Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 24 de março de 2010

Senado aprova MP da Ford e garante R$ 2,5 bi de investimentos na Bahia

O Senado aprovou na tarde desta quarta-feira, 24, a MP 471/2009 que prorroga incentivos fiscais da indústria automotiva do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e que beneficia a Bahia com a ampliação da montadora Ford, instalada em Camaçari.
O relator da MP foi o senador baiano César Borges (PR), que garantiu a renovação dos incentivos da montadora no Senado, 10 anos após atrair a implantação da fábrica no seu governo, em 1999.
A renovação dos incentivos tem como contrapartida que as empresas realizem novos investimentos. Somente na Bahia, a Ford deve investir R$ 2,5 bilhões na ampliação da planta de Camaçari.
César Borges destacou no seu relatório que o regime automotivo implantado nas regiões menos desenvolvidas do país foi um sucesso, graças à continuidade por vários governos, desde a implantação pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, passando pela redução dos impostos sobre automóveis do presidente Lula.
O relator destacou que o benefício da MP somente será válido se a empresa realizar investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica na região, inclusive na área de engenharia automotiva, correspondentes a, no mínimo, dez por cento do valor do crédito presumido apurado. Na Bahia, os investimentos de contrapartida da Ford serão utilizados para a modernização da fábrica e ampliação da capacidade, que permitirão aumentar a produção dos atuais 250 mil para 300 mil veículos por ano. Além disso, serão gerados mais mil empregos na fábrica de Camaçari.
Ao relatar a luta, desde o seu governo, para implantar a Ford, César Borges ressaltou o papel do então presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, que liderou as negociações políticas junto ao presidente Fernando Henrique Cardoso para garantir os incentivos fiscais que a empresa necessitava.
Para César Borges, não apenas a Bahia, mas vários estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste se beneficiam com a prorrogação dos incentivos. "Cabe comemorar o êxito dos mecanismos de incentivos fiscais que viabilizaram a produção de veículos Mitsubishi em Catalão e Hyundai em Anápolis, Ford na Bahia e no Ceará, além de importantes fábricas de autopeças e componentes automotivos em Pernambuco", disse o senador. Segundo ele, a MP 471 "consolida o marco legal que permitiu o processo de descentralização e favoreceu a atenuação dos desequilíbrios inter-regionais de desenvolvimento".
Vários senadores elogiaram os principais responsáveis pela implantação da Ford na Bahia. O senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) lembrou a luta do senador ACM junto aos técnicos do Ministério da Fazenda, que não aceitavam o apoio para o Nordeste. O senador Artur Virgílio (PSDB-AM) além de destacar o papel de ACM e César Borges, também elogiou o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), que ajudou na elaboração da primeira lei, em 1999. José Agripino (DEM-RN) disse que a fábrica de Camaçari está entre as cinco mais modernas da Ford no mundo.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do senador César Borges)

3 comentários:

Unknown disse...

Os investimentos, tudo bem, nenhuma novidade, tudo no esquema, só não achei normal nem legal ouvir o senador Cesar Borges dizer"...e o presidente Lula na sua visão de estadista...blá blá blá..." depois de tê-lo criticado tanto, e outras bobagens aliviando com simpatia a cara daquele que no passado votou contra...

Pedro Ventura disse...

E o outro senado baiano, o feirense João Durval, não se manifestou? Se não, é um zero a esquerda mesmo.

Unknown disse...

Pedro Ventura, pior que ser esquisito e/ou ausente, é ter duas caras, dois discursos.