Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Primeira sessão do "filho-filme" de Henrique Dantas

O longa metragem baiano "Filhos de João", de Henrique Dantas (Foto: Divulgação), vai ser exibido no dia 1º de junho, nas Salas 2 e 3 do Espaço Unibanco de Cinema, às 20h30, na Competitiva Nacional VI do Festival Panorama de Coisa do Cinema, em Salvador.
"Convido para a primeira sessão do meu filho-filme, que passei 11 anos em labuta. Não tenho controle sobre convites. Mas espero vocês por lá, será uma satisfação absurda tê-los presentes", diz Henrique Dantas.
"Filhos de João" é um documentário, 35mm, duração de 75 minutos, realizado em 2009. Tem o título complementar de "Admirável Mundo Novo Baiano". Entre 17 e 24 de novembro de 2009, participou do 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, na Mostra Competitiva de Longametragem em 35mm.
O filme traça um panorama da Música Popular Brasileira dos anos 60 e 70, através do revolucionário e inovador grupo musical Novos Baianos. Particularmente, trata da influência de João Gilberto sobre os rumos musicais do grupo e da importância do mesmo para o aprimoramento da música tocada e composta por eles. Traz uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado durante algum tempo e a influência sobre os resultados no trabalho.
Temas como contracultura, Carnaval do Brasil, cinema, tropicalismo, ditadura militar, dentre outros, circulam em torno das vivências do grupo, trazendo necessárias e importantes reflexões para a compreensão da cultura contemporânea no Brasil.
O filme traz ainda raros e inéditos materiais de arquivos, MPB da melhor qualidade e contém entrevistas de: Tom Zé, Orlando Sena, Rogério Duarte, Mário Luiz Tompsom de Carvalho, Solano Ribeiro, Joildo Góes, Nonato Freire e Armandinho. E os integrantes do grupo: Moraes Moreira, Galvão, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Dadi, Didi Gomes, Jorginho Gomes, Gato Félix, Bola Moraes (em memória) e Charles Negrita
Produtor executivo, Henrique Dantas também é autor do roteiro e montagem junto com Bau Carvalho. Fotografia: Hans Herold, som: Nicollas Hallet, música original: Novos Baianos e Roberto Barreto.
Quem é
Henrique Dantas é graduado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e em Administração de Empresas pela Unifacs. É mestre em Artes Visuais pelo Mestrado Acadêmico da Ufba, onde desenvolveu pesquisa intitulada "Apropriações e Intervenções Com as Sombras do Cotidiano". Trabalha com audiovisual, atuando como diretor, roteirista e diretor de arte.
Entre os seus principais trabalhos estão a direção de arte dos curtas "Lotação", "Na Terra do Sol", "Anjo Daltônico" e "Apreço", e dos longas "Estranhos" e "Trampolim do Forte", e a direção, concepção e roteiro do documentário "Os Filhos de João: Admirável Mundo Novo Baiano". Trabalha também nas linguagens de videoclipe e vídeo-arte, realizando inúmeros trabalhos. Publicou artigo denominado "Sombras do Cotidiano" na Revista da Pós-Graduação da Escola de Teatro da Ufba e artigo denominado "Apropriações e Intervenções Com as Sombras do Cotidiano" no caderno do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Ufba. Mantém uma pesquisa que transita entre a gravura e o cinema, passando pelo jornal impresso, o vídeo e a fotografia.
Henrique Dantas está pesquisando para a realização de "A Peleja do Sertão Cinzento", que tratará sobre o filme "Manhã Cinzenta", de Olney São Paulo, inclusive com locações e entrevistas com personagens feirenses.

Nenhum comentário: