Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Estudantes de Engenharia Ambiental da FTC visitam projeto de produção orgânica em Irará

Aprimorar o aprendizado teórico na produção orgânica. Este foi o objetivo da visita do professor Robinson Moresca de Andrade e alunos do curso de Engenharia Ambiental da FTC Feira a uma propriedade com produção 100% orgânica, no município de Irará. A produção orgânica é um dos temas que o grupo de alunos irá desenvolver na cidade de Cafarnaum, durante o projeto Rondon.
Em Irará, o professor e os estudantes Igor Silveira Cruz, Lucimara Santos da Silva, Regiane de Oliveira Almeida e Daniele Oliveira Justo dos Santos observaram o cultivo de alface, cenoura, mandioca e pimentão, entre outras lavouras, estabelecendo um comparativo entre o sistema de plantio convencional e o orgânico. Segundo afirmam, são visíveis as diferenças da estrutura e umidade do solo, causadas pelos organismos e pela cobertura vegetal “morta”, respectivamente.
O professor ainda se reuniu com o presidente da Associação dos Agricultores Orgânicos do Município, que falou sobre a sua experiência na administração da entidade e venda dos produtos no local, e em outros municípios, tanto em feiras livres quanto em grandes redes de supermercados.
Durante a visita, professor e alunos assistiram a uma apresentação do engenheiro agrônomo Nereu Pereira do Monte, da EBDA de Inhambupe, sobre a utilização da manipueira. Trata-se de um resíduo da prensa da mandioca nas farinheiras. A produção de manipueira no município de Irará é de l. 660 litros por mês, que corresponde à carga orgânica de uma população de 50 mil habitantes.
Com a manipueira é possível produzir ração animal, melaço, vinagre, fertilizante natural e tijolo orgânico, conforme explicou o agrônomo da EBDA. Desse modo, o município pode ser um campo de pesquisa para professores e alunos do curso de Engenharia Ambiental da FTC Feira, produzindo trabalhos científicos.
(Com informações de Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação da FTC/FSA)

Nenhum comentário: