Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 3 de maio de 2010

"Pré-campanha: Lula já se desespera!"

1. Lula deveria se acalmar e manter a dignidade do cargo neste processo eleitoral. A dificuldade de transformar sua popularidade pessoal em voto para outra pessoa pode ser avaliada, nesta conjuntura, com o que aconteceu no Chile com o candidato da presidente Bachelet e está acontecendo com o candidato de Uribe, ambos tão ou mais populares que Lula em seus países.
2. Lula usou a rede nacional de TV para saudar o Dia do Trabalho (1º de maio) de forma ultrajante. Poderia ter usado no próprio dia, mas usou dois dias antes para tentar conseguir mais audiência. Nela, explicitamente, fez um discurso eleitoral de continuidade, onde o nome de sua candidata estava presente, oculto pelo verbo.
3. No dia 1º de maio, foi ao comício-sorteio de apartamentos, carros e eletro-eletrônicos domésticos da Força Sindical. Reuniu 450 mil interessados nos sorteios, como todos os anos e talvez uns 10 mil nos discursos. Ali, tratou as pessoas como massa manipulável, ordenando que votem na sua candidata: "Vocês sabem o que eu quero". No comício da CUT chorou, denotando descontrole.
4. No Chile, as pesquisas pré-eleitorais mostraram que o eleitor chileno reagiria, não votando no candidato de Bachelet, se ela se excedesse no apoio. Lula pode estar, com esse comportamento autoritário-juvenil, prejudicando sua candidata. Mas por que faz isso?
5. Lula, a cada pesquisa que recebe, a cada aparição pública de sua candidata, a cada entrevista, a cada áudio-flagrante, vídeo-flagrante, foto-flagrante, se desespera e antecipa seu pessimismo, atropelando o bom senso. Agora, diz que quando a TV entrar, em 15 de agosto, é que a campanha vai valer. Ou seja, jogou a toalha em relação à pré-campanha em que apostou tanto.
6. Paul Larzarsfeld - fundador, na Universidade de Columbia-Nova York, de todo esse sistema de pesquisas de opinião pública-eleitoral, ainda no final dos anos 20 - repetiu por décadas sobre a importância da pré-campanha. Ele dizia que "eleição é como a fotografia" (do tempo dele). "Se tira a foto e se impregna a imagem no celulóide. Depois se vai à câmara escura e se revela a foto. A pré-campanha é impregnar a foto. A campanha é revelar a imagem impregnada."
7. Sem pré-campanha não há campanha. A eleição passa a ser uma loteria. A pré-campanha da candidata de Lula vem impregnando imagens negativas sobre sua capacidade de governar. Quando forem revelar essas imagens aparecerão na cabeça do eleitor em 3D.
Fonte: "Ex-Blog do César Maia"

2 comentários:

wellington disse...

Que ninguem consegue transferir 100% dos votos que possui todo mundo sabe. Que Lula nao consegue fazer isso ja é sabido desde 2006 quando so conseguiu eleger 3 governadores. Ele conseguiu a re-eleiçao por causa da divisao da oposiçao e de erros banais na conduçao da campanha de Alkimin.

Mariana disse...

Quando vi a foto do "cara" chorando e Dilma lhe dando tapinhas de confôrto nas costas, imaginei que êle estava ao ponto de gritar-lhe: VOCÊ É A CULPADA, SUA CANASTRONA!!!
Agora, êle deve ter se tocado de que não é tão influente assim; pegou o povo carente despreparado e um partido oportunista(o da boquinha) com muitos eleitores e se deu bem. Mas agora, o povo está meio que com o pé atrás com essa corja toda.