Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 26 de maio de 2010

"Megalomania diplomática!"

(Andrés Oppenheimer - La Nacion, 25)

1. O anúncio feito pelo presidente brasileiro Lula, de que Brasil e Turquia haviam selado um acordo com o Irã para resolver o conflito mundial sobre o programa nuclear iraniano, poderá passar à história como um caso típico de megalomania diplomática. Por que Lula está tratando de resolver os maiores problemas do mundo, enquanto não move um dedo para mediar disputas muito mais perto de casa, na América Latina? Sharon Squassoni, expert em proliferação nuclear do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais e ex-funcionária do governo Clinton, me disse que "foi muito mais uma manobra do Irã para tentar evitar novas sanções internacionais, e sendo assim, saiu mal."
2. Por que Brasil não tenta mediar o conflito colombiano-venezuelano em torno da guerrilha, ou a disputa Argentina-Uruguai pela fábrica de celulose na fronteira, ou a longa disputa Chile-Peru-Bolívia, ou o conflito Equador-Colômbia também em relação à guerrilha? Brasil não pode ser um observador passivo de seus vizinhos e pretender ser protagonista chave na diplomacia mundial. Se quiser ter um papel respeitável nos grandes problemas mundiais deve começar pensando em sua própria região.
Fonte: "Ex-Blog do César Maia"

2 comentários:

wellington disse...

ele nao se mete nestes assuntos porque tem "amigos(ditadores)" envolvidos e nao repercute na imprensa mundial.Se ele se envolvesse com os problemas daqui seria um ser normal e megalomaniaco.

Mariana disse...

Também acho, Wellington, mas quer saber de uma coisa? Se a considerada "maior potência do mundo" não fôsse o país do Tio Sam, talvez êle e seus diplomatas atrapalhados nem tivessem se metido tanto nêsses assuntos. Êles teem uma raiva tão grande dos EUA, assim como não suportam nada que lembre FHC. São invejosos e adeptos de uma vingancinha. Gente pequena.