Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sábado, 31 de janeiro de 2009

Medida de Barack Obama prejudica Brasil


O Brasil - que tanto torceu e vibrou com a vitória de Barack Obama - vai começar a sentir o efeito de medidas consideradas "protecionistas" tomadas esta semana pelo presidente norte-americano e vai perder 1 bilhão de dólares por ano se os Estados Unidos mantiveram, no pacote de estímulo à sua economia, a cláusula que proíbe a importação de ferro e aço estrangeiros para projetos de infra-estrutura financiados pelos 819 bilhões de dólares do programa.
De acordo com matéria de capa do "Jornal do Brasil", edição deste sábado, 31, o prejuízo virá com a queda da receita de exportações de aço - no ano passado foram vendidas mais de 1,2 milhão de toneladas. O cálculo é do Instituto Brasileiro de Siderurgia.

Irmão de Barack Obama preso com droga

George Obama, que é irmão do presidente norte-americano Barack Obama, foi preso no Quênia por posse de maconha, neste sábado, 31. Ele também foi acusado de resistir à prisão. Um correspondente da CNN conversou com ele, que afirmou que foi levado de sua casa e que não sabe quais acusações pesam contra ele.

Dez apontamentos sobre o 1º Fórum de Imprensa

* No evento, reencontro gratificante com o jornalista Alberto Luiz, que há 15 anos, desde dezembro de 1993, edita o jornal "Gazeta da Bahia", em Riachão do Jacuípe. A publicação quinzenal é filiada à Associação Latino-Americana de Periódicos do Interior (Alapi) e à Associação Brasileira de Revistas e Jornais (Abrarj). Ele aproveitou para distribuir a edição 179, da primeira quinzena de janeiro. Também com o radialista, que há mais três décadas atua em Serrinha, Aloisio Farias. Ainda, o radialista Joselito Dantas, igualmente de Serrinha, outro conhecido de longas datas.
*************************************************************************************
* Outro reencontro foi com o professor e historiador tucanense Rubens Rocha, também cineasta, que conheci nos tempos da revista "Panorama da Bahia", na segunda metade dos anos 80 do século passado. Ele autografou exemplar do seu livro "A História do Integralismo em Tucano", que tem subtítulo de "Partidos Políticos, Eleições e Outras Notícias", onde trata principalmente sobre a influência do Movimento Integralista no sertão da Bahia nos anos 30.
*************************************************************************************
* O prefeito de Tucano José Rubens de Santana Arruda, que é bancário do Banco do Brasil - é visível que cuida bem de Caldas do Jorro -, obteve 13.035 nas eleições de 2004. Ele foi reeleito no ano passado com 1.653 votos a mais (14.688), enfrentando o ex-prefeito Arilton Dantas e Igor Nunes, candidato de Lula - o presidente até gravou mensagem de apoio, como foi anunciado.
*************************************************************************************
* "Tucano, com Caldas do Jorro, está de portas abertas para eventos como este", declarou o prefeito, que afirmou que como gestor do município "não usamos de interferência com a mídia", colocando sobre o conflito entre mídia e poder. Para Rubinho, "a liberdade de imprensa é um alicerce da democracia".
*************************************************************************************
* Em sua palestra, o jornalista e radialista Evandro Matos, que é de Riachão do Jacuípe, tratou sobre os conflitos da relação entre mídia e poder, dando exemplos práticos sobre a questão. Para ilustrar, citou Paul Johnson, historiador, ensaísta e jornalista, sobre os erros mais freqüentes do jornalismo, listando como sete pecados capitais: Distorção deliberada ou inadvertida, Culto das falsas imagens, Invasão de privacidade, Assassinato de reputação, Superexploração do sexo, Envenenamento da mente das crianças e Abuso de poder.
*************************************************************************************
* O radialista e sindicalista Valter Vieira foi muito incisivo em suas colocações. Ele afirmou que "no rádio devem predominar a ética, cidadania e valorização dos anseios populares". Segundo disse, "o povo precisa do rádio e o rádio precisa do povo - é uma relação de cumplicidade". Tratou também sobre as novas ferramentas - como a Internet - e a necessidade do radialista estar antenado para não ser "atropelado". Valter Vieira considerou que o evento foi uma "contribuição para a formação da consciência crítica do rádio".
*************************************************************************************
* Dezenas de radialistas da Região do Sisal presentes, que ainda não têm o registro profissional, se inscreveram previamente para participação do curso de Formação e Capacitação para Profissionais em Radialismo que o Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana, uma atividade de extensão que é promovida em parceria pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), responsável pela coordenação pedagógica, e com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que sedia as aulas.
*************************************************************************************
* Com proposição de Jair Cezarinho, apoiada por unanimidade, o 1º Fórum de Imprensa - Região do Sisal foi dedicado ao jornalista Samuel Celestino, presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI). A Seccional Nordeste/Norte da ABI, dirigida por Cezarinho, foi instalada dezembro em Feira de Santana, depois de decisão tomada, por unanimidade, pelos membros da entidade durante assembléia geral, realizada em 30 de setembro de 2008.
*************************************************************************************
* O professor e jornalista Sérgio Mattos, que também participaria como palestrante do evento, não pode comparecer por problema de saúde. Ele justificou a ausência por e-mail, que foi lido pelo jornalista e radialista Renato Ribeiro, a pedido de Jair Cezarinho.
*************************************************************************************
* Registrar os momentos de companheirismo, intercâmbio e troca de experiências que foram praticados pelos participantes do evento.

Participação no 1º Fórum de Comunicação - Região do Sisal

Participei na noite de sexta-feira, 30, e na manhã deste sábado, 31, em Caldas do Jorro, do 1º Fórum de Comunicação - Região do Sisal, realização da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), com Jair Cezarinho, à frente e apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Feira de Santana (Sitrert), da Prefeitura de Tucano e da Câmara Municipal de Tucano, no Caldas Palace Hotel.
Fui para a estância termal junto com Renato Ribeiro e Alessandra, Madalena de Jesus e Carlos Valadares, companheiros de imprensa de Feira de Santana - outros jornalistas e radialistas foram convidados mas não apareceram.
Foi um evento de fato interessante e importante e sobretudo produtivo, a partir da realização do painel "Ética, Mídia e Poder", tendo como palestrantes o jornalista Evandro Matos, da "Tribuna da Bahia", e de Valter Vieira, presidente do Sindicato dos Radialistas. Os profissionais e amadores de cidades da Região do Sisal participaram ativamente dos debates, com dezenas de questionamentos pertinentes sobre as questões tratadas nas palestras.
Destacar o apoio logístico dado ao evento pelo prefeito reeleito de Tucano, José Rubens de Santana Arruda (PSB), o Rubinho, que participou de todos os momentos, incluindo os de confraternização.

Tuna Espinheira começa novo filme


O cineasta Tuna Espinheira, diretor do longa-metragem "Cascalho", está às voltas com o início da filmagem do curta-metragem sobre o artista plástico Leonel Mattos. A produção começa nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, em plena festa de Iemanjá, quando o artista restaura a pintura da chamada "rainha das águas", feita num muro perto da Casa do Peso, local onde acolhe as oferendas.
O projeto foi premiado em concurso do Ministério da Cultura e a equipe é 100% baiana: roteiro e direção de Tuna Espinheira, assistente de direção de Mônica Bahia, direção de fotografia de Claude Santos, direção de arte de Ligia Aguiar, câmera de Roque Araújo, produção executiva de Yara Maria.
O filme será rodado em diversas locações de Salvador, como Boca do Rio, Monte Serrat, Museu de Arte Moderna (MAM), nas praças da Piedade e Campo Grande, entre outras.
(Com informações de Ligia Aguiar)

Sérgio Carneiro visita obras em Feira de Santana



Acompanhado do vereador reeleito Roberto Tourinho (PSB) e do ex-vereador Messias Gonzaga (PC do B), o deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT) visitou (Foto, divulgação) na tarde de sexta-feira, 30, as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário das Bacias do Jacuípe e do Subaé, e do Hospital Estadual da Criança em Feira de Santana.
Ele conferiu o andamento dos trabalhos começando pelo bairro Tomba, onde ouviu moradores beneficiados com a cobertura de esgotos domésticos em diversas ruas, além de conversar com trabalhadores da Embasa, empenhados na execução da obra.
As ações na Bacia do Subaé, segundo o parlamentar, contemplarão diretamente 118 mil feirenses através dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), totalizando um investimento de R$ 94 milhões. Ainda, a obra vai proporcionar a melhoria das águas de Pedra do Cavalo, do rio Subaé e da Baía de Todos os Santos, já que não haverá mais lançamento dos esgotos de Feira e do Centro Industrial do Subaé (CIS).
Em seguida, o deputado petista esteve no canteiro de obras do Hospital Estadual da Criança, quando observou o andamento das obras de terraplanagem e fundação na área de mais de 12 mil metros quadrados, que fica ao lado do Hospital Geral Clériston Andrade. A obra, executada através da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), é resultado de um convênio assinado entre a União, através do Ministério da Saúde, e o Governo do Estado, totalizando um investimento de R$ 28 milhões. O Hospital da Criança contará com 280 leitos, estrutura para procedimentos de alta complexidade e especialidades como clínica pediátrica, cirurgia geral, pneumologia e UTI pediátrica, além da unidade de queimados infantil.
(Assessoria de Imprensa do deputado federal Sérgio Barradas Carneiro)

MEC reconhece curso de Enfermagem da FTC

Com cinco turmas já formadas e uma oferta de 160 vagas anuais, o curso de bacharelado em Enfermagem da FTC Feira de Santana acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Ensino Superior (Sesu). A Portaria de n° 71, datada de 27 de janeiro de 2009, foi publicada no "Diário Oficial da União", na sexta-feira, 30.
“Esta é uma prova incontestável de que o nosso curso conta com um corpo docente bem qualificado e dedicado à formação de profissionais de enfermagem com um alto nível de desenvolvimento das suas competências técnicas e humanas”, afirma o professor Heraldo Morais, diretor geral da FTC Feira. Ele destaca que o curso dispõe de colaboradores técnico-administrativos dedicados e gestores atentos às demandas do mercado.
Uma das características do curso de Enfermagem, o primeiro implantado pela FTC de Feira de Santana na área de Saúde, de acordo com o diretor, é o compromisso com a melhoria constante das técnicas e recursos de ensino aprendizagem. No segmento, a unidade mantém ainda, os cursos de Nutrição, Psicologia, Medicina Veterinária e Fisioterapia.
(Com informações de Socorro Pitombo e Madalena de Jesus Assessoria de Comunicação FTC/FSA)

Programa Democratas com Tarcízio Pimenta e José Ronaldo

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Marca do governo: Cidade Princesa



Uma sinuosa faixa com as cores de Feira de Santana, fazendo dos caminhos desse entroncamento uma bandeira de desenvolvimento, e a fachada do Paço Municipal Maria Quitéria, como símbolo do governo, compõem a marca da gestão Tarcízio Pimenta. Ela foi concebida pela agência Primeiro Mercado, do publicitário Xiko Melo.
"Tendo o Paço Municipal como maior inspiração, a marca revela de forma simples a fusão do antigo e o novo, do tradicional e o moderno. Ousadia, ímpeto, moderno, sem perder nossas origens, nossa história, mas sim tê-la como fonte inspiradora para um futuro ainda melhor. Uma cidade que tem na sua história o posto de majestade, só poderia ser chamada de Cidade Princesa", comentou o publicitário.
"É uma marca que mostra grandiosidade, seriedade e beleza. Enfim, retrata bem a Princesa. Muito boa", afirmou o prefeito Tarcízio Pimenta.
(com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Saúde vai onde o povo está

O quarto da casa simples, com sinais de desgastes pelo tempo, vira consultório. Uma das salas vira sala de espera e a outra é transformada em recepção. É o suficiente para que um médico, uma enfermeira e agentes de saúde trabalhem. Uma vez por mês, a casa de dona Georgina Silva de Lima é ocupada pelos vizinhos, crianças, jovens e idosos, que buscam atendimento médico. É a equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) do distrito de Jaguara em mais um ciclo de atendimento itinerante, serviço que é prestado por todas as equipes da zona rural.
A comunidade do Sítio do Meio fica a cerca de 30 quilômetros da sede do distrito. São várias casas próximas. Todos vestem as roupas domingueiras para ir à consulta. O que parece improvisado é tudo muito bem organizado. Todos esperam a hora do atendimento. Conversam baixo. Entram no "consultório" com seus prontuários nas mãos.
O médico Giovane de Oliveira Bastos os espera sentado de costas para a janela. Aproveita, ao mesmo tempo, a iluminação natural e a brisa que sopra continuadamente. Ao lado da pequena mesa, a cama coberta com uma colcha de cor vibrante. Tudo bem arrumado.
O atendimento parodia trecho da música de Milton Nascimento, "Nos bailes da vida": "a saúde está indo onde quem precisa está".
"Aqui, as pessoas têm que enfrentar a dificuldade imposta pela distância para que sejam atendidas. É mais fácil para todos que a gente venha até aqui", avalia o médico.
Assim, o acesso ao atendimento da saúde não é apenas facilitado, mas garantido. Os pacientes voltam para suas casas com a medicação em mãos. Ele define o contato mensal como importante e revela que em cada comunidade são feitos entre 40 e 60 atendimentos.
Dona Georgina diz que sente satisfação em abrir a casa, localizada num dos pontos mais altos e bonitos do povoado. "Todos nós precisamos de atendimento médico. Por isso, vejo esta iniciativa, da minha parte, como uma colaboração com o serviço de saúde e com os nossos vizinhos, porque nem sempre se tem carro para ir para Jaguara", conta.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Trabalho educativo sobre o combate a dengue no Parque da Cidade

O Projeto Verão fará neste domingo, 1º de fevereiro, no Parque da Cidade Frei José Monteiro Filho, uma intensificação do trabalho educativo sobre o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. O evento vai oferecer também atividades físicas e orientações sobre prevenção à saúde, com objetivo de proporcionar a melhoria de qualidade de vida, lazer e integração com a natureza.
Áurea Cerqueira de Araújo, funcionária da Vigilância Epidemiológica e integrante da equipe de Educação em Saúde, informa que será montado um estande que vai distribuir material educativo, a exemplo de panfletos, cartilhas, cartazes, faixas, baneres, expositores com faixa aquática (ovo, larva e pupa) e peça artesanal do mosquito na fase adulta (alado).
Terá ainda o reforço do trabalho por meio do serviço de sonorização, com músicas sobre a doença e a importância do combate ao inseto. Equipes de saúde também desenvolverão ações no sentido de formar agentes multiplicadores, fortalecendo o trabalho de intensificação de combate ao mosquito transmissor da dengue.
Para Áurea Amorim, o Parque da Cidade é considerado local ideal para desenvolver ações preventivas, pois "se trata de um local de aglomeração e propício a repassar informações importantes sobre a questão da dengue, um problema existente em todo o país", salienta.
Ainda na área de saúde, Áurea Amorim informou que serão oferecidos vários serviços, como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, medição da circunferência abdominal, massa corpórea (peso) e altura.
Já o programa denominado Prática de Atividades Físicas e Reeducação Alimentar reunirá especialmente diabéticos, hipertensos, além de pessoas portadoras de outras doenças crônicas não-transmissíveis.
O Projeto Verão tem ainda na programação torneios de futebol e voleibol masculino, a partir das 8h; aulas de aeróbica, das 7h30 às 9 horas, e de ginástica para a terceira idade.
Além disso, a população conta com toda a estrutura natural do parque proporcionando bons momentos de lazer e descanso. O projeto foi aberto no dia 4 deste mês e será desenvolvido até 18 de fevereiro, sempre aos domingos.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Vice-prefeito tem rotina de trabalho

O vice-prefeito Paulo Aquino está estabelecendo uma rotina de trabalho. Diariamente, ele atende dezenas de pessoas no seu gabinete, localizado no segundo andar do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf).
"Quero e devo trabalhar, porque sei que esta é a minha obrigação", afirma o vice-prefeito. E ele ressalta que não é homem de gabinete, apenas. "Pretendo manter contato direto com a comunidade, tanto com a população da sede, quanto da zona rural", frisa.
Paulo Aquino afirma que está mantendo uma agenda de trabalho definida em conjunto com o prefeito Tarcízio Pimenta. "Estou elaborando uma rotina para que todo dia possa vir ao gabinete. Este contato com as pessoas é muito importante. Acredito que todas que eu atendo têm saído satisfeitas e eu também estou", afirma.
Ele acrescentou que sempre vai estar à disposição do prefeito Tarcízio Pimenta. "Vou estar ativo para que sempre que for solicitado, poder atender ao chamado".
O vice-prefeito Paulo Aquino tem como assessores diretos o chefe de Gabinete Mário Borges e o jornalista Jorge Magalhães. "Estamos todos preparados para o trabalho. É o que o povo espera e o que desejamos", avalia.

(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Servidor conta com caixas do Unibanco

Cerca de 10 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Feira de Santana passam a contar com mais uma opção para saque e consulta de vencimentos. Além das agências bancárias e caixas eletrônicos do Banco Itaú, que detém a conta do Município, eles também podem ter acesso aos caixas do Unibanco.
A disponibilização do serviço está sendo possível em função da fusão dos bancos Itaú e Unibanco, anunciada em novembro do ano passado. Desta forma, os correntistas das duas instituições financeiras podem utilizar qualquer um dos seus caixas eletrônicos.
O gerente geral da agência Itaú da rua Conselheiro Franco, Paulo Roberto Caribé de Freitas, informa que os clientes também têm acesso aos caixas do Unibanco na avenida Maria Quitéria e da Conselheiro Franco.
(Com informações da Secretaria de Comunicação)

Participação de José Ronaldo na eleição da UPB destacada


Trecho do artigo "Reflexos da UPB", de Samuel Celestino, publicado na edição desta sexta-feira, 30, de "A Tarde", que destaca a participação do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho no processo:

Na eleição da UPB, José Ronaldo teve até procuração para votar
Foto: ACM
O que não deveria ser uma disputa partidária entre o PT e o PMDB, acabou sendo. O PMDB de Geddel Vieira Lima levou a melhor ao eleger o peemedebista Roberto Maia, prefeito de Bom Jesus da Lapa, presidente da União dos Prefeitos, UPB. Embora assim tenha sido, a disputa pode caracterizar uma vitória de Geddel, mas não uma derrota do governador Jaques Wagner que, um mês antes, avisou que não haveria a sua interferência, porque a UPB é uma entidade representativa dos prefeitos, não do governo. É fato porém, que a acirrada disputa entre Maia e o prefeito petista de Camaçari, Luiz Caetano, acabou com sabor de mais um confronto entre os dois partidos que se aliaram em 2006 para dar a vitória a Wagner sobre Paulo Souto, que, na UPB, ajudou a dar o troco. Ele e o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo, que já presidiu a entidade, foram fatores importantes e se alinharam ao PMDB. José Ronaldo em várias oportunidades demonstrou o seu integral apoio a Roberto Maia, entre elas desfilar ao seu lado´por um dos restaurantes da cidade muito frequentado por políticos de modo geral.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Programação do Orient Cineplace





Período de 30 de janeiro a 5 de fevereiro

LANÇAMENTO
MARLEY & EU
(Marley & Me), de David Frankel, 2008. Com Owen Wilson, Jennifer Aniston, Kathleen Turner e Alan Arkin. Comédia. John e Jennifer estão casados e trabalham em jornais concorrentes, compram um imóvel e enfrentam os desafios de uma vida em conjunto. Indeciso sobre sua capacidade em ser pai, ele decide comprar um cachorro para a esposa. Marley é um pequeno cachorro, que logo cresce bem mais do que o esperado, o que torna a casa deles um caos. Não recomendado para menores de 10 anos. Duração: 123 minutos. Horários: 15h30 e 18 horas. Sala 3 (167 lugares).
CONTINUAÇÕES
O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
(The Curious Case of Benjamin Button), de David Fincher, 2008. Com Brad Pitt, Cate Blanchett, Tilda Swinton e Julia Ormond. Drama. Homem nasce velho e começa a rejuvenescer, enquanto se apaixona por mulher que está envelhecendo. Em terceira semana. Não recomendado para menores de 12 anos. Duração: 166 minutos. Horários: 14h15, 17h30 e 20h45. Sala 1 (243 lugares).
UM FAZ DE CONTA QUE ACONTECE (Bedtime Stories), de Adam Shankman, 2008. Com Adam Sandler, Keri Russell, Guy Pearce e Courtney Cox. Comédia de aventura. Faz-tudo de um hotel tem vida mudada para sempre quando as histórias que conta quando põe seus sobrinhos para dormir misteriosamente começam a se transformar em realidade. Em segunda semana. Cópia dublada. Classificação: Livre. Duração: 104 minutos. Horários: 14h40, 16h50, 19 horas e 21h10. Sala 2 (160 lugares).
AUSTRÁLIA (Australia), de Baz Luhrmann, 2008. Com Nicole Kidman, Hugh Jackman, Davis Wenham e Bryan Brown. Aventura. Aristocrata inglesa herda imensa fazenda de gado no Norte da Austrália e luta para manter o patrimônio, no período da Segunda Guerra Mundial. Em segunda semana. Não recomendado para menores de anos. Duração: 174 minutos. Horário: 20h30. Sala 3.
SE EU FOSSE VOCÊ 2, de Daniel Filho, 2008. Com Tony Ramos e Gloria Pires. Comédia. Nem bem se recuperaram da experiência em que trocam de corpo um com o outro (como no primeiro filme), Cláudio e Helena novamente passam pela transferência corpórea. O que motivo é que o casal está em crise e ainda descobre que a filha está grávida. Em quinta semana. Não recomendado para menores de 10 anos. Duração: 105 minutos. Horários: 14h30, 16h40, 18h50 e 21 horas. Sala 4 (264 lugares).

ENDEREÇO E TELEFONES
Orient Cineplace - Multiplex do Boulevard Shopping, telefax 3225-3056 e telefone 3610-1515 para saber informações sobre programas e horários.
(Com informações do Departamento de Marketing da Orient Filmes)

"Battisti: antes do terror, roubo, sequestro..."

Está em Claudio Humberto:
É longa a folha corrida do terrorista italiano Cesare Battisti antes de começar a matar pessoas para o grupo radical PAC (Proletários Armados pelo Comunismo), segundo a imprensa itliana. O criminoso, agora sob proteção do governo brasileiro, não tem nada a ver com lutas esquerdistas. Era só um criminoso comum. Nasceu em 1954 e em 1972, aos 18 anos, foi preso por furto qualificado em Frascati, perto de Roma. Em 1974, a 19 de junho, foi processado por lesões corporais dolosas. Em 2 de agosto, dois meses depois, cometeu roubo qualificado e sequestrou uma pessoa no balneário de Sabaudia. Ainda em agosto de 1974, dia 25, sequestrou outra pessoa, incapaz, e com violência obrigou-a à prática de atos sexuais. Em 16 de abril de 1977, foi preso em flagrante por furto. No cárcere, ele se aproximou de Arrigo Cavallina, preso por terrorismo, e foi aliciado, ingressando no PAC com o comparsa Piero Mutti, da mesma idade, para assumir a tarefa de matar em nome da "causa". Preso, Mutti teve a pena reduzida pelo instituto da delação premiada. Ele ganhou credibilidade porque assumiu a co-autoria de dois assassinatos dos quais nem sequer era suspeito. Foi ele quem contou às autoridades como Battisti matava, inclusive se deliciando ao ver "jorrar sangue" de suas vítimas.

"Fórum Social Mundial de Belém dá azia"

Deu no "Blog 25: Democratas":
Até um cego não vergado às esmolas oficiais é capaz de enxergar: não faz sentido o governo Lula gastar, como gastou, R$ 100 milhões dos cofres públicos para realizar o Fórum Social Mundial de Belém.
Além de injustiça, é uma irresponsabilidade usar dinheiro suado do bolso do trabalhador para cobrir despesas tão inusitadas como a distribuição de 600 mil camisinhas aos participantes.
E chega a ser ofensivo imaginar que um evento onde ativistas se limitam a fazer proselitismo, e a comemorar a crise econômica e o suposto "fim do capitalismo", possa ter interesse público.
Só governantes populistas da América do Sul dão valor a um encontro anacrônico como este. Não é por acaso que o presidente e Lula e os esquerdistas Hugo Chávez, Evo Morales e Rafael Correa estarão hoje na capital paranaense.
É deprimente ver as notícias do Fórum nos meios de informação. Aliás, o blog dá a mão à palmatória e concorda, ao menos uma única vez, com o presidente Lula: ler sobre determinados assuntos nos jornais dá azia.

Professora da FTC assume Subdelegacia do Conselho Regional de Contabilidade

A professora Marcly Amorim Pizzani, coordenadora geral de Pós-graduação e Extensão e do curso de Ciências Contábeis da FTC Feira de Santana, assumiu na quarta-feira, 28, a Subdelegacia do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC) em Feira de Santana. Ela foi empossada pela presidente do órgão na Bahia, Maria Constança Carneiro Galvão, durante evento realizado conjuntamente pelo Conselho e Sindicato dos Contabilistas, na sede da Associação Comercial.
Para Marcly, é gratificante poder contribuir, de forma efetiva, com o órgão de classe que integra, retribuindo as realizações alcançadas no mercado de trabalho. “Tudo o que sou é em função da Contabilidade”, disse, ao tomar posse no cargo, em ato que contou com as presenças de Miguel Ângelo Boaventura, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Feira de Santana, conselheiro do CRC na Bahia e diretor financeiro da Fundação Brasileira de Contabilidade - Seção Bahia, e Joildo Ribeiro, delegado do CRC em Feira de Santana.
A nova subdelegada destacou ainda a atuação do Conselho, a exemplo da prestação de serviços operacionais, ações de fomento a eventos e promoção de cursos. Segundo ela, são aproximadamente 1.500 atendimentos por mês, “primando sempre pela importância da educação continuada dos contabilistas”. Dentro desta proposta, a idéia é permitir a interação contínua entre a atuação profissional e as atividades acadêmicas.
Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu, Marcly Pizzani é pós-graduada em Contabilidade Decisorial pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e em Gestão de Ensino Superior pela FTC. Além das atividades na FTC Feira, ela acumula as funções de membro da Comissão da Mulher Contabilista do Estado da Bahia, professora assistente e vice-diretora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Uefs.
(Com informações de Socorro Pitombo e Madalena de Jesus, da Assessoria de Comunicação FTC/FSA)

Prefeito tem primeiro dia de audiência com vereadores



1. Tarcízio Pimenta em audiência com o presidente da Câmara, Antônio Carlos Passos Ataíde
2. Prefeito recebe vereador Ailton Araújo Rios
Fotos: ACM/Secom

O prefeito Tarcízio Pimenta dedicou esta quinta-feira, 29, às audiências com os 17 vereadores que apóiam governo. Os despachos, no Paço Municipal Maria Quitéria, começaram às 8 e só terminaram por volta das 19 horas. Estes encontros se repetirão toda quinta-feira.
Pela manhã, conforme a programação, foram atendidos nove vereadores, começando com o presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Passos Ataíde.
"Estamos começando a primeira semana atendendo aos vereadores, discutindo propostas novas de trabalho e agradecendo pela compreensão de todos, que são muitos eficientes na busca dos interesses da coletividade. Como se vê, trata-se de um elo que é muito importante entre o Executivo e o Legislativo", destacou Tarcízio Pimenta.
O presidente da Câmara Municipal frisou que essa relação se afina desde as duas gestões do governo José Ronaldo de Carvalho e demonstra, neste início do governo Tarcízio Pimenta, que será ainda mais estreitada.
"É importante essa relação entre Legislativo e o Executivo fortalecendo cada vez mais o processo político em Feira de Santana. O despacho entre vereadores e o prefeito acelera também o ritmo das reivindicações da comunidade visando o bem comum", argumentou Antônio Carlos Passos Ataíde.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Tarcízio Pimenta participa de encontro de prefeitos em Ilhéus

Tarcízio Pimenta com o novo presidente da UPB Roberto Maia e o deputado Artur Maia
ACM/Secom
O prefeito Tarcízio Pimenta (DEM) vai participar do encontro de prefeitos que será realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), na segunda-feira, 2 de fevereiro, e terça, 3, em Ilhéus. No primeiro dia do evento, às 19h30, toma posse a nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), eleita na quarta-feira, 28, presidida por Roberto Maia (PMDB), prefeito de Bom Jesus da Lapa.
Com o tema "Novos Gestores: Um Pacto Pela Qualidade da Gestão", o encontro reunirá, além de prefeitos, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, e técnicos da instituição nacional, bem como da UPB. Acontecerão palestras com temas importantes nas áreas de Educação, Saúde, Previdência Social, Meio Ambiente, Finanças Públicas, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Social.
"O evento servirá para trazer mais conhecimento, aprimoramento, aprofundamento de situações importantes na administração pública", avalia Tarcízio Pimenta.
Sobre a eleição de Roberto Maia para a presidência da UPB, o prefeito declarou que foi uma vitória que entusiasma por se tratar de "uma escolha do grupo político do qual faço parte".
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Começa dia 4 inscrição para vestibular do município

As inscrições para o Curso Preparatório para Ingresso no Ensino Superior, o chamado pré-vestibular do município, serão abertas no dia 4 e encerradas no dia 15 de fevereiro. Os interessados deverão procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social, na rua Georgina Erismann, com os documentos pessoais.
De acordo com o edital de convocação publicado, a prova de seleção, obrigatória ao acesso à instituição, vai ser realizada no dia 20 do próximo mês. O local onde as provas - que têm como base as matérias do segundo grau - serão divulgadas posteriormente. Os resultados serão anunciados no dia 4 de março.
As matrículas acontecerão entre os dias 5 e 13 de março, na Secretaria, e as aulas serão iniciadas no dia 23 do mesmo mês. O curso é noturno e funciona em salas do Ginásio Municipal Joselito Amorim.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Secretários de Governo e de Cultura no plantão

Os secretários de Governo, Geraldo Sampaio, e de Cultura Esporte e Lazer, Alcione Cedraz, serão os plantonistas deste sábado, 31, e domingo, 1º de fevereiro. A comunidade poderá solicitar a solução de emergências pelo telefone 3602-8409.

Imagens da eleição da UPB














1. Tarcízio Pimenta com Roberto Maia, presidente eleito da UPB, e deputado Artur Maia

2. Momento da votação de Tarcízio Pimenta

3. José Ronaldo teve procuração para votar

4. Deputado federal Nelson Pelegrino e José Ronaldo

5. José Ronaldo com Roberto Maia

Fotos: ACM

Museu Parque do Saber tem nova sessão aberta ao público na sexta-feira


Público deixa planetário do Museu Parque do Saber após sessão
Basílio Fernandez
Nesta sexta-feira, às 20 horas, mais uma sessão aberta ao público promovida pelo Museu Parque do Saber, que é vinculado à Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa. Desta feita com a animação "Kaluoka'hina - O Recife Encantado", apresentada na cúpula de 13 metros.
Na sessão de quarta-feira, 29, o comparecimento de público (130 espectadores) quase lotou o auditório.

Vitória na UPB foi por 188 a 176 para Roberto Maia





















O novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) é Roberto Maia (Foto, divulgação), do PMDB, prefeito de Bom Jesus da Lapa.
Segundo nota no site (http://www.upb.org.br/) do UPB, ao todo, 369 gestores municipais estiveram presentes na eleição. Ex-prefeitos filiados à entidade, foram proibido de participar do pleito por medida liminar. Roberto Maia venceu o seu adversário Luiz Caetano (PT), prefeito de Camaçari, com uma diferença de 12 votos. Foram 188 votos para Maia, 176 para Caetano e cinco nulos e brancos.
A chapa “Unida e Independente” liderada pelo prefeito de Bom Jesus da Lapa Roberto Maia é composta ainda pelo prefeito de Ourolândia, Antônio Araújo (PMDB) como primeiro vice-presidente; prefeito de São Domingos, Izaque Rios Costa (DEM), segundo vice; prefeito de Muniz Ferreira, Antonio Rodrigues (PR), primeiro secretário, prefeita de Caraíbas, Norma Sueli Dias Coelho (PSDB), segunda secretária; prefeito de Santo Antônio de Jesus, Euvaldo Rosa (DEM), primeiro tesoureiro; e prefeito de Santo Estêvão, Rogério Costa (DEM), segundo tesoureiro.

Deu no Blog do Noblat


Programa do DEM no rádio e na TV

Vai ao ar nesta quinta-feira, 29, o programa de divulgação do Democratas (DEM). Com duração de 10 minutos, o programa começará às 20 horas no rádio e às 20h30 na televisão. Participações de Paulo Souto, Gilberto Kassab e José Roberto Arruda.

Comentário de feirense em Portugal

Comentário recebido nesta quinta-feira, 29, pelo Blog Demais do feirense Francisco Bittencourt, que mora em Lisboa, Portugal:
"Que bom ver minha cidade natal mais bonita. Com essa obra fica muito bem a imagem da nossa cidade. Hoje estou a morar em Lisboa mas fico feliz por ver minha cidade mais bonita".
O comentário foi a propósito de postagem do dia 29 de dezembro de 2008, "Belas imagens noturnas do Complexo Viário da Cidade Nova", com cinco fotos (esta, uma delas), de ACM/Secom, tiradas momentos antes da entrega da obra à comunidade, no dia 26 de dezembro.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

"Novos Gestores: Um Pacto Pela Qualidade da Gestão"


Os gestores públicos municipais - eleitos ou reeleitos - dos mais de 400 municípios baianos têm "um importante compromisso" na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, e na terça-feira, 3: participarem do encontro "Novos Gestores: Um Pacto Pela Qualidade da Gestão", realização da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB).
O encontro acontece em Ilhéus e reunirá, além dos presidentes Paulo Ziulkoski, da CNM, e Orlando Santiago, da UPB, membros das áreas técnicas das duas instituições. O objetivo é levar aos prefeitos conselhos de como realizar uma boa administração - transparente e eficaz . Os técnicos levarão aos presentes palestras em temas importante como Educação, Saúde, Previdência Social, Meio Ambiente, Finanças Públicas, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Social.
No primeiro dia do evento, a solenidade de posse na nova diretoria da UPB, presidida por Roberto Maia, prefeito de Bom Jesus da Lapa - eleita na tarde desta quarta-feira, 28 -, marcada para às 19h30.
(Com informações contidas no site da UPB)

Projeto dispõe sobre criação de sanitários públicos

Antes mesmo da primeira sessão na Câmara Municipal, com data prevista para 16 de fevereiro, o vereador José Marques de Messias (PSDB), o Zé Curuca, 2.217 votos nas eleições, encaminhou à Divisão Legislativa da Câmara Municipal da Casa, no dia 20 de janeiro, o Projeto de Lei nº 05/2009, que dispõe sobre a criação de sanitários públicos no centro da cidade. De acordo com o projeto, o Poder Público Municipal fica incumbido da instalação e manutenção de blocos sanitários (masculino e feminino) no centro comercial, sem custo algum para os usuários.
O vereador cita como locais prioritários para implantação dos sanitários: o Centro de Abastecimento, Mercado de Arte Popular, estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, espaço onde se comercializa flores na avenida Getúlio Vargas e na praça D. Pedro II. O vereador ainda explica que em períodos especiais, como os Dia das Mães, Dias dos Pais, São João e final de ano, o Município deve colocar a disposição blocos químicos, na avenida Getúlio Vargas entre o ponto de ônibus até a proximidade do SAC.
Segundo José Marques Messias, o centro comercial de Feira de Santana tem um fluxo muito intenso de pessoas, principalmente nos períodos festivos. Partindo desse pressuposto, ele afirma que, as garantias para os indivíduos fazerem as suas necessidades fisiológicas não tem sido atendidas pelo Poder Público em função da falta de estrutura de sanitários públicos nos logradouros.
Ele relata que o Projeto de Lei apresentado, tem como justificativa evitar o constrangimento das pessoas que estão sem dinheiro e que tem que recorrer aos donos de estabelecimentos comerciais, às residências e as vias públicas para suprirem suas necessidades. O vereador menciona ainda que, este projeto poderá contribuir muito com a limpeza e higiene.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)

Márcio Meirelles continua apanhando

Na edição desta quarta-feira, 28, do jornal "A Tarde", o ator, produtor e jornalista Gedeon Rosa fala sobre o impopular secretário de Cultura, Márcio Meirelles: “Já deu uma olhada na Agenda Cultural da Funceb? É um escândalo e um atestado de burrice ao mesmo tempo. Nesta agenda, as quatro páginas dedicadas ao teatro são eventos do Teatro Vila Velha. Tudo é do Vila, velho”.
O secretário é destacado negativamente ainda por ter priorizado exclusivamente as atividades do Museu de Arte Moderna (MAM), que é dirido por Solange Farkas, também impopular, que Márcio Meirelles considerou como "genial", em matéria de caderno especial de "A Tarde".

FTC reduz mensalidade do curso de Medicina Veterinária

A FTC Feira de Santana decidiu reavaliar a mensalidade do curso de Medicina Veterinária, reduzindo o valor de R$ 1.500,00 para R$ 995,00. A intenção é possibilitar o acesso ao curso a uma parcela maior da sociedade, que, desse modo, estará se qualificando para prestar serviços às diversas empresas e propriedades agropecuárias do município e região.
O novo valor está vigorando para o vestibular deste domingo, 1º de fevereiro, como também para candidatos aprovados no último vestibular e que ainda não tenham feito matrícula. De acordo com a professora Morgana Borges, coordenadora do curso, são disponibilizadas 50 vagas por semestre.
O curso de Medicina Veterinária foi autorizado em 2007 e as aulas no campus da FTC Feira tiveram início em 28 de Julho de 2008. Atualmente existe uma turma em andamento, com 24 alunos, e a segunda está sendo formada, para início das aulas em fevereiro próximo.
(Com informações de Socorro Pitombo e Madalena de Jesus, da Assessoria de Comunicação FTC/FSA)

Roberto Maia ganha eleição da UPB e derrota Wagner

Tarcízio Pimenta contribuiu para vitória e José Ronaldo foi um dos principais cabos eleitorais
O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia (PMDB), da chapa "UPB Unida e Independente", é o novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). A apuração acaba de ser encerrada. O peemedebista teve 188 votos contra 176 do prefeito de Camaçari Luiz Caetano (PT), segundo postagem do "Política Livre" e do "Bahia Já". Para o "Bahia Notícias", o placar foi de 189 a 171, com 18 votos de frente. Foram contados cinco votos nulos e dois em branco. Roberto Maia vai substituir a Orlando Santiago (DEM), ex-prefeito de Santo Estevão.
O prefeito de Feira de Santana Tarcízio Pimenta (DEM) participou da eleição e votou no candidato vitorioso. O ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho foi um dos principais cabos eleitorais de Roberto Maia.
Assim, mesmo sem o direito de voto aos ex-prefeitos, que são filiados à entidade, a vitória do candidato da situação. Fica configurada a derrota do PT e do governo Wagner.
Na campanha do petista Luís Caetano, até jatinho foi usado, bem como jantar no Hotel Pestana, além de campanha com comercial em televisão.

Programa nacional do DEM

Nesta quinta-feira, 29, o programa nacional do Democratas (DEM), com participações do governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, e o ex-governador Paulo Souto, presidente do partido na Bahia.

Volta às aulas divertida na Le Biscuit




Rede varejista estimula prazer de estudar e aposta na variedade de itens para atender lista das escolas

Uma mochila que se transforma em pista de corrida para carrinhos e ainda tem garagem para guardar os veículos em miniatura. Para as meninas, o acessório muda de cores e detalhes: vem com bolsinha em formato de coração e rodinhas de glitter. Diversão e aprendizado estão em sintonia na volta às aulas da Le Biscuit. Em meio aos mais de 6 mil produtos da seção de material escolar, a rede varejista oferece cadernos, lancheiras e lápis que são um estímulo para crianças e adolescentes no retorno à sala de aula. “Esse universo lúdico fortalece a ligação entre o prazer e o estudo. É um incentivo para que crianças e adolescentes digam adeus às férias, sem perder o gostinho pela brincadeira”, afirma a gerente de marketing da Le Biscuit, Manuela Falcão Porto.
Ela enfatiza que a rede vai manter a tradição de oferecer produtos diversificados que atendam à necessidade de todas as classes sociais. “Há desde os itens mais acessíveis, até os licenciados com marcas mais caras. Quem escolhe é o cliente”, explica a gerente de marketing. Um estojo de lápis de cor, por exemplo, por variar de preço de acordo com o material que é produzido. Há desde os mais simples até os aquareláveis e os produzidos com madeira de reflorestamento. Outro diferencial que deve tornar mais prática a maratona em busca do material escolar é a possibilidade de encontrar, num mesmo lugar, produtos como álcool, escova de dentes, novelo de lã, algodão e canudos.
Este ano, a Pucca, Barbie, Hello Kitty, Ben 10, Barbie, Carros, Hot Wheels estão entre os personagens mais desejados pelas crianças. Os artigos licenciados podem ser encontrados nas versões de mochilas, estojos, cadernos, agendas e lancheiras, entre outros produtos. Há também as linhas destinadas aos estudantes adolescentes: Capricho, Hannah Montana, Piratas do Caribe e High School Musical 3. Assim como o musical, outros sucessos do cinema inspiram coleções de material escolar. Quem se divertiu nas telonas com filmes como "Wall-E" e "Indiana Jones" também poderá levar para casa cadernos inspirados nas películas de Walt Disney.
TREINAMENTO ESPECIAL
Para auxiliar os pais na escolha dos itens da lista de material escolar, a Le Biscuit realizou um treinamento especial com toda a equipe que atua na seção de papelaria de suas nove lojas, localizadas em Salvador, Feira de Santana, Aracaju e Camaçari. Gerentes, coordenadores e atendentes aprenderam, junto aos fornecedores, especificidades e diferenciais de cada produto. “Assim fica mais fácil tirar dúvidas dos pais na hora de optar por um produto”, explica Manuela Falcão Porto.
Em toda a rede, a venda de material escolar deve representar um incremento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa para a volta às aulas deste ano é a mesma registrada nos meses de janeiro e fevereiro de 2008, quando as vendas com papelaria responderam por 55% dos itens comercializados pela empresa.
Outra estratégia para a volta às aulas é a facilidade de pagamento. Os produtos de todas as nove lojas estão sendo parcelados em até dez vezes sem juros no Hipercard e em três vezes sem juros em todos os outros cartões de crédito. Para atender à demanda do período em que a rede registra seu maior ticket médio, ou seja, o maior valor comprado individualmente por cliente, as unidades Bonocô e Paralela vão abrir aos domingos. Como no domingo, 25, nos dias 1º e 8 de fevereiro, as lojas vão funcionar das 9 até às 15 horas, para que os clientes possam fazer as compras com maior comodidade.
(Com informações das jornalistas Adriana Jacob e Lívia Santana, da Frente & Verso Comunicação Integrada)

Secretário de Saúde faz visitas de surpresa

O secretário de Saúde João Carlos Lopes Cavalcante fez visitas de surpresa a dez unidades de Saúde do Município, na manhã desta quarta-feira, 28. É a segunda vez que ele faz este tipo de visita neste mês. Ao todo, 15 postos e centros já foram visitados. Anteriormente, o prefeito Tarcízio Pimenta também esteve em várias unidades.
O objetivo das visitas, que voltarão a ser realizadas, visa detectar problemas visando a melhoria do atendimento ao público.
O secretário foi a seis unidades do Programa Saúde da Família (PSF), nos bairros Sítio Novo, Pampalona, Sobradinho (I), além dos conjuntos habitacionais Homero Figueiredo, Feira IX (I) e Expansão Feira IX (II).
João Carlos Cavalcante também esteve em Unidade Básica de Saúde do Jardim Cruzeiro e Rua Nova, onde também visitou a policlínica. Depois, foi para a sede do Caps Ad Dr. Gutemberg Almeida, onde encerrou o trabalho.
O secretário discutiu o sistema funcional das unidades com a finalidade de adotar medidas de adequação, com o objetivo de elevar o nível no atendimento à comunidade.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Encerra na sexta-feira matrícula na rede municipal de ensino

O calendário oficial de matrícula na rede municipal de ensino será encerrado nesta sexta-feira, 30. Mas, de acordo com a secretária de Educação Anaci Paim, as unidades continuarão matriculando mesmo depois das aulas serem iniciadas, no dia 18 de fevereiro.
As matrículas dos alunos oriundos das redes de ensino particular ou estadual foram iniciadas no início deste mês. Os interessados numa das vagas devem apresentar a Carteira de Identidade ou a Certidão de Nascimento do estudante.
"Enquanto houver oferta, quem procurar as escolas do município terá sua vaga garantida", disse a secretária. Até o momento, cerca de 39 mil alunos já foram matriculados na rede municipal. A meta é que esse ano 60 mil aluno sejam matriculados, nas turmas de Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Tarcízio instala Conselho de Meio Ambiente e empossa novos membros

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) para o exercício 2009 foi instalado em Feira de Santana, na noite de terça-feira, 27, em cerimônia no Salão Nobre do Paço Municipal Maria Quitéria. Durante o evento, com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta, foram empossados dois novos membros que representarão órgãos municipais, com seus respectivos suplentes. Também foi assinado decreto que aprova o regimento interno do órgão.
Presidido pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Antônio Carlos Coelho, o conselho também passou a contar com as participações do secretário de Saúde João Carlos Cavalcante - a sua suplente é Nadja Maria Campos -, e a secretária da Educação Anaci Bispo Paim - Ana Angélica Matos é a sua suplente.
Na mesa de trabalho também as presenças da primeira secretária do Condema, a promotora Alice Pereira, comandante do 35º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel André Eduardo Bélico, e vereador Reinaldo Miranda Vieira Filho, representando o presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Passos Atayde.
Conforme Tarcízio Pimenta, a nomeação dos dois novos membros para o Condema se fez necessária considerando as mudanças na estrutura organizacional da administração municipal. "Feira de Santana é um exemplo para a Bahia. E nos próximos quatro anos, não vamos medir esforços para desenvolver ações visando a defesa do meio ambiente", frisou o prefeito.
O prefeito Tarcízio Pimenta também destacou as políticas ambientais encampadas pelo Município de Feira de Santana, determinando as diretrizes a serem adotadas pelo órgão. Lembrou que a implantação da Secretaria de Meio Ambiente, durante o governo passado, foi fruto de uma ação louvável do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, assim como a desapropriação da área no entorno da Lagoa do Subaé.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Prefeito recebe visita de dirigentes do Banco Itaú

O prefeito Tarcízio Pimenta recebeu, em seu gabinete, a visita de superintendentes e gerentes do Banco Itaú. O banco administra as contas correntes dos servidores da Prefeitura de Feira de Santana. A iniciativa visou estreitar ainda mais a relação entre as duas instituições.
Estiveram presentes o gerente de Poder Público Roberto de Lima Rodrigues, a superintendente comercial de Crédito Consignado Érica Janine, o superintendente de Consignados Júlio César Nascimento e o gerente da Diretoria de Crédito Consignado Carlos Alberto da Fonseca. Também participou da audiência a diretora do Departamento de Tesouro da Secretaria da Fazenda Ana Maria Figueiredo.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Sérgio Mamberti no Recife para apresentar ações da Funarte

A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura está convidando os artistas, produtores, movimentos e lideranças dos segmentos da Música, Artes Visuais, Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo) e Pontos de Cultura, para um encontro com o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Sérgio Mamberti, a ser realizado no dia 4 de fevereiro, às 9h30, na sede da Representação Nordeste do MinC, na Rua do Bom, 237, no Recife-PE.
Na pauta, as ações da Funarte para o biênio 2009-2010.
Desde 31 de outubro de 2008, que o ator Sérgio Mamberti ocupa a presidência da Funarte. Antes, Mamberti era secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Ele já ocupou também a Secretaria de Artes Cências e Música e foi ministro da Cultura interino algumas vezes na gestão de Gilberto Gil.
Em 2001, Sérgio Maberti esteve em Feira de Santana para o lançamento, no Orient Cineplace, do filme baiano "Três Histórias da Bahia". Ele atua no primeiro episódio, "Agora É Cinza", de Sérgio Machado, sobre um concurso para Rei Momo do Carnaval da Bahia, misturando drama e festa. Seu personagem é uma alusão a Ferreirinha.

Fórum de Comunicação discute "Ética, Mídia e Poder" em Caldas do Jorro

"Ética, Mídia e Poder" é o tema do 1º Fórum de Comunicação - Região do Sisal, realização da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) com apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Feira de Santana (Sitrert), da Prefeitura de Tucano e da Câmara Municipal de Tucano, que acontece nesta sexta-feira, 30, e no sábado, 31, tendo como local o Caldas Palace Hotel, em Caldas do Jorro.
No primeiro dia, credenciamento, inscrições e entrega do material, às 20 horas. Abertura às 21 horas, seguida de confraternização. No segundo dia, às 9 horas, realização do painel "Ética, Mídia e Poder", tendo como palestrantes: Evandro Matos, jornalista da "Tribuna da Bahia"; Valter Vieira, presidente do Sindicato dos Radialistas; e Sérgio Matos, jornalista, professor, escritor e ex-diretor de "A Tarde Municípios"; às 10h30, debate com moderação de Jair Cezarinho, da Seccional Nordeste/Norte da ABI; às 11h30, encerramento; e às 12 horas, almoço.

Renato Ribeiro toma posse na Ascom


Ocorreu na manhã desta quarta-feira, 28, a posse do jornalista e radialista Renato Ribeiro (Foto) na chefia da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Câmara Municipal de Feira de Santana. Ele foi nomeado na quinta-feira, 22, e já estava no batente da função.
Renato Ribeiro conta com a total confiança do presidente do Legislativo Antônio Carlos Passos Ataíde e da Mesa Diretiva, bem como dos vereadores.
A posse contou com a presença de vereadores, jornalistas, radialistas, familiares e servidores da Casa.

Fotógrafos conhecem Museu Parque do Saber



Cézar Orrico e fotógrafos no foyer do Museu Parque do Saber
Divulgação
Fotógrafos profissionais de Feira de Santana e seus familiares participaram na noite de terça-feira, 27, de sessão especial demonstrativa no Museu Parque do Saber. Na visita, os amantes da fotografia tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do órgão e de unir a classe profissional.
A iniciativa da visita foi do presidente do Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana (Sindfofs), Antonio Carlos Bastos Magalhães, o ACM, e contou com o empenho do diretor presidente da Fundação Cultural Egberto Costa, o astrônomo Cézar Orrico.
Os convidados tiveram a oportunidade de assistir sobre descobertas do universo no Teatro Virtual - também chamado cinema imersivo digital -, em seu confortável auditório contendo poltronas em semicírculos, as quais possuem diferentes graus de inclinação de acordo com seu afastamento, dando às vezes a impressão que “somos parte da imagem”, na cúpula de 360 graus. Assim, todas as potencialidades e possibilidades do planetário ZKP4 Quinto foram apresentadas aos fotógrafos.
“Estou maravilhado com o que vi, tivemos a oportunidade de conhecer muito mais sobre o universo, desde como surgiu até a sua atual existência. Quero aproveitar e parabenizar ao ex-prefeito José Ronaldo, por proporcionar aos feirenses um avanço tecnológico de primeiro mundo”, ressaltou o fotógrafo Antonio Magalhães.
“Eu me senti como uma ave tive a oportunidade de ir ao céu sem sair do chão, e ir ao fundo do mar sem precisar mergulhar. Espero que as pessoas cuidem bem deste espaço, pois ele vai dar a oportunidade a muita gente de conhecer melhor o mundo que nos cerca”, relatou a estudante Laryssa Magalhães.
(Com informações do "Correio Feirense")

Mais uma sessão gratuita no Museu Parque do Saber


Teatro Virtual faz apresentação sobre descobertas do universo

A Fundação Cultural Municipal Egberto Costa promove mais uma sessão especial gratuita no Teatro Virtual, primeira etapa do Museu Parque do Saber, nesta quarta-feira, 28. O evento integra programação em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia e a apresentação será às 20 horas.
A sessão apresentará as últimas descobertas científicas do universo. O material foi produzido na Alemanha e tem duração de 45 minutos, dublado em português para facilitar a compreensão do público visitante, a partir dos nove anos de idade.
O espaço possui capacidade para 165 pessoas sentadas e mais seis lugares destinados a portadores de necessidades especiais.
O diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa, César Orrico, observa que além da sessão que será aberta ao público, o Teatro Virtual também está com agendamento de apresentações para escolas e instituições, a partir de fevereiro. Os interessados podem obter mais informações através do telefone (75) 3614-9806.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

"O governo vai afundando"

O deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN), da bancada de oposição, afirmou na tarde desta terça-feira, 27, na Assembléia Legislativa: "Este é um governo medíocre. Tem um secretário de Cultura (Márcio Meirelles) medíocre. Tem um secretário de Segurança Pública (César Nunes) chamado por um deputado governista (Capitão Tadeu) de frouxo e covarde. Para nós, o secretário é medíocre. O governo vai afundando. O Titanic vai achando o seu iceberg", disse.

Revisão do grandioso "El Cid"


O épico "El Cid" (El Cid), de Anthony Mann, 1961, foi exibido em Feira de Santana, no Cine Madrid, em 1964. Foi o 307º filme assistido, conforme está anotado em caderno de filmes. Nesses dias, a revisão em DVD, depois de 44 anos. "El Cid " é espetacular, grandioso. Tem Charlton Heston (Foto) no papel título, Sofia Loren, Genevieve Page, Raf Vallone e Herbert Lom. São 189 minutos de duração.
O filme trata sobre a guerra entre cristãos espanhóis e mouros, no século XVI. Apresenta a trajetória de Rodrigo Diaz de Bivar, que ficou conhecido como El Cid, herói espanhol que uniu católicos e mouros do seu país para lutar contra um inimigo comum: o emir Ben Yussuf.

Lançamento de "O Menino do Pijama Listrado"


Nesta sexta-feira, 30, chega aos cinemas brasileiros - em Feira de Santana está passando o trailer no Orient Cineplace - o filme "O Menino do Pijama Listrado" (The Boy in the Stripped Pyjamas), de Mark Herman, também autor do roteiro, baseado em livro de John Boyne, que conta a história de Bruno (Asa Butterfield), o filho protegido de um oficial nazista (David Thewlis) cuja promoção leva toda família a deixar Berlim e seguir para uma área desolada onde o menino não tem com quem brincar. Muito entediado e movido pela curiosidade, ele ignora as insistentes recomendações da mãe (Vera Farmiga) de não explorar o jardim dos fundos e segue para a "fazenda" que ele viu a certa distância. Lá ele encontra Shmuel (Jack Scanlon), um menino da sua idade que vive uma existência paralela e diferente do outro lado da cerca de arame farpado. O encontro de Bruno com o menino do pijama listrado que dá título ao filme o leva da inocência a uma profunda reflexão sobre o mundo adulto ao redor dele conforme seus encontros com Shmuel se transformam em uma amizade com conseqüências devastadoras.
A distribução é da Buena Vista International
(Com informações de Selma Santos Produções e Eventos)

Educadores da FTC discutem Ensino Superior em Mobilização Pedagógica

Com palestra sobre "Currículos Integrativos", a professora Silvana Ferreira, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), abriu na segunda-feira, 26, o encontro de Mobilização Pedagógica promovido pela FTC Feira de Santana. Segundo ela, a interdisciplinaridade é o ponto de partida para a implementação dos Currículos Integrativos. “Trabalhamos com desenvolvimento de competências e habilidades para o mundo do trabalho, nos níveis emocional, intelectual e interpessoal”, destacou a pedagoga, que tem mestrado em Educação.
A professora observou o pioneirismo da FTC entre as faculdades particulares da Bahia ao implementar os currículos integrativos dos cursos de saúde. “Só assim é possível deixar os guetos do conhecimento para uma formação mais ampla”, resumiu. O encontro prossegue até sexta-feira, 30, reunindo a diretoria acadêmica, professores e coordenadores de cursos.
A apresentação do coral da Pré-Escola Santo Expedito garantiu um clima de descontração à abertura do evento. Com uma coreografia criativa, o grupo de crianças apresentou um variado repertório de cantigas de roda. O trabalho da unidade de ensino, localizada no bairro Lagoa do Subaé e dirigida pela professora Maria Eunice Macedo, foi destacado pelo diretor da FTC Feira, professor Heraldo Morais. “Esperamos que muitos deles um dia estudem aqui”, disse, lembrando que a instituição é parceira do Projeto Arte e Educação.
Além das ações que reafirmam o compromisso social da Faculdade, o professor Heraldo Morais falou da trajetória da instituição em seus nove anos de funcionamento, no que diz respeito à estrutura e número de alunos e, especialmente o desempenho do ensino a distância. Dentre os novos projetos, o diretor destacou os convênios que estão sendo firmados com empresas, para facilitar o acesso ao ensino superior.
Ainda durante a solenidade de abertura da Mobilização Pedagógica aconteceu o lançamento da sétima edição impressa da revista "Diálogos e Ciências", que já tem a 16ª edição eletrônica. A publicação reúne trabalhos em diversas áreas do conhecimento, como forma de divulgar a produção acadêmica de alunos e professores da rede FTC.
(Com informações de Socorro Pitombo e Madalena de Jesus, da Assessoria de Comunicação FTC/FSA)

Apenas uma novidade no Orient Cineplace a partir de sexta-feira


Owen Wilson e Jennifer Aniston em "Marley & Eu"

Divulgação

Adaptação de best-seller homônimo de John Grogan, afinal a comédia dramática "Marley & Eu" (Marley & Me), lançado há mais de um mês, no Natal de 2008, chega a Feira de Santana, no Orient Cineplace, em duas sessões, às 15h30 e 18 horas. É a única novidade a partir desta sexta-feira, 30.

Quatro filmes continuam em cartaz a partir da sexta: "O Curioso Caso de Benjamin Button" (público de 677.464 espectadores no Brasil), "Austrália" (93.279 espectadores) e "Um Faz de Conta Que Acontece" (188.335 espectadores), os três em segunda semana; e em quinta semana, "Se Eu Fosse Você 2", que em quatro semanas, até domingo, 25, foi visto no país por 3.614.099 pessoas.

Em "Marley & Eu", John (Owen Wilson) e Jennifer (Jennifer Aniston) casaram-se recentemente e decidiram começar nova vida em West Palm Beach, na Flórida. Lá eles trabalham em jornais concorrentes, compram um imóvel e enfrentam os desafios de uma vida em conjunto. Indeciso sobre sua capacidade em ser pai, ele busca o conselho de um colega, que sugere que compre um cachorro para a esposa. John aceita a sugestão e adota Marley, um labrador de cinco quilos que logo se transforma em um grande cachorro de 45 quilos, o que torna a casa deles um caos.

A direção é de David Frankel e ainda no elenco tem Alan Arkin e Kathleen Turner. Em cinco semanas no Brasil foi visto por 1.381.232 espectadores, enquanto que nos Estados Unidos no mesmo período rendeu 138.092.165 dólares.

Gabinete do Prefeito tem trabalho intenso

O ritmo de trabalho no Gabinete do Prefeito Tarcízio Pimenta está intenso desde o primeiro dia de expediente. "A determinação do prefeito é que ninguém que o procure saia sem uma resposta. É o que vem sendo feito", disse o chefe de Gabinete, Milton Brito.
De acordo com ele, uma rotina de atendimento está tornando o trabalho mais eficiente, como a definição de dias na semana específicos para reunião com o secretariado, às terças-feiras, encontros com os vereadores, às quintas, e despachos com secretários nas manhãs das sextas, e à tarde do mesmo dia, visitar obras.
As audiências públicas foi outro ponto evidenciado por Milton Brito. Esses encontros com os feirenses - o primeiro foi realizado no Salão Nobre do Paço Maria Quitéria, acontecerão sempre na primeira segunda-feira do mês. Nesses encontros o prefeito e secretários atendem aos cidadãos e ouvem seus pleitos.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Revista "Go Where Bahia"

Surgiu há 13 anos, a revista "Go Where São Paulo", uma publicação que reúne sofisticação estética a jornalismo muito bem feito. Agora, a revista chega à Salvador para servir a um mercado latente. "O luxo em todas as suas variações constituirá o pilar" da "Go Where Bahia", informa Verônica Villas Bôas, gerente comercial da publicação.
A revista vem com matérias sobre as maiores grifes de roupas, jóias, beleza, autos de luxo, imóveis de alto padrão, casa & decoração, estética, hotéis, gastronomia, serviços e muito mais. Ela diz mais que "chegamos ao fim da nossa primeira etapa aqui na Bahia e finalizamos a comercialização da primeira ediçao da 'Go Where Bahia".

Quadro de médicos da Policlínica do Parque Ipê está completo


Atendimento normal na Policlínica do Parque Ipê
Foto: ACM/Secom
O secretário de Saúde João Carlos Cavalcante anunciou que a médica afastada da policlínica localizada no Parque Ipê, já foi substituída. "Portanto, não haverá problema no atendimento à população. Agimos rápido, como determinou o prefeito Tarcízio Pimenta", salientou.
A Secretaria de Saúde também começou, na tarde desta terça-feira, 27, a visita médica a todos os pacientes atendidos na Policlínica Dra. Emília Freitas Cruz, no domingo, 25, pelo médico Ronald Paul Paz, formado na Bolívia, mas sem validação do diploma no Brasil.
A partir desta quarta-feira, 28, todos os médicos não efetivos do Município serão recadastrados pela Secretaria de Saúde. João Carlos Cavalcante considera esta iniciativa como ação de gestão. "É uma maneira de a gente interagir ainda mais", define.
Para apurar os fatos, a Secretaria de Saúde criou uma comissão de sindicância, formada por Geraldo Aragão Guerra, Denise Almeida Pacheco e Marydalva Leão Machado. Eles têm 30 dias para apresentar o relatório.
A visita médica aos pacientes de domingo está sendo realizada pela própria coordenadora médica da Policlínica, Patrícia Alves. São 36 pacientes adultos e mais 12 crianças. Só para o primeiro dia foi programado o atendimento a 15 pacientes.
O boliviano Ronald Paul Paz foi preso em flagrante, no domingo, 25, após deixar a Policlínica, onde cumpriu plantão irregularmente na unidade do Município, ao ter sido escalado para o serviço por uma médica que deveria ter cumprido plantão naquele dia. Ele estava usando o carimbo e o Cremeb de outro médico.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Prefeitura notifica 28 donos de terrenos baldios


Lixo, mato, entulho e água empoçada foram os principais problemas encontrados em 28 terrenos baldios (Foto: ACM/Secom) em Feira de Santana, o que levou a Secretaria de Serviços Públicos a emitir notificações aos seus donos, nos 12 primeiros dias do governo Tarcízio Pimenta. Se eles continuarem causando transtornos, serão multados e pagarão pelo serviço executado pela Prefeitura.
O secretário Luiz Araújo, faz um alerta para os donos de bens imóveis (referindo-se também a residências e prédios comerciais) abandonados no município no sentido de também mantê-los sempre limpos. Assim como os donos dos terrenos baldios, eles correm o risco de ter esses bens penhorados pelo Município.
As notificações foram emitidas de acordo com denúncias e reclamações feitas por parte de moradores que se sentem prejudicados com o atual estado de abandono dos terrenos. Determinados locais, de muito mato, por exemplo, são freqüentados por viciados em drogas e marginais que praticam delitos e aproveitam para se esconder e assaltar.
O secretário de Serviços Públicos informa que os donos de terrenos baldios têm um prazo para atender aos termos das notificações, variando o período de acordo com a avaliação feita in loco por fiscais da Prefeitura. "Findado o prazo, as notificações se transformam em auto de infração e multa", observou Luiz Araújo, informando que o valor inicial da multa é de R$ 159,20, mas que pode também ser muito superior, caso o problema chegue ao Ministério Público.
A partir daí, caso não sejam adotadas providências, a Prefeitura poderá limpar o terreno e as despesas operacionais serão encaminhadas para o proprietário. Por fim, se o dono do terreno também não pagar, o débito será inscrito na dívida ativa do Município.
O secretário informa ainda que o Estatuto das Cidades prevê sanções e aplicações de punições sobre donos de imóveis abandonados. Entre elas, a aplicação do IPTU progressivo, que vai se multiplicando a cada ano. "No quinto ano, passa a ser superior ao valor venal do imóvel e, por conta disso, o terreno, por exemplo, poderá ser penhorado e tomado pela Prefeitura", revelou o secretário, acrescentando, entretanto, que "se a situação não for resolvida na esfera administrativa, será então encaminhada para o Ministério Público Estadual do Meio Ambiente".
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Prefeito teve primeiro dia de audiência para secretários

O dia do Governo Municipal nesta terça-feira, 27, foi inteiramente dedicado a despachos dos secretários e dirigentes de autarquias com o prefeito Tarcízio Pimenta. Individualmente, eles foram atendidos no gabinete da presidência da Fundação Cultural Egberto Costa, no prédio do Centro de Cultura Maestro Miro.
As terças-feiras serão sempre dedicadas a essas audiências, independente daquelas que os secretários tenham necessidade urgente de realizar com o prefeito, em outros dias.
Já as quintas-feiras serão reservadas por Tarcízio Pimenta para audiências com os vereadores da base aliada do governo. As primeiras acontecerão depois de amanhã, dia 29.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Morre John Updike

Faleceu nesta terça-feira, 27, o escritor norte-americano John Updike, aos 76 anos. Ele era considerado um dos principais autores da atualidade e, no Brasil, país que já visitou, tem sua obra editada pela Companhia das Letras. Ganhou duas vezes o Prêmio Pulitzer.
Uma de suas principais obras, "As Bruxas de Eastwick" (The Witeches of Eastwick), foi levada ao cinema por George Miller, em 1987, com Jack Nicholson, Cher, Susan Sarandon e Michelle Pfeiffer (Foto, divulgação). Como suas histórias, esta trata sobre a vida no subúrbio. Todas as quintas três mulheres solteiras se reúnem para falar sobre a monotonia da cidade onde vivem, a pequena Eastwick, e lamentar a inexistência de um homem que possa preencher suas vidas. Até que um dia chega um homem misterioso ao local.

Deu em Claudio Humberto

Absurdo
O dirigente do MST, João Pedro Stédile, visitou o Fórum Social Carajás no Pará e foi tratado como autoridade. Com direito até a carro oficial.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

ObamaBush









Extraído do Blog do Noblat. Postado originalmente no site Gawker

Fotógrafos têm sessão no planetário


Dirigentes e associados do Sindicato dos Fotógrafos de Feira de Santana (Sindfofs) vão ter sessão especial no planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo (Foto: ACM/Secom), nesta terça-feira, 27, às 19h30. O Sindfofs é presidido pelo fotógrafo profissional Antônio Carlos Bastos Magalhães, também professor da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef).
Eles vão conhecer o equipamento de última geração, que é o sétimo existente no mundo e o primeiro instalado na América do Sul.
A programação está agendada neste período de sessões gratuitas do equipamento mantido pela Fundação Cultural Egberto Costa.
Segundo Augusto Cézar Orrico, presidente da Fundação Cultural, na quarta-feira, 28, tem nova sessão aberta ao público que deseja conhecer as possibilidades do ZKP4 Quinto, com 60 minutos de duração, às 20 horas.

Fazenda Yreré recebe turistas


A Fazenda Yreré (Foto) esta localizada as margens do rio Cachoeira à sombra da Mata Atlântica do Sul da Bahia, no quilêmetro 11 da rodovia Jorge Amado (Ilhéus/Itabuna).
Alem da produção de cacau, trabalha também com turismo rural, fabricação artesanal de moveis rústicos, flores tropicais, artesanato decorativo, patchwork e chocolate. A Yreré recebe turistas de todo o mundo há quatro anos, somando mais de três mil visitas neste período.
Busca oferecer aos seus visitantes uma experiência única, provocando e estimulando seus sentidos, através da visão, paladar, olfato e audição em uma viagem diferente, uma experiência que vale para a vida. São belas paisagens, flores e plantas, uma tradicional culinária tipicamente rural e regional, ao som dos sabiás e canários da terra.
A visita a Yreré é um mergulho na historia do cacau, uma viagem as origens do Brasil é um desfrute das belezas e culinária do sul da Bahia.Guiados por trabalhadores rurais da própria fazenda, e ciceroniano pelo casal Dadá e Gerson Marques, a visita a Yreré dura aproximadamente duas horas é pode ser feita em qualquer dia da semana.
Reservas e consultas pelos telefones (73 )3656-5054, 9998-6790, 8816-5151 (Dadá Gerson). e-mail dadagaldino@bol.com.e brgerson-marques@uol.com.br.
(Com informações do blog (http://www.fazendayrere.blogspot.com/)

Prefeitura demite médica que escalou charlatão para plantão


Secretário João Carlos Cavalcanti; ação imediata
Foto: Jorge Magalhães/Secom
A Secretaria de Saúde rescindiu o contrato com a médica que escalou, em seu lugar, para o plantão na Policlínica Dra. Emília Freitas Cruz, no Parque Ipê, o boliviano Ronald Paul Paz, que não é registrado no Conselho Regional de Medicina (Cremeb).
Ele foi preso em flagrante no domingo, 25, na saída da unidade, onde estava usando o carimbo e o número do registro profissional do médico Paulo Dourado, que não pertence aos quadros da rede municipal.
O secretário de Saúde João Carlos Lopes Cavalcante imediatamente determinou a rescisão contratual da médica, que prestava serviços à rede municipal de saúde há um ano e meio. Também foi aberta uma sindicância para apurar o fato, com prazo máximo de 30 dias para conclusão dos trabalhos.
Durante o plantão na Policlínica do Parque Ipê, Ronald atendeu a 36 pacientes que residem nos bairros Parque Ipê, George Américo e no Campo Limpo.
"Já determinamos visita médica imediata a estes pacientes para verificar caso a caso. Eles serão repassados às equipes do Programa Saúde da Família (PSF), às quais estão vinculados, para que sejam submetidos a novas avaliações", destacou o secretário.
Outra medida adotada pela Secretaria de Saúde foi o recolhimento dos prontuários médicos para serem auditados. João Carlos ressalta que não foi constatado nenhum outro plantão médico na rede municipal que tenha sido coberto pelo charlatão.
Ronald Paul Paz foi preso em flagrante próximo à Policlínica do Parque Ipê, logo após deixar o plantão. Ele está sendo acusado de exercício ilegal da profissão, já que seu diploma não tem validade no Brasil. Ele teria estudado no seu país de origem.
O caso foi descoberto após ele ter encaminhado um paciente para o Hospital Geral Clériston Andrade, que foi recebido por Paulo Dourado, plantonista da unidade hospitalar da rede estadual, que se surpreendeu ao ver seu carimbo com uma assinatura falsa no receituário. Depois, procurou a Polícia.
Conduzido ao xadrez do Complexo Policial Investigador Bandeira, Ronald foi flagranteado por falsidade ideológica e também por exercício ilegal da profissão.
(Com informações da Secretaria de Comunicação)

Conselho Municipal de Meio Ambiente será instalado nesta terça-feira

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) será instalado nesta terça-feira, 27, às 17 horas, no Salão Nobre do Paço Municipal Maria Quitéria. O prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Antônio Carlos Coelho, que preside o conselho, participarão da solenidade.
No evento, Tarcízio Pimenta vai fazer uma explanação sobre a política ambiental de Feira de Santana, determinando as diretrizes a serem adotadas pelo órgão. Também será assinado o decreto que aprova o Regimento Interno do Conselho Municipal do Meio Ambiente.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Prefeito reafirma parceria com a Justiça


O prefeito Tarcízio Pimenta fez uma visita de cortesia ao juiz Walter Ribeiro Júnior (Foto: ACM/Secom), da Vara da Infância e Adolescência, retribuindo uma audiência que o magistrado teve na Prefeitura. Ele estava acompanhado pelo procurador geral do Município, Carlos Lucena.
Tarcízio Pimenta reafirmou que o município vai continuar mantendo a relação de cooperação e entendimento com a Justiça. "Nós mostramos ao juiz Walter que vamos manter este relacionamento em alto nível, como sempre foi. Vamos estar à disposição", afirmou.
Há alguns dias, o juiz fez uma visita de cortesia ao prefeito Tarcízio Pimenta, quando também foi tratada a cooperação que a Prefeitura mantém com o Poder Judiciário.
(Com informações da Secretaria de Comunicação)