator faz desfilar diante do espectador inúmeros aspectos da riqueza prosódica do português falado no país. “Nossa língua é pluralista, vai além da comunicação, porque informa, agrega, identifica e socializa, sem equivalente em nenhum outro país de língua portuguesa”, diz Urias que, também é autor do projeto ganhador do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2007.
O trabalho é fruto de mais de quatro anos de anotações, leituras e também de cuidadosa pesquisa sobre a origem da língua falada no Brasil. O espetáculo faz um mosaico da formação do Português Brasileiro, a partir das influências de três matrizes lingüísticas: africana, portuguesa e tupi.
A peça usa como suporte a música “Língua”, de Caetano Veloso, para ressaltar a importância deste valioso patrimônio cultural brasileiro que - segundo o ator - nos amalgama como Nação. A construção do discurso do espetáculo também se utiliza de textos de Luis de Camões e lingüistas brasileiros, a exemplo de Marcos Bagno, como também de fragmentos de artigos de Gero Camilo e Fabrício Carpinejar, colhidos em revistas de grande circulação. Com poemas de Vinicius de Morais e Carlos Drummond de Andrade, os textos são costurados por uma trilha sonora que vai de Aldir Blanc a Arnaldo Antunes e Racionais MCs.
CURRÍCULO DO ESPETÁCULO
Após inúmeras temporadas no ano de 2008, no Teatro Sesi, Rio Vermelho; Teatro XVIII, no Pelourinho; Teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da Ufba; Teatro Cidade do Saber, em Camaçari, em 2009 o espetáculo fez temporada no Teatro Sesc/Senac, no Pelourinho; no Teatro Monet, em Lauro de Freitas além de inúmeras apresentações extras para diversos segmentos sociais: fez apresentações exclusivas para funcionários da Chesf; durante a entrega dos Prêmios Top OF Heart e The Best Empresas, ambos idealizado pelo publicitário Ênio Carvalho; no Parque de Exposições para o Dia da Ação Global do Sesi; para alunos do Colégio Maristas de Salvador; para servidores do Sesi; para funcionarios do Ministério Público, no Hotel Pestana; além de abrir pautas exclusivas para caravanas de alunos da cidade de Barreiras e de Madre de Deus. Foi selecionado para a grade do Festival Latino Americano de Teatro da Bahia (Filte) de 2009, apresentando-se no Teatro Martim Gonçalves, em Setembro de 2009, e foi convidado para integrar a caravana do Mercado Cultural, do Instituto Cultural Via Magia, em dezembro de 2009, apresentando-se na cidade de Boa Nova, onde foi ovacionado.
Vídeo do espetáculo: http://www.youtube.com/watch?v=QxssxjW0R90
(Com informações de Gabriela Azevedo)

Nenhum comentário: