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sábado, 8 de maio de 2010

Inflando dados e errando mapa em anúncio

A pressa para divulgar ações em ano eleitoral levou o governo a inflar estatísticas e tropeçar na geografia, em campanha publicitária de R$ 60 milhões paga pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.
A propaganda oficial atribui ao governo Lula a inauguração de escolas técnicas federais criadas muito antes da posse do presidente, em 2003. Além disso, usa mapas com indicações trocadas - no do Estado de São Paulo, por exemplo, há cidades indicadas a cerca de 400 quilômetros do local correto.
Os erros estão espalhados em anúncios de meia página publicados anteontem nos principais jornais do país, inclusive na "Folha de S. Paulo". As peças foram regionalizadas para divulgar obras em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal.
O material apresenta como novas escolas técnicas abertas em governos anteriores ou que ainda estão em construção. O anúncio publicado nos jornais de Brasília, por exemplo, traz um mapa com cinco unidades assinaladas. Quatro não existem e uma foi inaugurada em 1958, pelo então presidente Juscelino Kubitschek.
Abaixo do mapa, um texto de apoio informa que a Escola Técnica de Planaltina "já prepara jovens para o mercado de trabalho". Como a unidade existe desde 1958, os primeiros jovens formados já devem ter celebrado os 70 anos de idade.
Fonte: Jornal "Folha de S. Paulo"

Um comentário:

Mariana disse...

Mas que vergonha! O desespêro dessa gente já assusta! Que se tome muito cuidado com essas urnas eletrônicas, porque já vimos que êles estão incansáveis nas armações prá não deixarem o poder.