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segunda-feira, 10 de maio de 2010

"A hora de Serra"

Comentário de Ricardo Noblat
Perguntei aqui quando Dilma Rousseff ultrapassará José Serra nas pesquisas de intenção de voto.
Das 3.380 respostas registradas até o início desta madrugada, 11,8% cravaram a opção “depois que Lula começar a pedir votos para Dilma na televisão a partir de agosto”.
A opção “não ultrapassará Serra” atraiu 77,6% das respostas.
Otimistas, os que torcem por Serra ou parecem resignados com seu aparente favoritismo.
A tendência detectada pela série de pesquisas aplicadas desde o ano passado por quatro institutos (Datafolha, Ibope, Vox Populi e Sensus) sugeria a ultrapassagem de Serra por Dilma antes do início oficial da campanha eleitoral marcado para cinco de julho próximo. Ocorreu que...
Ocorreu que Serra largou o governo de São Paulo e se lançou como pré-candidato à sucessão de Lula.
O barulho promovido pela oposição em torno do lançamento interrompeu a ascensão de Dilma, embora não tenha refletido de maneira expressiva na diferença de intenção de votos entre os dois. Pelo contrário. A diferença aumentou apenas em um ou dois pontinhos - dentro, portanto, da margem de erro das pesquisas.
O governo aposta na retomada do crescimento de Dilma depois dos comerciais do PT que começaram a ser veiculados no rádio e na televisão na última quinta-feira. E que deverão culminar nesta quinta com o programa de 10 minutos do partido a ser estrelado pela candidata.
O programa corre o risco de não ir ao ar. O Ministério Público Eleitoral quer punir o PT por ter usado o programa de dezembro para fazer propaganda de Dilma.
O PT limita-se a seguir o exemplo que vem de cima.
Há quase dois anos que Lula faz campanha aberta por Dilma desrespeitando a lei - e em algumas ocasiões debochando dela. Foi multado duas vezes.
Os comerciais do PT exibidos na última quinta-feira acabaram vetados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os dois novos comerciais exibidos no fim de semana derraparam nos mesmos problemas dos comerciais vetados.
Na fase de pré-campanha é Serra quem tem brilhado mais. A agenda tem sido ditada por ele. E quem dita a agenda comanda a campanha.
Dilma ainda não encontrou um discurso. Tentou dois caminhos e, aparentemente, abandonou-os. Tentou seguir o script pré-determinado há meses de comparar os governos Fernando Henrique e Lula. Não rendeu o suficiente até aqui.
Ficar na comparação entre os governos não lhe daria base para um posicionamento firme como candidata com vida e luz próprias. Ela passou então a atacar Serra.
Acusou-o de ser um lobo metido em pele de cordeiro. Chamou-o de biruta de aeroporto, que muda de direção a depender da força dos ventos. Não deu certo também. Para que desse, o adversário teria de topar a briga.
E Serra não topou. Quando lhe perguntaram o que achava de ter sido comparado a uma biruta de aeroporto, apenas riu.
Durante o debate entre os candidatos na associação mineira de municípios, Serra desdobrou-se em cortesias com Dilma. Chegou ao ponto de dizer que ela jamais dificultou ou impediu a cooperação entre o Governo Federal e o governo paulista. Esfregou seu nariz no dela.
À procura de um discurso que não se restrinja à exaltação do governo Lula e à promessa de que dará continuidade a ele, Dilma tem incorrido no erro de se deixar pautar pelo adversário.
Serra defendeu a criação do Ministério da Segurança Pública. Ela criticou a proposta. Serra disse que, se eleito, gostaria de governar com o PT e o PV. Lorota pura para ocupar espaço na mídia como candidato de conciliação.
Dilma reagiu à idéia. Líderes de peso do PT também reagiram. Assim como haviam reagido à garantia oferecida por Serra de que ampliará os benefícios do programa Bolsa-Família.
Se Lula pôde se apropriar de várias bandeiras do PSDB realizando um movimento clássico estudado em livros dedicados ao marketing político, por que Serra não poderia fazer o mesmo?
A hora de Dilma ainda está por vir.
Fonte: "Blog do Noblat"

4 comentários:

Mariana disse...

Dimas, estou achando genial esta estratégia de Serra; tem sido mais inteligente que qualquer marqueteiro de qualquer lado. Primeiro, demonstrando não querer baixarias e depois, não dando oportunidade prá que se diga que os projetos sociais de Lula serão abandonados, aquêles que lhe abriram as portas da "fama", as bolsas família.
Somando-se a isto a imensa antipatia que Dilma continua gerando na maioria dos eleitores, tem o seu despreparo na política e em eleições. Só se o pé do influente esquentar bem mais e tiverem algum "plano aloprado", já que o presidente não aceita que ela (digo êle)seja derrotada em outubro. Aí, todo o cuidado será pouco. Estão numa fase de vingancinha covarde contra quem não os apoia.

wellington disse...

Em 2006 o discurso dos petistas era que a oposiçao se ganhasse acabaria com o bolsa familia e Serra, com as atitudes dele, esta eliminando este discurso e o da comparaçao entre Lula e FHC. Como eles nao teem outro estao em panico.

Anônimo disse...

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Anônimo disse...

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