Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 27 de maio de 2010

"Inclusão digital dos idosos: uma prioridade para o DEM"

1. As políticas de inclusão digital nunca contemplam os que mais precisam delas: os idosos. A inclusão digital dos idosos permitiria o acesso ao sistema bancário sem deslocamento; permitiria acesso a compras à distância, como em supermercados e farmácias; potencializaria o uso de celulares e cartões de crédito; permitiria o acesso aos jornais sem ter que ir à banca comprá-los.
2. A "doença" mais importante dos idosos é a solidão e o isolamento. A inclusão digital construiria, via redes sociais, a interação que romperia com o isolamento. Daria aos idosos acesso a entretenimentos de vários tipos, sem sair de casa, às informações as mais diversas. Na medida em que o sistema de saúde pública disponibilizasse informações, gerais ou pessoais, neste caso com acesso por senha, permitiria que direta ou indiretamente recebesse orientação.
3. Com isso, sobraria muito mais tempo para que seus deslocamentos e mobilidades fossem por lazer e para caminhadas de saúde e convivência. Finalmente, a Internet, por sua característica de interação, favorece o estímulo mental, reduzindo a probabilidade de Alzheimer e demência senil. Lembre dos estudos da comunidade europeia que identificaram a solidão como problema maior dos idosos, e a exposição longa e passiva à TV como indutora de redução da capacidade mental.
4. Os centros de convivência de idosos, ONGs e associações, poderiam ter lan-houses exclusivas para a terceira idade, de forma a alcançar aqueles que ainda não tivessem acesso em casa. O único problema é a necessidade de uma capacitação especial para a inclusão digital, pela resistência de muitos de outras gerações ao uso de tecnologia, mitificando-a. Um problema fácil de resolver com cursos especiais focalizando as pessoas idosas.
5. Ricardo Iacub, psicólogo e professor de terceira idade e velhice da universidade de Buenos Aires, escreveu recentemente no Clarín sobre isso, lembrando as "longas filas nos bancos, os riscos no caixa automático, a dificuldade de compras...". Ele afirma que a inclusão digital "permitirá os idosos se sentirem mais seguros de si mesmos, mais atualizados e em sintonia com as novas gerações, com seus netos e promove a integração, a troca de ideias e informações..."
Fonte: "Ex-Blog do César Maia"

Um comentário:

Mariana disse...

Incrível, mas é a pura verdade, os idosos teriam uma vida mais rica, com muitas novidades. Um projeto e tanto!!
Dimas, minha sogra adora pesquisar na internet, com os seus quase 80 anos, estar sempre fazendo cursinhos particulares prá aprender isto e aquilo. Até nisto sou uma privilegiada, porque ùltimamente, nem tempo ela tem prá aporrinhar a nora,rs.