Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

"Só falta o feirense querer"

De Cristóvam Aguiar, publicado em seu blog "Sempre Livre" e no jornal "NoiteDia":
Com o advento da Internet os blogs proliferaram como uma praga. É ferramenta fantástica para formação de opinião. E é aí que mora o perigo. Todo mundo está dando pitaco sobre tudo. Na maioria são pessoas despreparadas, que não enxergam um palmo à frente do próprio nariz, mas que querem dar opinião sobre coisas que lhes fogem totalmente à compreensão. Pessoas que têm pouco ou nenhum conhecimento, semi-analfabetos, estão emitindo suas opiniões via internet.
Mas, nesse caso, a fruta ruim por si apodrece. Logo se percebe que essa gente só quer aparecer, mas não tem preparo para sustentar seus frágeis argumentos que, em geral, apenas tentam defender obscuros interesses particulares. O perigo surge na medida em que o blogueiro é um jornalista, um profissional preparado para formar opinião.
Se o jornalista é cônscio do poder que tem, e da sua responsabilidade para com a comunidade em que vive, tudo bem. Ele irá sempre avaliar a veracidade da informação recebida, se ela deve ser passada ao público ou não, observando as conseqüências que advirão se ela for levada a público. Muitas vezes fazemos mais bem à comunidade deixando de divulgar uma informação, do que simplesmente publicá-la só para ganhar leitores, ouvintes e telespectadores.
Existem jornalistas sensacionalistas, que divulgam informações inverídicas, plantam notas na imprensa apenas para atender a interesses próprios ou dos seus empregadores, e estão se lixando para as conseqüências dos seus atos. Confundem a opinião pública propositadamente. Alguns por interesse próprios, outros, apenas por galhofa, anarquia.
Alguns são mestres em bajular, massagear o ego e insuflar vaidades, para disso tirar proveito próprio. Outros, mais desonestos, atacam personalidades notórias para, depois, tentar lhes extorquir, na base do “me pague que eu paro de falar de você”.
Os vaidosos, os desonestos, os imbecis, os mesquinhos, vibram com as ações destes pândegos. Acham tudo muito engraçado, sem se dar conta de que eles próprios também são vítimas deles. A cidade está infestada de jornais e revistas de segunda ou terceira categoria, além de blogs, sites e outros veículos de divulgação de informações, ancorados por jornalista de capacidade ou honestidade duvidosa.
Mas, quem alimenta este tipo de jornalismo é a parte da sociedade que lhes dá ouvidos e crédito. São as pessoas que acreditam em tudo lhes dizem. Uma gente alienada que não sabe e nem quer filtrar a qualidade da informação que recebe. Essa gente mantém as publicações e programas ruins que surgem todos os dias, invadindo nossos lares e locais de trabalho.
Se quisessem e soubessem, poderiam escorraçar do nosso meio, este tipo de jornalismo pernicioso. É só não lhes dar ouvidos e nem bancar suas ações, através de verbas publicitárias. Sem platéia e sem dinheiro, eles não mais poderiam prejudicar ninguém. É só querer.

Nenhum comentário: