Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Retrospectiva da obra de Rico Lins chega ao Recife

Depois de passar pelo Rio de Janeiro e São Paulo, a exposição “Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira” vai ocupar espaços no Centro Cultural Correios - Recife a partir desta quinta-feira, 25. Muito além de um portifólio do designer gráfico, ilustrador e educador Rico Lins, trata-se de uma instalação que reflete sobre uma área de atrito e contato entre o design e as artes plásticas.
Para Rico, é importante pensar sobre o processo de composição das peças gráficas, revisitar maneiras fundamentais de fazer design, experimentar técnicas de ilustração e impressão, mas sobretudo refletir sobre o tempo de vida das coisas e a temporalidade do seu próprio trabalho. Rico Lins conta que quando começou a trabalhar, design não existia e reflete: “Cada vez mais, é uma necessidade a criatividade. Quanto mais repertório você tiver, mais bem posicionado você está em tudo. Repertório gera identidade”.
A exposição não é linear, e apresenta um imenso banner-instalação como peça central, se transformando de acordo com o ambiente onde será exibida. O que será visto no CCC Recife difere do que passou pelas salas na Caixa Cultural e pelo Instituto Tomie Ohtake, dispensando projetos e trazendo novos, promovendo novos diálogos entre os diversos tempos, suportes e técnicas utilizados pelo autor e entre a obra e o público.
A exposição fica em cartaz até o dia 28 de março, encerrando-se com uma oficina para adolescentes entre 14 e 16 anos e mesa-redonda com a participação local dos artistas/designers Peixe, Mabuse e Paulo Bruscky.
Sobre Rico Lins
A carreira internacional de Rico Lins apresenta uma diversidade de setores de atuação para o design gráfico e, ao mesmo tempo, riqueza de ambientes de experimentação e reflexão sobre técnicas e tecnologias, combinando atividades profissionais, didáticas e curatoriais. Ao longo dos últimos 30 anos, Rico trabalhou em projetos para CBS Records, TimeWarner, "The New York Times", "Newsweek", MTV, "Le Monde", Centre Pompidou, TV Globo, Editora Abril, Zoomp, Natura, Serviço Social do Comércio (Sesc).
Coordenou o Master em Graphic Design no Istituto Europeo de Design em São Paulo, é membro do Comitê de Notáveis da Escola Panamericana e promove palestras e oficinas no Brasil e no exterior, como no Festival de Chaumont, RevelaDesign, Senac, Senai, Faap etc. Com exposições no Centre Pompidou, MAC-SP e MAM-Rio organizou, como curador, as mostra itinerante "Brasil em Cartaz" sobre o cartaz brasileiro, e a exposições "Connexions>Conexões" e "Les Affiches de Chaumont" no ano França-Brasil, em torno do design de autor. Participa ativamente em juris e exposições no Brasil e no exterior, e foi publicado internacionalmente nas principais revistas e livros especializados, recebendo entre outros prêmios as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers, do Type Directors Club, o Prêmio Abril e o Design by Designers 2001. Formado pela Esdi-Rio, diplomado na Université de Paris VIII e master pelo Royal College of Art, Londres. É membro da Alliance Graphique Internationalle (AGI).
O Centro Cultural Correios Recife fica na avenida Marquês de Olinda, 262, bairro do Recife, Recife-PE. A mostra poderá ser visitada de terça-feira a sexta-feira, das 9 às 18 horas; sábado e domingo das 12 às 18 horas. Contatos com Julieta Sobral, da coordenação de produção - (21) 91694575.
(Com informações da Representação Regional Nordeste do Minc)

Nenhum comentário: