Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 31 de março de 2009

"Cascalho" programado para ser exibido em Brasília


Tuna Espinheira quando esteve em Feira de Santana para lançar "Cascalho" dando entrevista a Dimas Oliveira e Renato Ribeiro, no "Rádio Repórter"
Divulgação
No "Setaro's Blog", a informação de que "Cascalho", belo filme de Tuna Espinheira, tem como certo o seu lançamento - a partir de 1º de maio nos cinemas Brasília e Voador, na capital federal. O diretor do Festival de Brasília, Fernando Adolfo, é quem convidou o cineasta baiana, que estará presente em Brasília para prestigiar a estréia de seu filme.

Muito barulho por nada

O recurso que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão, está na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira, 1º de abril. A sua apreciação deve se dar no mesmo período do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei de Imprensa. A campanha feita pela Fenaj em defesa do diploma e da regulamentação não deve sensibilizar o Supremo.

Planetário: 11.300 espectadores em 125 sessões

O Museu Parque do Saber contabiliza até esta terça-feira, 31, o total de 11.300 espectadores em seu planetário (com o ZKP4 Quinto - em maquete) - o auditório tem capacidade para 165 pessoas -, desde a abertura, em 15 de dezembro de 2008. Segundo relatório passado ao Blog Demais, foram 125 sessões agendadas por instituições - 40 escolas da rede privada (incluindo faculdades), 20 da rede pública, 25 de diversas instituições, quatro instituições relgiosas e duas empresas privadas, além de 20 sessões públicas - que são realizadas às quartas-feiras, sextas-feiras e sábados. O equipamento ainda contou com apresentação para jornalistas (antes da inauguração, em 9 de dezembro passado), lançamento da campanha do IPTU e lançamentos do Camarote da Comunicação e da revista "Alternativa".

"Gran Torino" e "Dúvida" a partir desta sexta-feira







1. Clint Eastwood em "Gran Torino"
2. Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman em "Dúvida"
3. Vin Diesel e Paul Walker em "Velozes e Furiosos 4"
Fotos: Divulgação

Dois grandes filmes já lançados no circuito nacional entram em cartaz nesta sexta-feira, 3 de abril, no Orient Cineplace. Um é "Gran Torino", drama de e com Clint Eastwood, bem recomendado pela crítica. Outro é "Dúvida", de John Patrick Shanley, também autor do roteiro adaptado, baseado em sua peça teatral. Ainda tem o lançamento mundial do filme de ação "Velozes e Furiosos 4" e o lançamento nacional da animação "Monstros Vs. Alienígenas", que teve pré-estréia aberta ao público no sábado, 28, e domingo, 29. Continuam em cartaz, a comédia "Perdido Pra Cachorro", em terceira semana, e a comédia romântica "Ele Não Estão Tão a Fim de Você", em segunda semana. Detalhe: a programação é válida até quarta-feira, 8.
"Gran Torino" (o título se refere ao carro do personagem, um modelo da Ford, que fez sucesso nos anos 70 e continua sendo apreciado por colecionadores) é cinema simples e direto, que emociona, como outros de Clint Eastwood, a exemplo de "Menina de Ouro".
Sinopse: Um homem preconceituoso torna-se herói de indesejados vizinhos imigrantes hmong, vindos do Laos, ao impedir o roubo de seu carro por uma gangue. O filme trata sobre relacionamento, amizade, diferenças culturais, sociais e raciais, bem como traumas do passado.
No drama "Dúvida" (Doubt), a ação, que sugere pedofilia na Igreja Católica, se passa em 1964, no Bronx. Um padre tenta acabar com os rígidos costumes de escola, cuja diretora, uma freira, acredita no poder do medo e da disciplina. A escola aceita seu primeiro aluno negro, devido às mudanças políticas da época. Um dia uma irmã James conta à diretora suas suspeitas sobre o padre, de que esteja dando atenção demais ao aluno. É o suficiente para que ela inicie uma cruzada moral contra o padre.
Este filme recebeu cinco indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Atriz (Meryl Streep), Melhor Ator Coadjuvante (Philip Seymour Hoffman), Melhor Atriz Coadjuvante (Amy Adams e Viola Davis) e Melhor Roteiro Adaptado (John Patrick Shanley). Não ganhou nenhum prêmio.
Precedido por "Velozes e Furiosos" (2001), "+ Velozes e + Furiosos" (2003) e "Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio" (2006), "Velozes e Furiosos 4", é do mesmo diretor do filme anterior, Justin Lee, e reúne a mesma dupla do primeiro, Vin Diesel e Paul Walker. Também as belas Michelle Rodriguez e Jordana Brewster, do filme que iniciou a série. Para quem gosta de corrida de carros, de pegas. Ação do princípio ao fim. O filme só entra em cartaz nos Estados Unidos e demais países em junho.

Ação contra dengue mobiliza comunidade do Asa Branca

A dengue ganhou centenas de adversários na sexta-feira, 27. Estudantes, pais e professores da Escola Municipal Antonio Alves de Oliveira, localizada no bairro Asa Branca, se uniram com a comunidade no combate ao mosquito em uma ação realizada pela Unimed Feira de Santana.
Foi no bairro Asa Branca, cuja principal característica é o grande número de terrenos baldios, que morava Mel Rayne, de cinco anos, que morreu vítima da dengue. A mãe da menina também participou da ação e parabenizou a iniciativa da cooperativa em levar mais informação para a comunidade. “Eu cuidava da minha casa, mas isso não impediu que minha filha morresse vítima da dengue. Só com informação e com a participação de todos podemos evitar novas mortes”, disse.
Durante duas horas os participantes puderam contar com informações sobre a doença, seus sintomas e, principalmente, a prevenção. As idosas do programa "A Arte de Viver Saudável na Melhor Idade", promovido pela Unimed Feira, também entraram no combate a dengue. Elas ensinaram, através de uma peça teatral, a importância dos cuidados com o lixo, a água parada e outras formas de proliferação do mosquito. A atividade chamou a atenção dos alunos que participaram ativamente do evento, que contou também com uma palestra sobre os cuidados com a dengue proferida pela enfermeira da Unimed, Lívia Soares Cruz.
Redação
Na ação contra a dengue no bairro Asa Branca a Unimed Feira investiu também em educação, comunicação e mais conhecimento. Com o apoio da escola foi realizado o concurso de redação sobre a dengue. Mais de 600 alunos, dos turnos matutino e vespertino, participaram do concurso que premiou os três primeiros lugares com aparelhos de DVD.
As redações foram analisadas pelos professores que tiveram que fazer um mutirão para escolher as três melhores. As vencedoras foram: Jhenifer Souza Gonçalves, da 5ª série, Sirlene Oliveira dos Santos, da 7ª série e Karoline Santos da 5ª série. Para a diretora Gilcéia Jatobá a atividade serviu para que os estudantes aprendessem mais sobre o mosquito. “Eles prestaram mais atenção as aulas, questionaram mais e foram em busca de informações para fazer a redação. Tudo isso fez com que eles aprendessem mais sobre a dengue. Com certeza essa ação promovida pela Unimed Feira vai fazer com que eles combatam o mosquito de forma mais efetiva”, diz otimista.
A ação realizada pela Unimed Feira contou com a parceria do programa "De Olho nos Bairros", comandado pelo radialista Jorge Bianchi, na Rádio Sociedade, e com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana. O prefeito Tarcizio Pimenta também prestigiou o evento. Ele compareceu à escola e reforçou o pedido dos cuidados necessários no combate a dengue. A ação foi transmitida ao vivo pela Rádio Sociedade.
(Com informações de Rose Leal, da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unimed Feira de Santana)

Prefeitura empossa mais 30 servidores

Tarcízio Pimenta assina termo de posse da professora Noêmia Teixeira ao lado dos secretários João Marinho Gomes Júnior e Geraldo Sampaio
Foto: ACM/Secom
O Governo Municipal ganhou reforço de mais 30 servidores públicos, que foram chamados para preencher vagas em diversas áreas da administração. Com a posse, presidida pelo prefeito Tarcízio Pimenta, no Salão Nobre do Paço Municipal Maria Quitéria, na manhã desta terça-feira, 31 - um total 89 concursados foram convocados somente este ano.
Ao empossar a professora Noêmia Simplício Franco Teixeira, Tarcízio Pimenta ressaltou os princípios primordiais que devem seguir todos os servidores públicos. “O nome já diz: servidor público, para servir ao público. E atender bem deve ser a boa prática do serviço público”, afirmou.
Compondo a mesa de cerimônia ao lado do secretário de Administração João Marinho Gomes Júnior e do secretário de Governo Geraldo Sampaio, o prefeito observou que o último concurso público, promovido durante o governo do então prefeito José Ronaldo de Carvalho, oferecia 200 vagas. Entretanto, já foram convocados 786 aprovados.
Após a posse, os servidores se apresentaram nos locais de trabalho para início imediato das atividades. Foram chamados um assistente administrativo, dois fiscais de serviços públicos, dois professores, uma administradora de empresas, dois agentes de serviços gerais, 15 guardas municipais, um médico perito, três assistentes sociais e mais três motoristas.
Para a administradora Lívia Maria Souza Oliveira, uma das convocadas, o concurso público abriu a possibilidade de contribuir para o melhor desempenho da máquina administrativa com a oferta de mão-de-obra especializada em sua área.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Tarcízio empossa José Raimundo nesta quarta-feira

José Raimundo conversa com prefeito Tarcízio Pimenta

ACM/Secom
A posse do novo secretário da Educação, professor José Raimundo de Azevêdo, com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta, acontece nesta quarta-feira, 1º de abril, às 9 horas, em solenidade no Teatro Municipal Margarida Ribeiro. A ex-secretária Anaci Bispo Paim transmitirá o cargo.
José Raimundo foi convidado pelo prefeito Tarcízio Pimenta no início da noite de segunda-feira, 30, para assumir o cargo. Ele teve poucos minutos para decidir e aceitou a missão. Antes, ele foi secretário da pasta por duas vezes.
José Raimundo foi candidato a vereador em 2008, pelo PR, obtendo 1.131 votos.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Lembrando contas rejeitadas de deputado feirense

Neste momento, quando se fala muito sobre contas rejeitadas, a lembrança de que de acordo com levantamento do site Excelências, da ONG Transparência Brasil (www.excelencias.org.br), o deputado federal feirense Colbert Martins Filho (PMDB) continua com pendência com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), respondendo a processo. Colbert Filho teve as contas de campanha de 2002 (TRE-BA Prestação de Contas Nº1291/2002), quando foi eleito deputado federal, rejeitadas pela Justiça Eleitoral. Em 2008, ele pode concorrer à Prefeitura de Feira de Santana porque rejeição de contas eleitorais não gera inelegibilidade.

Supremo julga Lei de Imprensa e diploma para jornalistas

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira, 1º de abril, ação na qual o PDT pede a revogação da Lei de Imprensa, herança da ditadura militar. O argumento da ação é de que a legislação impõe sanções muito severas e, por isso, é usada como instrumento contra a liberdade de expressão nos meios de comunicação.
Na mesma data, a Corte decidirá se jornalistas sem diploma específico da área podem exercer a profissão. O assunto tem enchido as caixas de e-mail dos ministros do STF com mensagens de jornalistas de todo o país. Alguns defendem o diploma, outros dizem que o direito à livre expressão, garantido pela Constituição Federal, dispensa formação universitária específica.
No Supremo, as opiniões estão longe da unanimidade. Quatro dos 11 ministros já declararam simpatia pelo jornalismo sem diploma.

Sesquicentenário da Santa Casa de Misericórdia comemorado na Câmara


1. Médico João Batista palestra sobre instituição
2. Vereador Justiniano França: Dedicação e amor ao próximo
Fotos: Vicen Ferreres/Ascom
A história da Santa Casa de Misericórdia, que teve origem em Lisboa, Portugal, e a sua importância para Feira de Santana e região foi destacada na noite de sexta-feira, 26, na Câmara Municipal, durante sessão comemorativa do sesquicentenário de fundação da instituição, responsável pela administração do Hospital Dom Pedro de Alcântara. O evento, que reuniu membros da irmandade, autoridades municipais e lideranças políticas, teve como palestrante o médico e ex-vereador João Batista Cerqueira.
“Não são muitas instituições no mundo que comemoram 150 anos”, ressaltou João Batista, que também é vice-provedor da Santa Casa de Misericórdia, uma das três instituições mais antigas de Feira de Santana – as outras são a Igreja do distrito de Maria Quitéria e a Câmara Municipal. Segundo o palestrante, a Santa Casa foi fundada em 25 de março de 1859 tendo como pilares os princípios da fraternidade e da caridade, que são os símbolos do compromisso com a solidariedade.
O crescimento da unidade hospitalar mantida pela Santa Casa mereceu destaque de João Batista. O Hospital Dom Pedro de Alcântara iniciou as atividades com apenas seis leitos, sendo três femininos e três masculinos. Ao longo dos anos, segundo ele, cerca de cinco mil dirigentes passaram pela Santa Casa, nas administrações conduzidas por 35 diferentes provedores. “Não resta dúvida que trata-se de uma instituição magnífica e grandiosa”, enfatizou.
Autor do requerimento que resultou na realização da sessão especial, o vereador Justiniano França (DEM) saudou o palestrante e convidados com um pronunciamento em que destacou “a dedicação e o amor ao próximo” que norteiam o trabalho da direção e servidores da instituição. Ele considerou o momento “muito especial”, considerando a contribuição da Santa Casa de Misericórdia para a saúde em Feira de Santana e municípios da região.
A sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Antônio Carlos Passos Ataíde, que compôs a mesa ao lado do palestrante, prefeito Tarcízio Pimenta, deputado federal Sérgio Carneiro, que representou o senador João Durval, provedor da Santa Casa Outran Borges e o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)

"Gays, perseguição e mentiras: a novela de sempre"

De Julio Severo em "Mídia Sem Máscara"
Aguinaldo Silva, escritor de novelas da Rede Globo, inventou na sua novela “Duas Caras” cenários onde evangélicos são violentos, irracionais e perigosos contra quem pratica o homossexualismo. E os homossexuais são pintados como anjinhos inocentes…
Diante de cenários desse tipo, qualquer país deveria dar asilo às “vítimas”. O grande problema é que as verdadeiras vítimas das novelas de Aguinaldo Silva - e da Rede Globo em geral - são os evangélicos, que sofrem todos os tipos de caracterizações preconceituosas.
Aguinaldo Silva tem desculpa para o seu trabalho sujo. Ele sempre foi militante esquerdista e homossexual. Tal é o trabalho da esquerda contra os cristãos e seus valores: difamá-los, sujá-los, maltratá-los e, na fase final, chegar ao nível da tortura e martírio.
A Rede Globo tem a obsessão homossexual do governo Lula. Enquanto o governo Lula tem um programa oficial chamado “Brasil Sem Homofobia” - que doutrina a população brasileira a amar a sodomia acima de Deus e da Bíblia -, a política não-oficial da Globo é “Globo Sem Homofobia” e “Globo Sem Deus”, igualmente doutrinando, através de novelas e outros programas, a população brasileira a amar a sodomia acima de Deus e da Bíblia.
Imagine se fosse o contrário. Imagine se a Globo tivesse uma política não oficial “Globo Sem Gays”. Os militantes gays demonstrariam a mesma educação e civilidade que os evangélicos mostram quando as novelas globais retratam os evangélicos como neandertais briguentos cujo único desejo na vida é bater e matar montões de homossexuais?
Eles não fariam manifestações furiosas, exigindo o fechamento do império global e o fim de toda “ajuda” estatal a Globo?
Quanto aos cristãos em geral e aos evangélicos em particular, a Globo sabe que pode pisoteá-los à vontade, pois a reação máxima da população evangélica é manifestar algum leve protesto passageiro e depois esquecer o caso. Em resposta, a Globo boceja.
Ao contrário dos cristãos, ativista homossexual nenhum leva desaforo para casa.
Contudo, fora das novelas a realidade é dura com os evangélicos. Desde que chegaram ao Brasil, eles enfrentaram hostilidades, preconceitos e - sim - martírios. Tudo isso por amor ao Evangelho.
No mundo inteiro, por ano são martirizados 200 mil cristãos: evangélicos, católicos, etc. Eles são mortos por amor ao Evangelho.
Nunca na história humana 200 mil homossexuais foram mortos por ano, por amor a sodomia. Afinal, vale a pena morrer pelo sexo anal?
Literalmente milhões de outros cristãos vivem hoje sob ameaça e violência direta diária de governos totalitários, quer comunistas ou muçulmanos.
A ONU debate a situação lamentável dessas vítimas silenciosas? Nem em novelas esses cristãos perseguidos são lembrados.
Enquanto as novelas do planeta global se ocupam com cenários de “vítimas” de mentira para ajudar as políticas pró-homossexualismo do governo Lula e da própria ONU, as vítimas reais padecem sofrimentos, torturas e mortes.
A “novela” mais recente do planeta global é a notícia do G1 com o título: ‘Estamos sendo injustiçados’, diz gay brasileiro que pede asilo nos EUA.
Se brasileiro sabe criar as mentiras mais mirabolantes para obter um visto americano, imagine os gays. O que um gay brasileiro poderia alegar para conquistar o asilo dos EUA?
O gay brasileiro Genesio Januario Oliveira Junior acusa o Brasil de ser “perseguidor” de gays, sendo que o Brasil tem hoje o governo mais pró-homossexualismo da história nacional e mundial. Ele pede asilo na hora certa e no lugar certo, pois Barack Obama tem a mesma obsessão pró-homossexualismo de Lula.
Se o gay noveleiro reclama de perseguição no Brasil, para que ir para os EUA? Em matéria de apoio político e legal ao homossexualismo, o Brasil hoje está anos adiante dos EUA.
O irônico é que os EUA, para onde quer ir o gay “perseguido”, foi fundado por cristãos evangélicos realmente perseguidos. Eles fundaram os EUA como um país onde as pessoas tivessem liberdade de adorar a Deus.
Mas ninguém imaginaria que tal liberdade seria futuramente distorcida para favorecer a adoração à sodomia. E ninguém nunca imaginaria que um dia a própria sodomia seria usada como desculpa para difamar, sujar e maltratar cristãos. De abrigo para cristãos perseguidos, os EUA estão se tornando abrigo para o homossexualismo e lugar perigoso para os cristãos.
Enquanto milhões de cristãos ao redor do mundo sofrem por amor a Jesus, os EUA de Obama e principalmente o Brasil de Lula lutam para que todos tenham acesso privilegiado à sodomia de todas as formas possíveis, com direito à doutrinação pró-homossexualismo compulsória para os cristãos e para todos os que não enxergam a “beleza” e “normalidade” da relação anal.
Entre os gays “perseguidos” fabricados pelas novelas e noticiários noveleiros e entre os cristãos perseguidos da vida real, os Obamas e os Lulas preferem sentar num sofá aconchegante para prestigiar as novelas.
Com as políticas pró-sodomia do Brasil e nos EUA, é de estranhar que um gay brasileiro acabaria usando a novela de “perseguição” para ganhar asilo nos EUA?
Genuinamente cercado por tal febre pró-sodomia, um cristão dos EUA e principalmente do Brasil pode facilmente acabar sendo acusado de “homofobia”, por simplesmente declarar o que Deus declara na Bíblia sobre o homossexualismo.
A diferença é que ele não tem direito de usar novelas para pedir asilo. Mas ele tem a vida real como testemunha: por amor a sodomia, os EUA de Obama e o Brasil de Lula (e na fila vem a ONU) decidiram que aqueles que amam a Deus e a Bíblia acima da sodomia não têm direito de viver uma vida sem perseguição.
Mesmo com direito privilegiado de oprimir cristãos, os ativistas gays ainda têm o direito de se apresentarem como “vítimas” necessitadas de asilo. Bem-vindo à era das vítimas opressoras!

"Um presidente racista?

Por Mário Ivan Araújo Bezerra, extraído do "Mídia Sem Máscara"
Nunca antes, na história deste país, havíamos tido um presidente da República que incentivasse o racismo. Pois bem, agora temos: nosso presidente - por descuido, premeditadamente ou por falta de assessoramento - declarou, alto e bom som, que a atual crise econômica foi provocada por pessoas brancas de olhos azuis. Declaração tão fora de propósito é até difícil de comentar. Que terá pensado de nós o primeiro-ministro britânico, que ficou de boca aberta, sem saber o que dizer? Será que não há limites para tantos destemperos? Será que a assessoria presidencial não pode (ou não quer) fazer nada a respeito?
Decididamente, o atual governo entrará para a História como o que mais conseguiu (ou, pelo menos, tentou) desunir o país, exatamente o contrário do que fizeram D. Pedro II e tantos insignes brasileiros que dedicaram sua vida à formação de um Brasil forte e uno. Tempos atrás, Lula declarou repetidamente que a culpa de todas as nossas mazelas era da elite, esquecendo-se de que ele próprio faz parte dessa elite, a mesma que dá empregos e gera riquezas. Em seguida, irritado pela recusa do Senado em prorrogar a vigência da CPMF, declarou, em rede nacional de televisão, que a derrota do governo era culpa de 10 milhões de ricos, que haviam logrado acabar com o único imposto que não conseguiam sonegar. Outro exemplo típico de incentivo às lutas de classes foi a criação de vagas privativas para minorias raciais nas universidades. Uma bomba que ainda não estourou com toda sua capacidade explosiva é a questão dos descendentes dos quilombolas, que está sendo tratada de forma completamente distorcida pelo governo, esquecido, por exemplo, que o bairro do Leblon já foi um quilombo e, segundo a legislação em vigor, pode ser sumariamente desapropriado.
Chega de fomentar ódios! Alguém consegue imaginar os americanos devolvendo aos índios a ilha de Manhattan, que foi trocada por dois garrafões de uísque?
É preciso que os homens de bem levantem sua voz e deixem claro, de uma vez por todas, que o Brasil é um país multirracial e que disso temos muito orgulho. Aqui, os brancos de olhos azuis têm o mesmo valor dos pretos, dos mulatos, dos amarelos, dos índios, etc, etc. Nossa Constituição (da qual o presidente foi um dos redatores) não deixa dúvidas a respeito. E mais: não queremos mudar.
Por último, é bom lembrar que devemos muito a essa gente branca de olhos azuis que hoje está sendo execrada. Por exemplo: a lâmpada elétrica, o automóvel, o avião, a televisão, o computador, a penicilina, a ultrassonografia, etc, etc.

* Mário Ivan Araújo Bezerra é general-de-Divisão (R) do Exército Brasileiro

Pedido conjunto

Junto com a ex-secretária da Educação Anaci Bispo Paim também pediram exoneração na segunda-feira, 30, a chefe de Gabinete Celia Christina Silva Carvalho, a diretora do Departamento de Ensino Ana Angélica Matos Rocha Gonçalves e a oficial de Gabinete Marilene Barreto. Ainda não se sabe se o prefeito Tarcízio Pimenta aceitará o pedido das titulares de três dos principais cargos da estrutura da Secretaria.

Deu em Claudio Humberto


Documentário sobre Pinto

Johny Guimarães e Volney Menezes, a dupla que realizou "Chuvas de Março", está gravando - em HDV Digital - material para documentário sobre Francisco Pinto, personagem da história política brasileira.
Eles apelam para quem tem documentos sobre Pinto para entrar em contado através do e-mail johnycine@bol.com.br.

Lei inócua

Já imaginou uma madame sair das compras no Boulevard e pegar um táxi disponível algum dia. O fato é possível pois qualquer uma pessoa pode estar sem um automóvel disponível algum dia. O vexame será muito grande, pois pegaria um carro velho, sujo, com motorista mal vestido e mal calçado, como existe aos montes em Feira de Santana.
Mas tem lei que vai de encontro à seleção de empresas de táxi para fazer o transporte de passageiros. Trata-se de uma lei inócua que prejudica um segmento privado da comunidade.

Vice-presidente diz que política monetária é um desastre

Está na "Folha Online" e deu no "Blog Reinaldo Azevedo":
Crítico das taxas de juros básicos praticadas no Brasil, o vice-presidente José Alencar voltou a atacar nesta segunda-feira a política monetária adotada pelo governo federal. Para ele, mesmo com a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) de baixar a taxa em 1,5 ponto percentual na sua última reunião, a manutenção de um índice alto por tanto tempo foi "despropositado"."A situação relativamente boa da economia brasileira é apesar da politica econômica praticada, não é por causa dela não", afirmou o vice-presidente em entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura.Alencar, que disse ter parado de falar dos juros porque agora "todos estão falando", afirmou que a política monetária do governo é um "desastre".
O vice-presidente também criticou a ideia de autonomia do Banco Central e afirmou que a responsabilidade é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva."Fala-se em autonomia do Banco Central, mas eu considero esse negócio de autonomia uma balela. A responsabilidade não se transfere, o presidente da Republica delega autoridade a seus ministros e ao Banco Central".
Questionado porque Lula nunca ouviu suas críticas, determinando a queda da taxa, Alencar justificou com o fato de ele não ser economista e que o presidente deve preferir ouvir os especialistas na área."Eu não carrego o diploma de economista. O presidente não tem obrigação de ter familiaridade com todos os assuntos, e ele deve ouvir pessoas que são habilitadas e então eu acho que ele ouve especialistas da área", disse Alencar.

Micareta tem programação lançada no Boulevard

O lançamento da programação oficial da Micareta vai acontecer nesta terça-feira, 31, no Boulevard Shopping, às 18h30. A festa momesca será realizada de 16 a 19 de abril. O prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alcione Cedraz, vão estar presentes. O lançamento acontecerá na praça de alimentação. O local foi escolhido porque, embora se trate de um equipamento privado, a circulação das pessoas é livre e há o conforto da climatização, estacionamento e segurança. O shopping não está cobrando nada pela cessão do espaço.
“Decidimos por um local acessível a qualquer cidadão que queira participar de um momento de alegria, que é esse lançamento da programação da Micareta”, salientou o prefeito.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Carta de Anaci Paim à Imprensa de Feira de Santana

Importante ressaltar que as notícias atualmente circuladas nos meios de comunicação local não expressam a realidade dos fatos.
Manchetes não mais cumprem sua função de destacar e divulgar o que é verdadeiro e justo, ao contrário, as manchetes agora impõem prévias condenações. Em verdade, circulam notícias injustas e condenatórias, sem se dar conta de que o estado ditatorial já acabou. Estamos em um país representado pelo regime democrático de direito, no qual todo cidadão é presumidamente inocente até que seja contra o mesmo movido o devido processo legal, pelo juízo competente, transitando a mesma em julgado, o que definiria a sentença inerente ao réu. “O TCE reprovou três relatórios de atividades, da Secretária Anaci Bispo Paim”, é o que dizem. Mas, esquecem de informar que dois dos três relatórios estão pendentes de recursos, sob o manto da ampla defesa e contraditório legais, conferidos pela própria Corte de Contas. A terceira “conta” trata-se de relatório de atividades. Alguém já ouviu falar em desaprovação de relatório de atividades? Afinal, no relatório relatam-se atividades, não se prestam contas.
Como Secretária, confiante na execução dos trabalhos que desenvolve no âmbito do Estado da Bahia, reafirma sua luta pela Educação, afinal, somente através dela podemos formar melhores cidadãos, comprometidos com a VERDADE e a JUSTIÇA, melhores representantes do ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.
Embora não seja o momento oportuno, faço questão de esclarecer que, sobre os questionamentos levantados por determinados blogs, relativo à desaprovação das contas de 2003 - Relatório de Atividade da Secretaria da Educação, esclareço que:
a) Os itens questionados nos blogs referem-se às contas da Unidade orçamentária COPE - Coordenação de Projetos Especiais, do ano de 2003;
b) As referidas contas foram julgadas em 16 de dezembro, com publicação de acórdão em 11 de fevereiro, considerando-se as mesmas, Aprovadas e Arquivadas sem baixa de responsabilidade.
c) Os itens questionados pelo TCE foram respondidos, sendo os mesmos aprovados pelo Banco Mundial, diante da obediência e cumprimento de todas as normas para licitação e aquisição de bens;
d) Em relação aos itens atinentes aos serviços e pagamentos a fornecedores, os mesmos foram todos executados pela Sucab - Superintendência de Obras do Estado da Bahia, havendo a medição e confirmação do serviço prestado.
Em face das divulgações equivocadas e inaceitáveis, resta a convicção de que os fatos verdadeiros haverão de prevalecer e será constatado o quanto uma história de mais de três décadas de SERVIÇO SÉRIO, comprometido, íntegro e INQUESTIONAVELMENTE HONESTO em prol de uma educação de qualidade merece respeito e reconhecimento público.
Feira de Santana, 30 de março de 2009.

ANACI BISPO PAIM

José Raimundo de Azevêdo anunciado como secretário da Educação

Prefeito Tarcízio Pimenta aceita pedido de renúncia de Anaci Paim

O prefeito Tarcízio Pimenta anunciou no início da noite desta segunda-feira, 30, que a secretária da Educação, Anaci Bispo Paim, pediu exoneração do cargo. Ele informou que o substituto dela será, a partir de terça-feira, 31, o ex-secretário da Educação e ex-prefeito, por doios mandatos, José Raimundo de Azevêdo.
Tarcízio Pimenta fez questão de frisar que a professora Anaci Paim é “muito competente”, com um currículo que incluiu o exercício da função de reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e de secretária de Estado da Educação. Ele deixou claro que a saída da secretária aconteceu de comum acordo.
Durante cerca de 15 dias, o prefeito Tarcízio Pimenta tem acompanhado e apurado as informações de que Anaci Paim teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), relativas a três anos do exercício dela na Secretaria Estadual da Educação. Ele explicou que primeiro procurou se inteirar bastante do assunto, para não haver equívocos na decisão agora tomada. “Anaci Paim é minha amiga e foi um dos primeiros nomes que convidei para integrar o nosso governo. Entretanto, diante das circunstâncias, dialogamos e chegamos ao consenso de que o melhor caminho será o afastamento dela, até para que possa ter tempo suficiente para articular toda a defesa no TCE”, afirmou o prefeito.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Cordelistas de reúnem no Cuca

O Projeto Lua Cheia – Literatura de Cordel reunirá dia 13 de abril, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), a partir das 19 horas, cordelistas, xilógrafos e repentistas para exposição de coleções, venda dos trabalhos, além de cantoria e contação de causos. O evento é coordenado pelo Núcleo de Cultura Popular do Cuca, a partir do Projeto Lua Cheia, que desta vez contempla a Literatura de Cordel.
Dentre os participantes estão Jurival Alves da Silva, Julio Rodrigues Silva, Antonio Alves da Silva, Luiz Natividade, Caboquinho e João Ramos, J. Caxias e Francisco Lucas de Oliveira, escritor e violeiro repentista, além de membro da Ordem Brasileira dos Poetas de Literatura de Cordel.
Originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos, a Literatura de Cordel é um tipo de poesia popular. Os folhetos são expostos para venda geralmente pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome que vem de Portugal, onde era tradição pendurar folhetos em barbantes ou cordões.
Os folhetos são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.
Vários escritores nordestinos foram influenciados pela literatura de cordel,. dentre eles João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, José Lins do Rego e Guimarães Rosa.
(Com informações de Socorro Pitombo, da Assessoria Cuca/Uefs)

Prefeitura apresenta tratores nesta segunda-feira

A Prefeitura de Feira de Santana apresenta nesta segunda-feira, 30, pela manhã, os tratores que serão usados no programa de mecanização agrícola. Os equipamentos ficarão expostos à frente do Paço Municipal Maria Quitéria. Farão gratuitamente o beneficiamento das terras de 12 mil agricultores familiares, visando a produção de feijão e milho.
Este ano, o Governo Municipal vai oferecer 12 mil horas de trator, executadas por 50 máquinas. O investimento foi na ordem de R$ 800 mil. O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural Ozeny Moraes observa que este ano tanto o programa de mecanização agrícola quanto a oferta de sementes de milho e feijão foram ampliadas. “A expectativa é de termos uma produção ainda maior”, destacou. O beneficiamento mecanizado das terras será iniciado imediatamente. Vai contemplar os produtores cadastrados através das associações comunitárias em suas respectivas localidades.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

"PAC" da habitação condenado

Está no "Blog 25: Democratas":
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) criticou a forma como o Governo Federal idealizou o recém-lançado programa habitacional que pretende financiar a construção de um milhão de casas. Para o senador, é um ponto negativo o fato de que o governo tenha elaborado um plano prevendo que a liberação de recursos para construção das casas ocorra vinculadamente às empreiteiras e não por meio do repasse direto para os municípios, o que, em sua opinião, sairia mais barato e aceleraria as obras. “É bom que o presidente [Lula] deixe essa mania de centralizar o dinheiro do país e faça um repasse mais justo para os estados e municípios porque aí os municípios poderão exercer de fato suas funções", afirmou.

Governo Lula gastou pelo menos 2,2 bilhões de reais em propaganda

Está na coluna de Fernando Rodrigues, no jornal "Folha de S. Paulo":
O valor torrado pelo governo Lula em publicidade em 2008, ficará perto de R$ 1 bilhão. Os gastos em patrocínio federal no ano passado bateram em R$ 918 milhões. Dois buracos negros ainda persistem nessa área. Não se sabe o volume aplicado em publicidade legal nem o custo de produção das peças publicitárias. Esse último é um segredo nunca revelado pelo governo nem pelas agências acostumadas a mamar nas tetas generosas de Brasília. A estimativa para as despesas com publicidade gira em torno de R$ 250 milhões a R$ 350 milhões por ano. Tudo considerado, a administração federal consome anualmente, por baixo, R$ 2,2 bilhões com ações de propaganda e marketing. É dinheiro em qualquer lugar do mundo.

domingo, 29 de março de 2009

Páscoa já chegou no Boulevard Shopping

A Páscoa já chegou ao Boulevard Shopping. "Criamos um cantinho especial para a criançada se divertir", diz Viviane Freire, superintendente. O espaço foi inaugurado no domingo, 29, e ficará até o dia 12 de abril, na alameda Oscar Marques, com acesso pela portaria E1. O cenário é interativo e voltado para meninos e meninas, sob o acompanhamento de monitoras no desenvolvimento das seguintes atividades:
- Atividades Artísticas: A garotada que visitar o cenário terá espaço para desenvolver suas obras de arte, colorindo os diversos desenhos que serão distribuídos;
- Maquiagem infantil: Todas as crianças ganharão uma orelhinha e terão seus rostinhos maquiados com os bigodes e dentinhos de coelho;
- Pescaria: As crianças participarão de uma divertida pescaria de cenourinhas e de mais algumas brincadeiras interativas.
Maiores informações, entrar em contato com Ludimila de Oliveira, pelo telefone (75) 3225-3000. "Até quem não é coelhinho, vem rapidinho pra cá!", é o apelo.
(Com informações do Departamento de Marketing do Boulevard Shopping)

Contra-senso eleitoreiro

Por Antonio Carlos Mesquita do Amaral
Realizada em 2 de fevereiro, a eleição na Câmara Federal, tão logo empossado o novo presidente da Casa, seu primeiro ato oficial foi prometer levar a plenário, para votação, a PEC dos Vereadores, aprovada, que fora, pelo Senado Federal.
Já na reunião de prefeitos acontecida em Brasília, a 10 do mesmo mês, o presidente da Confederação dos Municípios, Paulo Ziulkoski, questionava das dificuldades de recursos que terão de enfrentar as prefeituras, para com o novo salário mínimo e a complementação do Piso Nacional dos Professores, em vista das negociações havidas para com as dívidas milionárias junto ao INSS.
Uma vez aprovado o aumento de cadeiras nas vereanças, por certo, acarretará grande elevação de despesas aos cofres públicos. A diminuição de gastos, como apregoam os interesseiros, entre os principais, o autor do projeto, deputado Pompeu de Matos, é falsa. Mesmo reduzidos os percentuais de repasse, de ano para ano aumentarão substancialmente, os orçamentos, base de cálculos finais.
No caso de Santa Maria, obrigatoriamente, haverá grande majoração de impostos, necessários a cobrir despesas com os altos salários e benesses para mais sete vereadores e quarenta e dois assessores.
O país, não somente carece da falta de grande universo do homem de vergonha, mas também, de honradez cívica patriótica, cujo predicado, não sendo prática de simples vontade materializada, aflui naturalmente em emanações fluídicas espiritual em alto grau, por herança genética culta, respondendo pelos procedimentos morais humanos de cada indivíduo abençoado por tão nobre graça.
Consolidada a vontade unicamente parlamentar, será a maior propaganda eleitoral no país, ultrapassando o Bolsa Família, que ao menos produz primordial beneficio quanto da obrigatoriedade em freqüência escolar.
Os votos de oito mil novos vereadores, familiares em linha reta, colaterais – cunhado – genro – nora, por afinidade até o terceiro grau, caculando-se, um grupo de vinte e cinco pessoas aptas a votar, para cada Edil, serão centenas de milhares de eleitores reelegendo o deputado Michel Temer, “Velha Raposa” do PMDB, juntamente com seus pares, que o apóiam, possibilitando a se perpetuarem nos meandros da política.
A baixa qualidade, incompetência e má fé, dos responsáveis pela gestão pública brasileira, fazem com que a “estória”, do “tipo de povinho” que seria colocado no Brasil, quando da criação do mundo, na concepção divina, seja verdadeira.
Assim, pouco ou nada adianta, tentar produzir perfeições
pela lei dos homens, até que se cumpram os ciclos evolutivos nos sentidos naturais da vida.
Antonio Carlos Mesquita do Amaral é militar, em Santa Maria-RS

Futebol do Brasil em quarto

O Brasil não conseguiu ganhar do Equador, neste domingo, 29, em Atahualpa, contra o Equador, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. O empate em 1 a 1 fez com que o Brasil caísse para a quarta colocação da competição. O melhor jogador em campo foi o goleiro Julio Cesar, que evitou derrota por goleada, segundo está na mídia esportiva. A seleção está atrás do líder Paraguai, da Argentina e do Chile.

Palestras sobre "Relações Públicas"

Na sexta-feira, 27, e no sábado, 28, a oportunidade de ministrar palestras no XVIII Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos (Pets) e na XVIII Assembléia do Distrito 4390 de Rotary International. "Relações Públicas" e "Comissão de Relações Públicas" foram os temas. Os dois eventos foram convocados pelo governador eleito Elder Silveira Sobral.
Na primeira palestra, com objetivos de desenvolver e implementar um plano de relações públicas do clube e desenvolver estratégias para aprimorar a imagem do Rotary na comunidade, a inserção do que é "Imagem Pública do Rotary", quando foi colocado que "é certo que estamos num tempo onde conhecimento é fundamental e Rotary também tem uma necessidade cada vez maior de envolvimento com a mídia, os meios de comunicação, para reforçar a sua imagem pública".
Como rotariano, como cidadão e como jornalista, que "procura estar antenado com o mundo", afirmei, como já fiz outras vezes, que "nunca tive acesso a algum registro sobre um fato negativo sobre Rotary, em qualquer lugar. Em Feira de Santana, na Bahia, em Sergipe, nas Alagoas, no Brasil, no mundo".
Disse mais que "é prazeroso, dá orgulho, ser parte integrante de uma organização como o Rotary, que tem uma imagem pública mais que positiva junto aos setores da comunidade. Posição que é mantida desde sua criação, há cento e quatro anos, em Chicago".
Coloquei que "vemos sempre instituições como Igreja, Justiça, governos, legislativos, serem alvos de ataques. Mas o Rotary permanece imune, mesmo com todas transformações sofridas pela organização e pelo mundo".
Na palestra, a advertência de que "cabe a nós rotarianos continuar mostrando por todos os meios possíveis o que está sendo feito e promover as inúmeras realizações do Rotary. Mostrar a importância e relevância da organização", pois "a manutenção da imagem positiva é vital para o futuro do Rotary. Deve-se incentivar a cada rotariano desempenhar o papel de líder na construção e manutenção das relações públicas que ressaltem a imagem de Rotary. Imagem que é responsabilidade de todo rotariano, de todos nós".
Também foi colocado que "a cada ano rotário, a presidência de Rotary International se concentra na imagem pública da organização, dando prioridade à questão. É tão grande o cuidado que a organização conta com o Grupo de Apoio à Imagem Pública do Rotary, que dá informações sobre padronização da mensagem para os rotarianos e para o público externo".
Foi citado que "os materiais disponíveis são de qualidade e constam de modelos de comunicado à imprensa, anúncios de utilidade pública e outras ferramentas importantes de relações públicas".
Ainda a citação de que "em Feira, há algum tempo, sempre que possível, nos jornais, revistas, nas emissoras de rádio e tv, outdoors, boletins internos, em sites e blogs, a divulgação do Rotary com matérias, reportagens, campanhas, até cadernos especiais sobre as nossas atividades, sempre refletindo a imagem da organização, com seus projetos locais e também internacionais".
No caso do Rotary Club de Feira de Santana, "ao qual pertenço há 25 anos", a informação de que "tem sido enfocado constantemente o Monumento Relógio Rotary e o Monumento a Maria Quitéria, marcos rotários no centro da cidade, a Fundação Jonathas Teles de Carvalho, a campanha Pólio Plus, a questão da educação com a Escola Rotary, a entrada de novos sócios, a posse de novos presidentes e seus conselhos diretores, a lembrança de datas e efemérides importantes. Pode-se afirmar que a resposta tem sido positiva. Os demais clubes locais também contam com integrantes que são comunicadores de todas as mídias, o que facilita a parceria para a divulgação das ações rotárias. Envio de material para a revista 'Brasil Rotário' também é realizado, com eventual publicação. O clube é visto na revista.
O rotariano Jorge Bianchi, do Rotary Club Feira de Santana Olhos d'Água, foi citado, pois, "abriu espaço no seu programa 'De Olho na Cidade', para divulgar ações do Rotary". Ainda a lembrança de que "no ano do centenário do Rotary, a realização em Feira de Santana de uma marcha pela avenida Getúlio Vargas, a principal via da cidade, que chamou a atenção da comunidade para o papel da organização, sendo um exemplo bem marcante de promoção da imagem pública de Rotary, com pessoas vivenciando a ação na prática".
Outro exemplo de ação que ressalta a imagem pública do Rotary em Feira de Santana citado "é o trabalho desenvolvido pela Fundação Jonathas Teles de Carvalho, assim como o programa de cursos de informática destinado para pessoas carentes em bairros da periferia", assim como "as iniciativas do Rotary International através da campanha de imagem pública abrem caminho para que todos rotarianos possam promover de várias maneiras o seu ideal de servir".
Antes do encerramento, foi dado o comando "para que todos líderes aqui presentes possam motivar suas equipes para que elas dêem maior destaque à imagem pública do Rotary".
Para encerrar, "a afirmação convicta de que a imagem pública de Rotary é sempre elevada em Feira de Santana pelos seis clubes locais. Mas, fica o desafio para que todos nós possamos ampliar o alcance do foco de Rotary".
A segunda palestra foi mais dirigida a rotarianos que participam de Comissão de Relações Públicas".

Maiores fundações do mundo

Essas são as maiores fundações do mundo: Amnesty International, Bill & Melinda Gates Foundation, Ford Foundation, Mac Arthur, Oxfam International, The Rotary Foundation, Unicef, W. K. Kellog Foundation e World Vision. A ordem é alfabética.

"O Futuro da Mídia"

Segundo pesquisa da empresa de consultoria Deloitte, 63% dos brasileiros costumam desenvolver outras atividades enquanto estão em frente de um aparelho de televisão. Desses 44% navegam em sites, 38% lêem e 33% falam ao telefone, principalmente celular, em frente da tevê. Apenas 37% dos entrevistados falaram que não fazem mais nada enquanto assistem à programação televisiva.
Batizado de "O Futuro da Mídia", o estudo ouviu 1.002 pessoas com faixa etária entre 14 e 75 anos.

Adilson já conhece Museu Parque do Saber

Afinal, o jornalista Adilson Simas foi conhecer o Museu Parque do Saber, que tenta minimizar com a nominação de "Antares Municipal". O próprio revela em seu "Blog Por Simas", na sexta-feira, 27, a sua ida ao equipamento. Pelo seu relato, gostou de algumas coisas e reprovou outras.

Declaração racista de Lula

No seu "Ex-Blog", César Maia coloca:

ALGUÉM TEM DÚVIDA DE QUE ESSA DECLARAÇÃO DO LULA É RACISTA?
É uma espécie de “supremacia ariana” invertida! Os catarinenses devem estar chocados!
Lula com o primeiro-ministro Gordon Brown: "Essa crise foi feita por gente branca de olhos azuis".

Carnês do IPTU estão sendo entregues

Segunda via do boleto pode ser tirada pela Internet

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Feira de Santana, do exercício de 2009, já estão sendo entregues pelos Correios. A expectativa da Secretaria da Fazenda é de que até o dia 2 de abril todos os contribuintes já o tenham recebido.
O pagamento em cota única, e com desconto de 20% no valor devido, será até o dia 7 de abril. Quem não receber o carnê, pode obter a segunda via de duas maneiras.
Uma delas é acessar o site da Secretaria da Fazenda (http://www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br/) e tirar o documento digitando apenas o número de inscrição do imóvel. A outra, é procurar a Secretaria da Fazenda, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), à rua Barão de Cotegipe, 764, e solicitar a segunda via.
Para melhor atender aos contribuintes, a Secretaria da Fazenda vai funcionar em horário integral no período de 30 de março e 7 de abril. No sábado, 4, o Ceaf vai estar de plantão, das 8 horas às 17 horas, para atender exclusivamente aos contribuintes do IPTU.
O IPTU pode ser pago nas casas lotéricas e nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, HSBC, Itaú e do Sicoob/Subaé.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Montadora de motos estuda instalação em Feira de Santana

Presidente da empresa chinesa teve audiência com Tarcízio Pimenta

A montadora chinesa de motos Sanya estuda a instalação de uma unidade em Feira de Santana, para abastecer o mercado da América Latina. A proposta foi apresentada por um grupo de empresários, liderado pelo presidente da montadora Li Rong Xin ao prefeito Tarcízio Pimenta, em audiência no Paço Municipal Maria Quitéria (Foto: ACM/Secom).
Os empresários estão analisando a infra-estrutura da cidade. Levaram em consideração a logística do município, a condição de ser um dos maiores entroncamentos rodoviários do Norte e Nordeste e os incentivos que possam ter acesso. Também observaram que existem outras multinacionais no Centro Industrial do Subaé (CIS).
Atento à necessidade da vinda de novas indústrias para o CIS, que, além de gerar emprego e renda, fortalece o parque industrial local, o prefeito garantiu a disposição do Governo Municipal em oferecer as condições necessárias para implantação da empresa na cidade.
“Feira de Santana está de braços abertos. E, no que for possível, estaremos dispostos a colaborar para a vida deste importante empreendimento”, frisou.
Acompanhados do empresário Osvaldo Ottan e do consultor industrial e ex-presidente da Sudic, Márcio Pires, os empreendedores Yan Kong e Marcello Song, integrantes da comitiva, revelaram que poderão desenvolver outros projetos, que também poderão vir para Feira de Santana. Dentre eles, a instalação de um frigorífico de grande porte.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Jornada de Psicologia na FTC reúne mais de 100 participantes

Os comitês criados pelo curso de Psicologia da FTC Feira de Santana já estão em pleno funcionamento. A primeira iniciativa do projeto foi a Jornada do Serviço de Psicologia, que reuniu cerca de 100 participantes no auditório da instituição, sábado passado. O evento mostrou o resultado dos trabalhos produzidos por seis alunas do 9º semestre, que formam a primeira turma de Estágio Supervisionado.
Promovido pelo Comitê de Psicologia Clínica, a jornada teve a coordenação dos professores Paula Rúbia, Tiago de Man, Fernanda Bruck, Virgínia Falcão e Lívia Pereira. O objetivo, segundo a professora Nicole Bisinella, coordenadora do curso, foi mostrar “as excelentes práticas no Estágio de Psicologia Clínica no semestre passado, em diferentes locais de prática”.
Ressaltando que esse resultado evidencia o potencial do aluno e, ao mesmo tempo, o empenho dos professores, Nicole Bisinella diz que a finalidade dos comitês é propiciar ao professor, aluno, instituição e comunidade “um espaço de harmonia e diálogo a respeito de sua aprendizagem prática”. A idéia, conforme lembra a coordenadora, é realizar um evento mensal e outros, de menor porte, ao longo do semestre.
Ao todo são seis comitês, nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia Escolar, Psicologia Organizacional, Neuropsicologia-desenvolvimento-aprendizagem, Psicologia Social e Saúde Pública, coordenados por professores do curso. A programação de atividades inclui palestras, mostra de trabalhos de alunos e professores, debate com a comunidade e profissionais da área, oficinas, minicursos, grupos de estudos e visitas a unidades de saúde, órgãos públicos e empresas, dentre outras.
(Com informações de Socorro Pitombo e Madalena de Jesus, da Assessoria de Comunicação FTC/FSA)

Aumenta em Feira de Santana a presença feminina em Rotary




1. Antônia Carlinda da Cunha recebe o distintivo de Rotary do padrinho Júlio Pinto
2. Suzana Fernandes recebe o broche rotário do padrinho e marido Juarez Fernandes
3. Tereza Cristina Melo de Lucena recebe o distintivo do padrinho e marido Carlos Lucena
Fotos: Divulgação
Com a entrada de três mulheres no Rotary Club de Feira de Santana-Leste (veja nota Rotary Feira-Leste quebra paradigma e admite mulheres) - Antônia Carlinda da Cunha, Suzana Mercês Fernandes e Tereza Cristina Melo de Lucena -, Feira de Santana passa a contar com 19 mulheres nos seis clubes locais. A presença feminina se reveste de mais importância quando se confirma que no ano rotário 2009-2010 três presidentes de clubes serão mulheres: Gislene Neves Gomes, no Rotary Club de Feira de Santana; Yara Maria Portugal Lima e Cruz, no Rotary Club de Feira de Santana-Novo Horizonte; e Maria Gorette Cerqueira, no Rotary Club de Feira de Santana Nova Geração.
Coincidentemente, nesses três clubes, a maior presença feminina, com quatro sócias cada um. No Feira de Santana, além de Gislene tem Pierina Brescianini Erbano (2004-2005) e Eliana Mattos de Amorim Bueno (2007-2008), que já foram presidentes, mais Márcia Carvalho Villar Soares. No Novo Horizonte, além de Yara Maria, a presença de Edméia Gomes, que já dirigiu o clube, mais Carol Brandão e Edvânia Boa Sorte. No Nova Geração, além de Maria Gorette, primeira mulher a assumir a presidência em em clube de Feira - esta será a segunda vez - e segunda mulher a ingressar em Rotary na cidade (a primeira foi Isabel Almeida), e Aureluiza Magalhães Quintans, que também já presidiu o clube, tem Denise Aline Magalhães Boa Sorte e Vera Vilene Ferreira Nunes.
No Rotary Club Feira de Santana Olhos d'Água tem Lúcia Miranda e Wilma Simões Vieira, e no Subaé, mais duas mulheres, Natali Silva e Vera Lúcia Ferreira.
Como são cerca de 170 rotarianos em Feira de Santana, a constatação que mais de 10% são mulheres, rompendo a exclusividade masculina. A mulher está como protagonista do desenvolvimento dos quadros sociais dos clubes de Rotary em Feira de Santana.

Tanúrio Brito comemora 30 anos de imprensa e lança nova coluna em seu programa diário


O radialista Tanúrio Brito (na foto com o presidente Lula) completa nesta quarta-feira, 1º de abril, 30 anos de atividade na imprensa de Feira de Santana, com atuação em rádio, jornal e televisão. Para marcar a data, ele vai lançar em seu programa diário, "Programa da Manhã", na Rádio Sociedade AM, 970 kilohertz, a coluna "Meu Ídolo É Dez", onde admiradores vão comentar dez músicas de seus artistas preferidos e os ouvintes serão presenteados com as canções secolhidas no ar. Para inaugurar o espaço no programa, Elvis Presley é o ídolo escolhido.

sábado, 28 de março de 2009

Deu no "Blog do Noblat"


Comentário vindo de Fortaleza, Ceará

Na quinta-feira, 26, o Blog Demais postou a nota "Governadores de Pernambuco e Ceará na frente de Wagner", que trata sobre o ranking de avaliação dos governadores elaborada pelo instituto Datafolha, no qual o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), "está em sétimo lugar, com taxa de aprovação de seu governo de 44%. Só está na frente de Luiz Henrique (SC) e Sérgio Cabral (RJ), ambos do PMDB. Do Nordeste, tem Eduardo Campos (PSB) de Pernambuco em segundo lugar, e Cid Gomes (PSB) do Ceará em terceiro lugar".
De Fortaleza, Ceará chega um comentário, do leitor Thomas Pracuch, companheiro de Rotary, que pede permissão para "comentar um pouco esta notícia".
Ele diz:
Sendo hoje morador do progressista Estado do Ceará, posso dizer que a política praticada neste estado difere da atual do Estado da Bahia, notadamente na saída do DEM do poder em 2007. Aqui no Ceará existe em prática uma agenda estruturante, que tem obras de infra-estrutura e de preparação para o futuro. Um Estado que não possui um rio perene sequer, mas que não falta água para a capital e para a agricultura e indústria. Um Estado que importa energia, irá se transformar em 2010 em auto suficiente, graças aos parques eólicos e usinas térmicas. O cinturão digital para Internet sem fio em todo o Estado. Uma refinaria premium da Petrobrás (sem sociedade com a Venezuela como em Pernambuco). O maior exportador de frutas do Nordeste, com o porto mais movimentado, Pecém, que inclusive exporta frutas do Vale do São Francisco.
Aqui o governo hoje alinhado com o Governo Federal, não desdenha de herança maldita do PSDB (Tasso Jereissati), ao contrário dá continuidade aos projetos. Enfim existe uma maturidade política, para que prevaleçam os interesses do Estado e não dos ocupantes dos cargos. Por tanto meu caro Dimas, sinto dizer que vai levar um bom tempo para que a Bahia volte ao sentido progressista que tinha até alguns poucos anos. A receita é o que o Sr. Paulo Souto publicou: governador trabalhe! Um outro baiano famoso, Nizan Guanaes, num discurso de formatura em São Paulo, foi muito feliz em proferir a seguinte frase: "Sucesso só vem antes do trabalho,no dicionário".
Abraços.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Rotary Feira-Leste quebra paradigma e admite mulheres

Como o Blog Demais postou mais cedo, o Rotary Club de Feira de Santana-Leste empossou na noite desta sexta-feira, 27, na Churrascaria Querência Gril, oito novos integrantes, sendo três mulheres.
Os novos rotarianos são: Aloísio Geraldo Araújo Abade, José Lima de Menezes, Edinaldo de Souza Santos, José Marques Neto, Lidomar Marton França; enquanto as novas rotarianas são: Antônia Carlinda da Cunha, Suzana Mercês Fernandes (que fez o juramento de admissão e falou sobre o momento ímpar) e Tereza Cristina Melo de Lucena. Todos eles e todas elas receberam distintivos de seus padrinhos e material informativo sobre a organização. As três mulheres ainda receberam buquês de flores.
Foi uma noite festiva marcante para o Feira-Leste, pois pela primeira vez o clube admite mulheres em seu quadro, 20 anos depois do Rotary International permitir a presença feminina. Para Carlos Lucena, que fez a saudação aos novos sócios, trata-se de "um marco na história do clube, que escreve uma página áurea. Um grande feito também pela entrada de oito companheiros e companheiras de uma só vez". Ele fez alusão ao lema rotário deste ano, "Realizemos os Sonhos" para traçar um paralelo com o "rompimento de um tabu e a quebra de um paradigma".
A reunião foi conduzida pelo presidente Jorge Morais e contou com a presença do governador 2008-2009 do Distrito 4390 de Rotary International Geraldo Pimentel de Lima, do governador eleito 2009-2010 Elder Silveira Sobral e do governador indicado 2010-2011 Hugo da Cruz Dórea, além dos integrantes do Colégio de Governadores Theódulo Bastos de Carvalho Júnior (1992-1993), Juarez Fernandes de Oliveira (1995-1996), Eliziário Silveira Sobral (2000-2001), José Boa Sorte Farias (2002-2003), e Germínio Orlando Sampaio Braga (2007-2008).
Além de rotarianos do clube anfitrião, a presença de companheiros dos Rotary Clubs de: Feira de Santana, Feira de Santana-Subaé, Feira de Santana Olhos d'Água, Feira de Santana Novo Horizonte, Feira de Santana Nova Geração, Aracaju-Norte, Itaporanga d'Ajuda, Jaguarari-Pilar, Juazeiro, e Maceió-Leste.
Em seu pronunciamento, o governador Geraldo Pimentel ressaltou sua satisfação pelo aumento do quadro social, "ainda mais com a participação feminina, quebrando a tradição de anos deste clube, pela necessidade de crescer". Para o dirigente rotário máximo do distrito, "a mulher tem dado demonstração de sua capacidade de participar de organizações".
Ainda no marcante encontro rotário, o ex-governador Orlando Braga recebeu o primeiro Rubi do Distrito 4390, por completar seu quinto título Companheiro Paul Harris, com doação de cinco mil dólares para a Fundação Rotária. Enquanto isso, Carlos Lucena recebeu sua segunda Safira (segundo título Companheiro Paul Harris), e Antonier Rios e Fábio Lucena receberam o título Companheiro Paul Harris.

Assembléia do Distrito 4390 de Rotary International neste sábado

Neste sábado, 28, a realização da XVIII Assembléia do Distrito 4390 de Rotary International, no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb), com a participação de rotarianos da Bahia, Alagoas e Sergipe.

Oito novos integrantes tomam posse no Rotary Club Feira-Leste

O Rotary Club de Feira de Santana-Leste, que tem a presidência de Jorge Moraes, empossa na noite desta sexta-feira, 27, no restaurante Querência, a partir das 20 horas, oito novos integrantes, em jantar de adesão.
Os novos rotarianos e rotarianas são: Aloísio Geraldo Araújo Abade, Antônia Carlinda da Cunha, José Lima de Menezes, Edinaldo de Souza Santos, José Marques Neto, Lidomar Marton França, Suzana Mercês Fernandes e Tereza Cristina Melo de Lucena.

Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos de Rotary

Está acontecendo em Feira de Santana, nesta sexta-feira, 27, no auditório do Centro de Educação Tecnológica da Bahia (Ceteb), o XVIII Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos (Pets) do Distrito 4390 de Rotary International, com a participação de presidentes eleitos dos clubes de Rotary da Bahia, Alagoas e Sergipe. O convocador do evento é o governador eleito 2009-2010 Elder Silveira Sobral, do RC de Itaporanga d'Ajuda, de Sergipe. O governador atual do Distrito é Geraldo Pimentel de Lima. O evento tem como coordenador técnico o ex-governador Eliziário Silveira Sobral, instrutor distrital, e como coordenadores o governador indicado 2010-2011 Hugo da Cruz Dórea e os governadores assistentes Eloan da Silva Ferreira e Pierina Brescianini Erbano.
Pela manhã, depois da inscrição e companheirismo, a sessão plenária de instalação do seminário com formação da mesa, seguida de considerações iniciais do governador eleito Elder Sobral, que falou sobre o lema anual do RI, que terá como presidente John Kenny, que é "O Futuro do Rotary Está em Suas Mãos", bem como das metas do Distrito, sobre clubes eficazes, avenidas de serviços e Plano de Liderança de Clube e os objetivos do Pets.
Na seqüência, o ex-governador Carlos Fernandes de Melo Filho palestrou sobre "Atribuições e Responsabilidades" e "Definições de Metas"; o ex-governador Carlos José Magalhães de Melo tratou sobre "Fundação Rotária" e "Projetos de Prestação de Serviços". A última atividade da manhã foi ministrada pelo governador assistente Eloan Ferreira sobre "Administração do Clube".
Tarde
A programação para o período da tarde consta, a partir das 14 horas, de: "Trabalho Com os Líderes do Clube e do Distrito", pelo ex-governador José Boa Sorte Farias; "Desenvolvimento do Quadro Social", pelo ex-governador Juarez Fernandes de Oliveira; "Relações Públicas", pelo jornalista e rotariano Dimas Boaventura de Oliveira; e "Planejamento Anual e Longo Prazo", pelo governador indicado Hugo Dórea.
Também consta a programação de: tribuna livre, estatísticas, observações finais e avaliação do Pets, pelo governador assistente Elian Ferreira e pelo governador eleito Elder Sobral. O governador 2008-2009 Geraldo Pimentel de Lima encerra a sessão plenária no final da tarde.

quinta-feira, 26 de março de 2009

"Ronaldo Caiado propõe ampliar plano"


Está no "Blog 25: Democratas":
O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), apresentou nesta quinta-feira (26/3) uma emenda à Medida Provisória 459, que trata do programa habitacional do governo federal, para estender a todos os 5.564 municípios a possibilidade de participar da iniciativa de construir um milhão de casa. Hoje apenas 253 cidades com mais de 100 mil habitantes poderiam ser incluídas. "Não é possível 95,5% das cidades serem excluídas. Queremos estender o programa para todo o território nacional e nos municípios com menos de 100 mil habitantes sem contrapartida, como foi determinado. O governo quebrou os municípios e ainda os excluiu do programa”, afirmou.
Caiado disse que a queda do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ocorreu graças à falta de ação do governo e deixou as Prefeituras no vermelho. Segundo Caiado, o governo tirou da cartola, como um passe de mágica, esse programa habitacional. "Viram a falência do PAC e fizeram às pressas esse programa", disse. De acordo com o líder do Democratas, falta clareza em relação aos recursos para a construção das casas. "Com o desemprego, os saques do FGTS vão aumentar e especialistas dizem que o saldo será negativo nos próximos meses. Como o governo quer tirar mais de R$ 7 bilhões para o programa?", questionou.
Ronaldo Caiado disse que o governo explora o sentimento do brasileiro que sonha em ter a casa própria. "Ao dizer que não tem prazo para entregar as casas, o presidente Lula deixa claro que condiciona o andamento do programa à eleição de sua escolhida para disputar a sucessão, a ministra Dilma Rousseff", afirmou. O levantamento feito pelo Democratas apontou que dos 5.564 municípios brasileiros, apenas 253 estariam aptos a participar do programa, por terem mais de 100 mil habitantes. "Isso vai causar a mudança de moradores dos pequenos municípios que sonham em ter uma casa para os grandes centros", apostou.
O líder disse ainda que a emenda apresentada nesta quinta-feira, 26, será a primeira de muitas que o Democratas deve apresentar ao programa.

Petistas receberam doações da Camargo Corrêa

Está nos jornais, sites e blogs:
A construtora Camargo Corrêa, que está sendo investigada pela Polícia Federal por desvio de recursos públicos e financiamento ilegal de campanhas políticas, fez diversas doações para candidatos do PT.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alguns candidatos chegaram a receber no ano passado R$ 500 mil, como é o caso da candidata a prefeitura de Curitiba, no Paraná, Gleisi Hoffmann, que acabou perdendo as eleições para Beto Richa (PSDB). Ela recebeu R$ 150 mil no dia 30 de julho, outros R$ 150 mil no dia 22 de agosto e mais R$ 200 mil no dia 29 do mesmo mês.
O prefeito eleito de Recife, João da Costa Bezerra Filho (PT), recebeu durante a campanha de 2008 R$ 200 mil da construtora. Na relação dos beneficiados está o governador Jaques Wagner, da Bahia, que recebeu R$ 200 mil em 2006 da Camargo Corrêa.

Filmes em Cartaz no Orient Cineplace











Roteiro - Período de 27 de março a 2 de abril

PRÉ-ESTRÉIA
MONSTROS VS. ALIENÍGENAS (Monsters Vs. Aliens), de Rob Letterman e Conrad Vernon, 2009. Animação. Após ser atingida por um meteoro, garota cresce até a altura de 50 pés. Capturada por uma agência secreta do governo, ela passa a conviver com outros monstros que têm sido capturados nas últimas décadas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 94 minutos. Horários: 16h50 e 18h50 (somente neste sábado e no domingo). Sala 1 (243 lugares).
LANÇAMENTO NACIONAL
ELE NÃO ESTÁ TÃO A FIM DE VOCÊ (He's Just Not That Into You), de Ken Kwapis, 2008. Com Jennifer Aniston, Jennifer Connelly, Ben Affleck, Justin Long, Drew Barrymore, Scarlett Johansson e Kris Kristofferson. Comédia romântica. Mulher decide ir atrás de um homem com quem saiu, mas que não ligou para ela no dia seguinte. Não recomendado para menores de 12 anos. Duração: 129 minutos. Horários: 13h15 (somente neste sábado e no domingo), 15h50, 18h25 e 21 horas. Sala 4 (264 lugares).
LANÇAMENTOS
PAGANDO BEM QUE MAL TEM (Zack and Miri Make a Porno), de Kevin Smith, 2008. Com Elizabeth Banks e Seth Rogen. Comédia. Zack e Miri são amigos e cultivam um amor platônico um pelo outro. Cada um tenta levar sua vida, mas ambos passam por dificuldades financeiras. É quando resolvem se unirem para fazer um filme pornô. Assim que as filmagens começam, no entanto, só então percebem os reais sentimentos que existem entre eles. Não recomendado para menores de 16 anos. Duração: 102 minutos. Horários: 14h30, 16h40, 18h50 (estes dois horários intermediários exceto no sábado e no domingo) e 21 horas. Sala 1.
O CORAJOSO RATINHO DESPEREAUX (The Tale of Despereaux), de Sam Fell e Robert Stevenhagen, 2008. Animação. Num mundo encantado, três improváveis heróis são os personagens de um conto de fadas: um camundongo, um rato infeliz e uma garota com orelhas de couve-flor que trabalha no castelo da princesa. Classificação indicativa: Livre. Duração: 93 minutos. Horários: 13h10 (somente neste sábado e no domingo), 15h10, 17h10 e 19h10. Sala 3 (167 lugares).
CONTINUAÇÕES
PERDIDO PRA CACHORRO (Beverly Hill Chihuahua), de Raja Gosnell, 2008. Com Piper Perabo e Jamie Lee Curtis. Comédia. Uma mimada chihuahua de Beverly Hills se perde no México, o que faz com que seu amado parta com amigos para salvá-la. Em segunda semana. Cópia dublada. Classificação livre. Duração: 94 minutos. Horários: 13h20 (somente no sábado e no domingo), 15h20, 17h20 e 19h20. Sala 2 (160 lugares).
SEX DRIVE - RUMO AO SEXO (Sex Drive), de Sean Anders, 2008. Com Josh Zuckerman, Amanda Crew e Seth Green. Comédia. Decidido a perder a virgindade ao entrar na faculdade, adolescente de 18 anos conta com a ajuda de um calouro conquistador para conhecer garota que conheceu na Internet. Em segunda semana. Não recomendado para menores de 14 anos. Duração: 110 minutos. Horário: 21h20. Sala 2.
O LEITOR (The Reader), de Stephen Daldry, 2008. Com Ralph Fiennes, Kate Winslett, David Kross e Lena Olin. Drama. Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial um adolescente se envolve com uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar da diferença, os dois se apaixonam e vivem bonita história de amor. Até que um dia ela desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e ele, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas. Em terceira semana. Não recomendado para menores de 16 anos. Duração: 124 minutos. Horário: 21h20. Sala 3.

ENDEREÇO E TELEFONES
Orient Cineplace - Multiplex do Boulevard Shopping, telefax 3225-3056 e telefone 3610-1515 para saber informações sobre programas e horários.
(Com informações do Departamento de Marketing da Orient Filmes)

Sérgio Carneiro destaca aniversários na Câmara


Guarda Municipal de Feira de Santana e Rádio Sociedade da Bahia lembradas

Em pronunciamento na quarta-feira, 25, na Câmara, o deputado federal Sérgio Carneiro (PT) destacou duas datas comemoradas esta semana: o aniversário da Guarda Municipal de Feira de Santana e da Rádio Sociedade da Bahia. O parlamentar lembrou que em 25 de março, a Guarda Municipal de Feira de Santana completou 116 anos. Foi a terceira criada no Brasil (a primeira foi a do Recife, em Pernambuco, e a segunda, a de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul).
“Hoje, mais de 187 homens e mulheres trabalham na proteção do patrimônio público, uma das funções da corporação”, afirmou.
O parlamentar também lembrou que nesta sexta-feira, 27, a Rádio Sociedade da Bahia promove comemoração no Farol da Barra, em Salvador, para marcar os 85 anos de fundação da emissora, comemorados no último dia 24 de março. “Inaugurada oficialmente em 1924, a Rádio Sociedade tem um importante papel de difusão de informações, cultura e entretenimento para a Bahia. Em nome de sua diretora, Bernadete Santos, quero cumprimentar a todos os profissionais desta emissora”, disse.
(Com informações e foto da Assessoria de Imprensa de Sérgio Barradas Carneiro)

Evolução do emprego em Feira de Santana no mês de fevereiro

Por Roberto Lima

O emprego com carteira assinada em Feira de Santana no mês de fevereiro teve um saldo negativo de 56 postos de trabalho, resultado da diferença entre 2.445 admissões e 2.501 desligamentos. Apesar de continuar a mesma trajetória negativa do mês de janeiro, percebe-se uma redução do índice de menos 357 postos em janeiro para menos 56 em fevereiro. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, analisadas pelo setor de estatística da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana.
Entre os setores de atividade econômica, o destaque ficou por conta dos serviços, que geraram 260 empregos, seguido da extração mineral, que criou 11 novas oportunidades de trabalho no mês. A performance dos serviços foi impulsionada pelo excelente desempenho do segmento de Ensino em função, sobretudo, do início do ano letivo.
O s demais setores apresentaram resultados negativos, com destaque para a indústria menos 134 empregos, o comércio menos 113 empregos e a construção civil menos 60.
O interior do estado foi responsável pela criação de 1.641 postos, enquanto a Região Metropolitana de Salvador (RMS) eliminou 1.219 postos.
O conjunto do país apresentou expansão com a criação de 9.179 empregos. Já na região Nordeste houve declínio com eliminação de 16.692 vagas. Apenas Sergipe (+1.039 postos) e Bahia (+422) apresentaram saldos positivos dentre os estados nordestinos.
Os resultados de fevereiro podem significar o início de uma reação do mercado formal, as informações sugerem que as ações de combate aos efeitos da crise econômica mundial, adotadas pelos governos, começam a surtir efeitos.
Neste contexto, merecem destaque o diálogo permanente com os setores empresariais e os sindicatos de trabalhadores, a adoção de descontos, parcelamento e prazos especiais para o recolhimento de alguns impostos dos segmentos da economia mais diretamente afetados pela crise, a concessão de linhas de crédito especiais e a liberação automática de créditos, para restabelecimento dos níveis de consumo.
(Com informações da Câmara de Dirigentes Lojistas)

FTC leva ações socioambientais ao bairro Mangabeira


A professora Cadja Araújo Portugal, diretora acadêmica da FTC Feira assinou, na noite de quarta-feira, 25, protocolo de intenções com a Associação Comunitária São Braz, do bairro Mangabeira (Fotos: Divulgação), para execução do Projeto Integrado Sócio-Eco-Digital. A iniciativa vai viabilizar a realização de atividades acadêmicas integradas e interdisciplinares além de intervenções de responsabilidade social e ambiental na localidade, envolvendo todos os cursos mantidos pela instituição.
Cadja Portugal apresentou o projeto, explicando passo a passo as atividades propostas por cada colegiado, que serão desenvolvidas de forma contínua, estabelecendo uma relação de ganhos e trocas com a comunidade. “As atividades, eminentemente acadêmicas, estão atreladas ao semestre”, enfatizou a diretora, acrescentando que dentre os resultados esperados estão a oportunidade de exercitar a cidadania e a responsabilidade social, através de atividades interdisciplinares e práticas.”
Para Hamilton dos Santos, presidente da Associação São Braz, do bairro Mangabeira, o acordo assinado com a FTC representa uma grande conquista. É uma ação social e acadêmica da maior importância, com a participação ativa da comunidade, alunos e professores. “O projeto vai dar certo porque envolve profissionais capacitados e uma instituição como a FTC que é referência na Bahia”, ressaltou. O bairro Mangabeira, um dos mais populosos da cidade, é considerado o terceiro mais violento de Feira de Santana. Hamilton dos Santos acredita que, com certeza, bons frutos serão colhidos com o trabalho proposto pela FTC.
Benefícios
Marta Franklin Coutinho, tesoureira da Associação São Braz não escondia a emoção. Ela disse que entre os moradores do bairro a expectativa é tão grande, que custa acreditar nessa realidade “Eles agora serão beneficiados com muitos serviços que até então não tinham acesso”, frisou.
“A experiência se adquire com a prática”, afirmou Marloy Santana, aluno do primeiro semestre do curso de Administração. Ele entende que conhecer de perto os problemas da comunidade “oportuniza ao estudante não somente exercitar a prática profissional, como também enriquecer o currículo”. Já Hiran Freire, que cursa o terceiro semestre de Engenharia Civil, acha que “o projeto beneficia a Faculdade, que divulga suas ações, o aluno, que tem a oportunidade de praticar o aprendizado, e a comunidade, que recebe benefícios sem custo e com boa vontade“. O pleno funcionamento, segundo ele, depende apenas da condução das atividades por cada colegiado.
Ações variadas
O Projeto prevê ações nas mais variadas áreas do conhecimento, contemplando todos os cursos mantidos pela FTC Feira. Com essa perspectiva, os alunos e professores de Psicologia atuarão através de trabalhos em grupos de integração e socialização de idosos, debates sobre temas do cotidiano da comunidade, promoção de palestras voltadas para a família, realização de oficinas com temáticas variadas destinadas aos adolescentes, encontros nas escolas da comunidade para identificar e discutir as dificuldades de aprendizagem e ambiente escolar. Através do Núcleo de Estágio de Psicologia Clínica haverá atendimento a crianças, adolescentes e adultos.
Os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental integram o projeto com a proposta de elaboração de um diagnóstico do entorno da área da Lagoa Chico Maia (Norte da Mangabeira), enquanto na área de Sistemas de Informação as atividades serão voltadas para a inclusão digital, com noções de informática. Os moradores do bairro contarão com uma escola de postura e os portadores de neuropatia diabética terão acompanhamento contínuo, ações previstas para alunos e professores de Fisioterapia. Já os integrantes do curso de Nutrição estarão voltados para a avaliação nutricional de crianças, adolescentes, adultos e idosos e a realização de oficinas de reaproveitamento alimentar.
Ainda na área de saúde, a comunidade da Mangabeira terá acesso a testes de glicose, exames preventivos, avaliação de pressão arterial e campanhas de vacinação, além de palestras sobre saúde coletiva, através do curso de Enfermagem. Em uma ação conjunta com todos os cursos da área, Medicina Veterinária também participa do projeto com a Bichoterapia, uma vasta programação de palestras e campanhas de vacinação de animais, inclusive cumprindo os calendários nacionais e regionais.
Como parte do projeto contínuo de Responsabilidade Social da FTC, o Colegiado de Administração e o Núcleo de Práticas Administrativas e Gerenciais (Nupage) oferecerão à comunidade do bairro Mangabeira as seguintes ações: treinamento empresarial para empreendedores formais e informais, realização de diagnóstico empresarial, palestras, orientação sobre como elaborar currículo e postura numa entrevista de emprego. Caberá ao curso de Ciências Contábeis orientar sobre finanças pessoais e orçamento familiar.
(Com informações de Socorro Pitombo e Madalena de Jesus, da Assessoria de Comunicação FTC/FSA)

Dengue na mira da Unimed

Maior cooperativa médica de Feira e parceiros
se unem na luta contra a dengue no bairro Asa Branca

Profissionais de saúde da Unimed Feira de Santana realizam, nesta sexta-feira, 27, das 16 às 18 horas, uma ação conjunta com o programa "De Olho nos Bairros", do radialista Jorge Biancchi, na luta contra a dengue. O evento, que terá transmissão ao vivo pela Rádio Sociedade AM, conta também com a participação de outras empresas que se uniram para levar mais informação para a população do bairro Asa Branca.
Durante duas horas os profissionais irão realizar palestras, apresentações teatrais, realização de jogos e brincadeiras educativas e, sobretudo, esclarecimentos sobre a doença e as formas de combater o mosquito da dengue. A ação contará também com a participação das idosas do grupo “A Arte de Viver Saudável na Melhor Idade”, coordenado pela Unimed Feira de Santana. O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Saúde, acontecerá na Escola Municipal Antonio Alves Oliveira.
Os estudantes da escola participam de um concurso de redação sobre as alternativas para acabar com a dengue promovida pela Unimed Feira. Os autores das três melhores redações, escolhidas pelos professores da escola, receberão aparelhos de DVD.
A idéia é juntar forças para conscientizar os moradores do bairro e acabar com os possíveis focos do mosquito. Durante o evento os moradores poderão contar com informação e esclarecimento sobre a doença, seus sintomas, as formas de contágio e evitar que a doença faça vítimas, como a menina Mel Rane, de cinco anos, moradora do bairro Asa Branca, que morreu este mês vítima da dengue. O bairro tem um índice de infestação predial de 0,26%, menos de 1%, conforme preconiza o Ministério da Saúde, o que não impediu a morte da menina. Uma prova de que na luta contra a dengue a união de todos é fundamental para acabar com o mosquito.
A ação da Unimed Feira servirá também para motivar a participação dos moradores no mutirão contra a dengue que será realizado neste sábado, dia 28 de março, pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
(Com informações de Rose Leal, da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unimed Feira de Santana)

Lambe-lambes voltam à praça

Volta é antiga reivindicação de todos os fotógrafos

Foram sorteados nesta quinta-feira, 26, os pontos na praça Bernardino Bahia onde os fotógrafos lambe-lambes (Foto: ACM/Secom) colocarão suas barracas. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Euclides Artur Andrade, comandou todo processo.
A transferência para o espaço de origem dos lambe-lambes já foi autorizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Com exceção dos que não recuperaram os equipamentos, todos poderão abri-los a partir da próxima segunda-feira. As 26 barracas foram distribuídas ao longo do canteiro, em frente ao coreto. Há quase cinco anos estavam na rua Libânio de Morais.
A volta à praça é uma antiga reivindicação da categoria. “A forma de definir a ocupação dos espaços foi discutida pelos fotógrafos. Acredito que aqui será melhor financeiramente para todos”, avalia o secretário Euclides Artur.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Aula de Fotografia no Museu Parque do Saber

Na noite desta quinta-feira, 26, a partir das 19h30, aula de Fotografia, ministrada pelo professor ACM, das turmas do 3º e 4º semestre de Comunicação Social da Unidade de Ensino Superior (Unef), será realizada no Museu Parque do Saber.
No equipamento, o planetário ZKP4 Quinto, pode-se visualmente obter conhecimento de tudo o que acontece a nossa volta em todas as áreas do conhecimento, de educação, ciência e cultura.
Assim, os alunos serão beneficiados pelo apoio pedagógico do Museu Parque do Saber, como tem ocorrido desde sua abertura.