Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Reinaldo Azevedo e o filme de Lula

No "Blog Reinaldo Azevedo", a postagem: PEÇA ELEITORAL FALHOU. ENTÃO BARRETÃO TENTA TRANSFORMAR PROSELITISMO EM OBRA DE ARTE

Vocês já leram por aí que Luiz Carlos Barreto, produtor da hagiografia Lula, O Filho do Brasil, vetou a exibição do filme a 3 mil delegados do 4º Congresso do PT, que ocorre na semana que vem. A justificativa, máxima vênia, é de rolar de rir: “Já estamos sendo acusados de termos feito um filme político, coisa que não era nossa intenção. Se passar num congresso petista, recrudesce essa idéia”.
Deixe-me ver se entendi: a família Barretão adapta para o cinema um livro de uma notória representante do apparatchik petista; recebe uma verdadeira fila de empresas, boa parte delas concessionárias do governo, dispostas a investir na produção; submete o roteiro ao crivo palaciano; programa o lançamento para um ano eleitoral de uma obra que nem mesmo tem a delicadeza de humanizar Lula e faz uma pré-estréia em Brasília para o chamado “mundo político”. E, como se nota, o chefe do clã se mostra contrariado que se diga aquilo que de fato é: tratou-se de uma peça político-eleitoreira. Só que deu errado.
E, porque deu errado, Barretão parece agora reivindicar para a fita o estatuto de obra de arte. Se é, então será necessário dizer por quê. Onde está a dimensão propriamente estética do filme? Dizer que ele é tecnicamente bem-feito não resolve nada.
O fato é que a vaca foi para o brejo. Uma leitora me contou que havia ontem oito pessoas na sessão de um cinema em Imperatriz, no Maranhão, cidade de quase 240 mil habitantes. É bom Barretão caprichar nas próximas produções: se o eleitor, por essa razão ou aquela , até aceita que um gato gordo passe por lebre, parece que, na condição de espectador, ele se tornou um pouco mais exigente.

2 comentários:

Mariana Pereira disse...

Se quem entende de cinema não gostou, achou-o fraco prá caramba e o povão que gosta de boas emoções, achou tudo morno, então, Barretão devia fazer menos estardalhaço, deixar prá lá e não ficar esticando esse "assunto" que só poderá deixá-lo ainda pior.

Hedre Lavnzk Couto disse...

Prezado Dimas e amigos leitores,
a respeito desse último 'filme' da família Barreto, escrevi uma crítica ('O épico do sapo que na preguiça de tornar-se princípe, transformou-se em presidente')a qual já compatilhei com os leitores do meu blog - teatrocomacaraje.blogspot.com
convido a todos que leiam e reflitam mais um pouco comigo sobre esse tiro propagandístico 'eleitoreiro' que saiu pela culatra.
abraços,

Hedre Lavnzk Couto
diretor de teatral. crítico de teatro e cinema. Salvador.