Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Tuna Espinheira recupera "O Cisne Também Morre"

O cineasta baiano Tuna Espinheira, realizador de "Cascalho", seu primeiro longa, e mais de duas dezenas de curtas, acaba de voltar de Vitória da Conquista, que realiza todos os anos, nesta época, um exitoso festival de cinema, a V Mostra Cinema Conquista, onde seu mais recente filme "Leonel Mattos a 24 Quadros Por Segundo" (premiado na XXXVI Jornada Internacional de Cinema da Bahia) foi exibido. Tuna não perde tempo e está sempre antenado com as últimas da cinematografia.
Ele informa que "O Cisne Também Morre", filme de 1982 que assinala sua primeira incursão no terreno ficcional, foi encontrado. Neste filme o professor e crítico de cinema André Setaro foi um dos atores.
O Blog Demais transcreve mensagem recebida do realizador:
"Estive na V Mostra Conquita, aproveitei para visitar o museu ao ar livre, concebido, trabalhado, pelo artista plástico Cajaíba. Nesta foto (Reprodução) estou à beira do túmulo do próprio Cajaiba. Ele conseguiu ser enterrado no cenário em que sempre expos as suas esculturas. Outrora foi um ponto de grande afluxo de visitantes, turistas, artistas, gente das mais variadas espécies. Hoje sobrevive a duras penas, à mercê do abandono do Poder Público, resistindo graças a dois dos seus filhos, abnegados, cuidando, como podem, daquelas peças, um mostruario de vultos históricos, em tamanho natural, esculpidos em cimento e ferro.
Estou recuperando o filme que fiz, décadas atrás, quando ainda vivia o escultor. Com a parceria dos fotógrafos Carlos Rizério (hoje morando em Conquista) e Claude Santos e mais um grupo da comunidade conquistense, planejamos, em tempo, o mais breve possível, fazer uma exibição, no próprio local, do filme "Cajaiba: Lição de Coisas... O Fazendeiro do Ar".
A idéia é chamar a atenção sobre o sítio artístico ao Deus dará, com o objetivor de recuperar os estragos imposto pelo tempo e abandono. Caso o referido filme possa vir a ajudar neste sentido, teremos uma cinematografica chance de brindar este acontecimento".
"Cajaíba" foi fotografado por Antonio Luis Mendes Soares, com roteiro, montagem e rireção foi de Tuna Espinheira. Narração de Fernando Coni Campos. Ano de produção: 1976. P&B. 13 minutos.

Um comentário:

Tuna Espinheira disse...

Caro Dimas,

O movimento pela recuperação do Museu Cajaiba agradece a matéria no Blog Demais.
Abraços,
Tuna Espinheira